Home / Marketing digital /

10 maneiras de usar depoimentos em Marketing Digital

depoimentos

10 maneiras de usar depoimentos em Marketing Digital

 

A maioria dos itens e serviços que compramos partem das recomendações de amigos e conhecidos. Só nos sentimos seguros ao fazer a transação quando temos uma base de credibilidade, algo que nos indique de que fazer a compra será um bom investimento e trará no futuro um bom retorno.

Outro recurso que usamos antes de fazer compras é a pesquisa online. Basta digitar o nome do produto/serviço num motor de pesquisa e receber milhares de resultados sobre aquilo que está a ser dito sobre o assunto: comentários, críticas, publicações nas redes sociais, entre outros. Tudo o que aponte para a eficiência do bem que está a ser vendido, que gere valor para quem está a pensar comprá-lo e que, no fim, se traduza em lucro para o vendedor.

É por isso mesmo que a apresentação de depoimentos é considerada um trunfo inestimável na área do Marketing Digital. A exibição de provas e testemunhos que atestem a eficiência de um bem/serviço pode ser determinante para que a venda aconteça. O utilizador, ao pesquisar na Internet e encontrar um depoimento, vai sentir-se mais seguro em fazer a compra.

A questão agora é: como é que os depoimentos funcionam? E como podemos tirar partido das suas potencialidades? Neste post, ensinamos 15 maneiras de usar depoimentos em Marketing Digital.

1 – Dedique uma página do seu website a depoimentos

Reserve uma página do seu website exclusivamente a depoimentos. Não pense demais no momento de dar nome à página: faça uma escolha simples. Nomes comoCasos de sucesso, “Depoimentos” ou “Exemplos do nosso trabalho” são nomes fáceis de encontrar pelos internautas.

2 – Coloque depoimentos na Homepage

Ao colocar na homepage depoimentos de clientes satisfeitos com o seu serviço, os clientes vão-se sentir impelidos a navegar ainda mais no website. Este é um passo muito simples que pode ser acrescentado à homepage através da criação de áreas simples como Depoimento de Clientes ou sliders.

3 – Posts no blog

Assim que publicar um depoimento no website, o próximo passo lógico será escrever um post no blog da sua empresa/pessoal. A ideia é escrever sobre o caso de sucesso para que o público se identifique diretamente com o que lê. Evite focar-se na empresa, principalmente usando títulos como “Empresa X: Um caso de sucesso.” Foque-se sempre num problema e em como o cliente o conseguiu superar, subentendendo que é na sua empresa que está essa solução.

Quer um exemplo? Imagine que, graças a um serviço da sua empresa, um dos seus clientes conseguiu dobrar o lucro. Em vez de focar o post na forma como a sua empresa ajudou a gerar lucro, faça algo nos moldes de “Como Gerar Lucro com o serviço Y”. Aí, conte então a história do cliente, apresente o depoimento e ainda dados e provas de que o serviço resultou.

4 – Depoimentos em vídeo

Os serviços da Internet melhoram de dia para dia. Todos estes avanços traduzem-se, portanto, num aumento do consumo de conteúdos multimédia como é o caso do vídeo. Assim sendo, é importante agarrar a oportunidade: é mais provável que os internautas queiram ver um vídeo do que ler um longo texto. Invista então em vídeos e implemente uma comunicação poderosa. Hoje, existem algumas ferramentas, como o Powtoon, que facilitam muito esta tarefa e a um preço muito acessível. Em alternativa, pode pedir ao seu cliente para gravar um vídeo curtinho a contar a sua história.

5 – Utilize depoimentos em páginas relevantes

Ao receber um depoimento, tem ao seu dispor inúmeras citações e resultados que podem ser usados para outros propósitos. Porque não usar algumas dessas citações em páginas de produtos, por exemplo? A ideia é que os visitantes tenham ao seu dispor, na própria página do produto, informação relevante que os deixe mais seguros.

“O cliente X dobrou o seu rendimento com este produto em 2 semanas” deverá ser sempre um modelo a escolher, ao contrário de “A nossa empresa ajudou o cliente X a dobrar o seu rendimento com este produto”.

6 – Partilhe depoimentos nas Redes Sociais

Precisa de conteúdos para publicar nas Redes Sociais? Não se preocupe. Publicar depoimentos é uma boa aposta. Basta partilhar o link para um depoimento e marcar no mesmo post o cliente que beneficiou com o seu serviço. Entre outras técnicas, pode ainda atualizar as suas imagens de capa do Twitter, Facebook e Google+ com a imagem de um cliente feliz; adicionar o estudo de caso à lista de publicações no LinkedIn; e partilhar em grupos relevantes do LinkedIn.

 

7 – Use depoimentos em e-mail marketing

Se tem listas de e-mail marketing segmentadas, os depoimentos serão sem sombra de dúvida uma ajuda valiosa. Vamos supor que tem uma agência de seguros e um caso de sucesso sobre seguros automóvel. Facilmente pode enviar o depoimento desse cliente para o público interessado no tópico seguro automóvel. Uma vez que é um assunto que vai atingir decididamente aquele nicho, é muito provável que registe vendas.

8 – Arme as suas equipas de vendas com depoimentos

Com a variedade de conteúdos com que hoje nos cruzamos, tornou-se cada vez mais importante dar a potenciais clientes informação que se encontre personalizada às suas necessidades. É por isso importante que a sua equipa de vendas saia à rua com material pronto para gerar valor para o produto/serviço que está a promover.

Desta forma, os representantes de venda podem dar dados específicos sobre a eficiência do item promovido sem se basearem apenas nas suas características e benefícios. Os depoimentos podem assim ser muito úteis quando é necessário mostrar as perspetivas de sucesso de outras pessoas dentro da indústria.

9 – Casos de sucesso na assinatura do seu e-mail

Existem pequenas táticas que pode usar para direcionar tráfego para as páginas de depoimentos. Uma dessas técnicas passa por colocar na assinatura dos seus e-mails um link para um depoimento e uma breve citação. Não pesa no corpo da mensagem que pretende enviar mas está presente no e-mail, mesmo que muito discretamente.

10 – Casos de sucesso no Slideshare

Crie ficheiros PDF com a informação relevante dos seus depoimentos ou uma apresentação de slides detalhada e envie os documentos para o Slideshare. Esta plataforma agregadora de ficheiros é SEO-friendly e é frequentemente desvalorizada. Ainda assim, atinge uma audiência gigantesca constituída por mais de 60 milhões de utilizadores. Agarre a oportunidade.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM ESTE POST:

Descubra os livros mais lidos de Marketing Digital

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

25 Cursos de Marketing Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]