Home / E-mail Marketing /

11 ferramentas gratuitas que todos os bloggers devem usar

ferramentas gratuitas

11 ferramentas gratuitas que todos os bloggers devem usar

 

Os blogues são um universo em constante crescimento. Usados tanto por empresas como por pessoas individuais, estes websites têm-se tornado muito populares graças à quantidade de ferramentas que ajudam a descomplicar ações que, de outra forma, seriam muito complexas.

Se está prestes a criar o seu primeiro blog ou se quer melhorar o desempenho da sua página na Internet, leia este artigo e descubra um total de 11 ferramentas gratuitas que certamente o ajudarão a criar o seu próprio caso de sucesso blogosférico.

Tire partido dos vários recursos disponíveis na Internet, conjugue as diferentes ferramentas e construa uma estratégia digital. Desafio aceite? Então, comecemos.

11 ferramentas gratuitas para ser bem sucedido com um blog

1 – Buzzsumo

Nem sempre é fácil encontrar temas para escrever novos posts para o seu blog. Esta é uma das maiores dores de cabeça dos bloggers. Felizmente, a plataforma Buzzsumo ajuda-o a solucionar esta tarefa. Basta aceder a este website completamente gratuito e digitar no motor de pesquisa um termo relacionado com o seu blog. De imediato, são devolvidos centenas de resultados de blogs, organizados conforme a sua popularidade nas redes sociais.

buzzsumo

2 – Crazy Egg

As pessoas estão a entrar no seu post. Mas será que o estão a ler? Com a ferramenta Crazy Egg poderá gerar mapas de calor que lhe permitem saber se as pessoas estão a fazer scroll na página e a ler o seu artigo até ao fim. É também um excelente recurso para aqueles que querem testar banners ou operar mudanças de cor no blog.

estrategia heat map

3 – Emails

Os e-mails continuam a trazer muito tráfego para os blogs. Não deixe desvalorizar esta técnica pelo que dizem sobre SPAM. Basta delinear cuidadosamente a sequência de e-mails que pretende fazer chegar aos seus seguidores e certificar-se de que se tratam de assuntos oportunos. Ferramentas como o AWeberE-goi e o MailChimp detetam ainda falhas que podem ser melhoradas, de forma a aumentar a Taxa de Abertura.

4 – Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para qualquer blog ou website. Através deste serviço gratuito da Google poderá verificar qual está a ser o desempenho da sua página, perceber qual tem mais sucesso e conhecer melhor o seu público-alvo. A análise diária dos relatórios gerados por esta ferramenta é essencial para que possa ter uma perceção real do crescimento do seu blog ou website. Leia os nossos artigos sobre o Google Analytics para compreender melhor como usar estar ferramenta.

google analytics

5 – Hello Bar

Independentemente do nicho de mercado, todos os websites têm objetivos específicos: sejam eles a conversão em dinheiro, o download de uma isca digital ou o clicar numa hiperligação específica. Para o ajudar a perceber se os seus objetivos estão ou não a ser concretizados, utilize o Hello Bar. Uma versão trial permitirá instalar no seu ecrã uma barra que o mantém constantemente atualizado sobre qual o desempenho do seu blog.

hello bar

6 – Open Site Explorer

Todos querem mais tráfico orgânico para o seu blog. Sugerimos, portanto, que use a ferramenta Open Site Explorer. Em poucos segundos, este software organiza todos os URLs de um determinado domínio, associando os links externos (backlinks) que estão a apontar para ele. De que forma isto o ajuda? A resposta é simples: facilmente consegue perceber que tipo de posts trazem novas visitas, devendo em seguida apostar em mais desse género.

open site

 

7 – Qualaroo

“O Analytics diz-lhe o que as pessoas estão a fazer, Qualaroo diz-lhe porquê”. A frase pode ser lida no website da ferramenta e sintetiza de forma simples e objetiva quais as funcionalidades deste serviço online. Se optar por utilizar esta ferramenta em algumas das páginas do seu blog, poderá interagir diretamente com o seu utilizador e perguntar-lhe o que é que ele gostaria de ver mais nessa página ou perguntar se a informação dada foi satisfatória.

qualaroo

8 – Quick Sprout

O Quick Sprout é uma excelente ferramenta que avalia o desempenho do seu blog e permite fazer comparações com até 3 concorrentes. Uma das funcionalidades desconhecidas pela maioria é perceber, através do separador “Social Media”, qual os posts da concorrência que estão a fazer mais sucesso nas redes sociais. A partir destes dados, pode tirar algumas ideias sobre o que fazer no futuro.

quick sprout

9 – Simply Measured

Já pensou no tempo que passa a consultar as métricas de todas as redes sociais? É verdade que a ação é fundamental, mas e se pudesse agilizar o processo e juntar tudo na mesma página? Consulte as ferramentas Simply Measured e descubra uma série de soluções para várias plataformas, do Facebook ao Twitter, passando pelo Google+, LinkedIn e Instagram.

simply

10 – W3 Total Cache

O W3 Total Cache é uma ferramenta simples que promete melhorar a velocidade do seu blog. Quem nunca se deparou com um website extremamente lento? Ao fim de algum tempo, o comportamento normal do cibernauta é desistir e procurar a informação noutro lugar. Com esta ferramenta, basta acrescentar um pouco algumas linhas de código e, em meia dúzia de cliques, o seu blog terá um melhor desempenho.

w3

11 – Yoast SEO

O seu blog está otimizado de acordo com as melhores técnicas de Search Engine Optimization (SEO)? Se perde tempo a produzir um post, então é melhor tirar também uns minutinhos para que a publicação tenha sucessos nos motores de pesquisa. Se tem um blog WordPress, a tarefa é simplificada ao instalar o plugin Yoast SEO: basta instalar e seguir todas as instruções. Títulos, palavras-chave e imagens são apenas alguns dos elementos que este plugin gratuito permite otimizar.

yoast

Manter um blog não tem de ser uma complicação quando existem tantas ferramentas gratuitas prontas a ajudar na tarefa. Tenha calma, pesquise a fundo e planeie uma série de posts com antecedência. Não precisa de publicar tudo assim que terminar de escrever o texto. Guarde-o ou agende-o para sair na próxima semana.

Para concluir, relembramos que o segredo passa muito por acompanhar a concorrência, seguir as tendências e encontrar oportunidades.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Comentários

  • Flávio
    02 January, 2015

    Arrebentou! Fantástico artigo! Parabéns!

  • 07 January, 2015

    Ótimo artigo, com certeza vou aplicar algumas dessas técnicas no meu blog, gostaria que vcs dessem uma olhada ai também e se puderem dar mais dicas agradeço, crtam minha fan page, http://www.applelines.com.br
    já utilizo o plugin Yoast SEO excelente plugin.

  • Regina
    10 November, 2015

    Ótimas dicas, realmente esclarecedor, este post. Gracias!

  • 30 December, 2015

    Boas,

    excelente artigo para quem tem um blogue, seja pessoal ou profissional, essas ferramentas são optimas. Embora não utilize todas, recomendo o plugin Yoast, w3 total cache, google analytics, open site explorer, buzzsumo.

    Ainda utilizo o Alexa para validar ranking e mais algumas medições úteis.

    Cumprimentos

    • Gonçalo Sousa
      04 March, 2016

      Muito obrigado pelos comentários, grande abraço e muito sucesso!

      • Miguel Vete
        19 May, 2016

        Ainda não criei blog ou website mas agradeço bastante pela pertinência dos assuntos que o seu blog traz. Jã começou parecer bastante fãcil montar um blog ou website. Ainda tenho dificuldades relacionadas sobre como montar a estrutura de um blog ou website. Gostaria de ler um post que abordasse esse assunto com bastante clareza. Grato pela atenção! sua mensagem (max 500 caracteres)

  • Miguel Vete
    19 May, 2016

    Ainda não criei blog ou website mas agradeço bastante pela pertinência dos assuntos que o seu blog traz. Jã começou parecer bastante fãcil montar um blog ou website. Ainda tenho dificuldades relacionadas sobre como montar a estrutura de um blog ou website. Gostaria de ler um post que abordasse esse assunto com bastante clareza. Grato pela atenção! sua mensagem (max 500 caracteres)

  • 20 August, 2016

    Excelente post irei usar as ferramentas, nunca sabemos tudo, devemos estar a aprender todos os dias !
    Valeu pelo post !

    • Gonçalo Sousa
      26 August, 2016

      Olá Odair, muito obrigado pelo comentário

      Nós é que agradecemos por ler e seguir o nosso blog,

      grande abraço 🙂

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]