Home / Estratégia Digital /

Conheça agora 10 filmes inspiradores para Empreendedores

Conheça agora 10 filmes inspiradores para Empreendedores

A Internet é um meio cheio de promessas e possibilidades. Muitos empreendedores à procura da grande hipótese que vai revolucionar as suas carreiras viram-se para o meio digital e investem em projetos que parecem ter boas hipóteses de se dar bem. Todos os dias continuamos a ver sites, blogs e redes sociais a surgir em todo o lado e a lutar pelo mesmo: a nossa atenção.

No entanto, muitos destes projetos digitais, ainda que movidos inicialmente por um desejo de alcançar sucesso, acabam por vezes por perder o rumo com o passar do tempo. Falta-lhes um sentido. Objetivos. E, em muitos casos, inspiração. Ao confrontarem-se com obstáculos preferem ignorá-los ou desistir do projeto para recomeçar todo o processo desde o início e assim se manterem num ciclo sem fim que nunca lhes vais trazer nada.

Esta pequena introdução adequa-se aos filmes que apresentamos abaixo: histórias de sucesso, sobre personagens que deram o seu melhor quando alcançaram o seu pior e que, de olhos postos em objetivos concretos, não tiveram medo de continuar a avançar até terem aquilo que desejavam. Esperamos que estes filmes inspiradores o motivem a si que está a ler desse lado do ecrã e que o façam perceber que o seu projeto digital pode mesmo ser bem-sucedido.

10 filmes inspiradores para empreendedores digitais

O Lobo de Wall Street

O filme O Lobo de Wall Street introduz-nos à história verídica de um corretor da bolsa de Nova Iorque. Jordan Belfort, como muitos outros americanos, procura viver o sonho americano. Porém, quando se deixa seduzir pela ganância empresarial, Belfort passa de ações de pouco valor e dos ideais de justiça para as OPV e uma vida de corrupção, no final dos anos 80. O sucesso excessivo e a sua gigantesca fortuna aos vinte e poucos anos, enquanto fundador da corretora Stratton Oakmont, dão-lhe o título “O Lobo de Wall Street”. Com a interpretação de Leonardo DiCaprio e a realização de Martin Scorcese, este é um filme arrojado, controverso mas ainda assim inspirador.

O Jogo da Imitação

O Jogo de Imitação conta a história de um grupo de mentes brilhantes que ajudou a pôr um ponto final à II Guerra Mundial. O filme abre dante o inverno de 1952, quando as autoridades britânicas entram na casa do matemático, criptoanalista e herói de guerra Alan Turing para investigar um assalto. Desta vista acabam por deter Turing por atentado ao pudor, uma acusação que levaria à sua devastadora sentença pela ofensa criminal de homossexualidade. Mais tarde, veio a provar-se que as autoridades não sabiam que estavam a deter o pioneiro da computação moderna que liderou o grupo de académicos e analistas que quebraram o indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na II Guerra Mundial.

The Social Network

Todos conhecemos e usamos o Facebook. Sabemos que foi Mark Zuckerberg a fundar a maior rede social do mundo. Mas será que tem a noção do longo caminho que Zuckerberg percorreu? O filme The Social Network começa em 2003 quando o génio da programação e aluno de Harvard, Mark Zuckerberg, se senta ao computador e começa a trabalhar numa nova ideia. Aquilo que inicialmente era apenas uma mistura de programação e blogging, rapidamente se tornou numa rede social capaz de atingir escala mundial. No entanto, este caminho não foi fácil trazendo mesmo a Mark Zuckerberg problemas pessoais e legais. Um excelente filme de David Fincher.

Moneyball – Jogada de Risco

O filme Moneyball – Jogada de Risco traz-nos Brad Pitt numa prestação memorável e inspiradra enquanto Billy Beane, o diretor geral da equipa de basebol norte-americana Oakland Athletics. Confrontado com um orçamento muito reduzido para a época desportiva de 2002, Billy Beane decide reunir uma equipa de basebol que garanta com toda a certeza o sucesso da equipa. Para encontrar os jogadores e os contrator Billy Beane recorre a uma análise computorizada estatística completamente revolucionária neste meio. O filme, baseado em factos verídicos, é uma adaptação do livro de Michael Lewis. A realização do filme ficou a cargo de Bennett Miller.

Invictus

O filme Invictus é uma verdadeira fonte de inspiração. Uma adaptação do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation de John Carlin apresenta-nos África do Sul numa era de mudança, com Mandela eleito para a presidência recentemente e a adaptação do país depois do desmantelamento do apartheid. Perante esta realidade, e percendo que Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, acreditou que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto. Por isso, apela à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.

O Padrinho

Trata-se de um clássico do cinema mas encontra-se repleto de lições acerca de empreendedorismo… ainda que um pouco sangrento. Esta trilogia baseada no romance best-seller de Mário Puzo, acompanha o patriarca da família mafiosa Corleone e toda a ascensão do clã siciliano e da sua quase perda de poder nos Estados Unidos da América. Ao longo dos filmes é traçado um retrato da vida familiar e do negócio criminoso dos Corleone que garantiu à trilogia nove óscares, entre o qual o Óscar de Melhor Ator em Papel Principal para Marlon Brando. Além do mais a saga lançou a carreira de actores como Al Pacino, James Caan e Rober Duvall.

Jerry Maguire

O filme Jerry Maguire, interprertado por Tom Cruise, conta-nos uma história inspiradora e comovente sobre motivação e força. Jerry Maguire é um dos melhores elementos da SIM, uma prestigiada agência de promoção desportiva. A personagem tem uma carreira brilhante e um futuro promissor: pelo menos até ao dia em que desafia o modo de operar da SIM e é despedido. Em vez de se deixar derrotar, Jerry Maguire procura provar as suas teorias e ideias e monta um negócio concorrente com dois colegas: o futebolista Rod Tidwell (interpretado por Cuba Gooding Jr.) e Dorothy Boyd (Renée Zellweger), uma mãe solteira e jovem. Este trio improvável procura desafiar tudo e todos para triunfar num mundo de competição.

The Pursuit of Happiness

O filme The Pursuit of Happiness apresenta-nos Chris Gardner, um pai de família que nunca tem o dinheiro que necessita para sobreviver. Esta realidade muito comum na sociedade de hoje lança o mote para um filme comovente. Apesar das suas tentativas de sustentar a família, Chris vê os seus problemas crescerem quando a mulher. Na situação de pai solteiro, continua a procurar um emprego onde ganhe mais, socorrendo-se de todas as técnicas de vendas que conhece. A história dá uma reviravolta quando surge a oportunidade de trabalhar para uma empresa que promete um futuro promissor… mas que não lhe pagará nada nos primeiros meses.

Steve Jobs

A figura de Steve Jobs, o pai da Apple, é bem conhecida. No entanto, história por detrás do homem conta com muitos momentos-chave que nem sempre espelharam o sucesso que o norte-americano alcançou. Adaptado para cinema a partir da biografia best-seller de Walter Isaacson sobre Steve Jobs e realizado pelo vencedor de um óscar, Danny Boyle, este filme reúne uma equipa e elenco de luxo para retratar as personalidades e os acontecimentos que estiveram na génese da fundação da revolucionária Apple Macintosh. Com Michael Fassbender no papel principal, o filme esteve nomeado para dois óscares e é um dos melhores exemplos de que nunca se deve desistir, mesmo quando achamos que está tudo perdido.

Tucker: O Homem e o Seu Sonho

Encerramos a lista com o filme Tucker: O Homem e o seu Sonho. Realizado por Francis Ford Coppola este filme conta-nos a história verídica de Preston Tucker, um homem que, no final da década de 40, nos Estados Unidos, desenvolve um carro com um design revolucionário para a época. No entanto, a novidade não foi bem aceite pelas grandes indústrias do setor e o sonho de Tucker faliu após a produção de 50 unidades do veículo. Não se deixando abater pela incapacidade da indústria para reconhecer o seu potencial, Tucker muda-se para o Brasil onde tenta construir o modelo Carioca, baseado em elementos do Tucker Torpedo. Ainda assim, mesmo que o seu sonho o tenha movido até ao fim, não sobreviveu para assistir à concretização do projeto.

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título 10 filmes inspiradores para empreendedores digitais

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Share this article

Comentários

  • Avatar
    01 May, 2020

    Gosto muito do filme do Steve Jobs! Alguns da lista anotei para assistir

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]