Home / 2º P - Planeamento /

2º P – Planeamento (Método 8 Ps do Marketing Digital)

2º P – Planeamento (Método 8 Ps do Marketing Digital)

 

O 2º P concentra-se na criação do planeamento de estratégia de marketing digital ideal para a empresa/cliente. Fazer um bom planeamento antes de iniciar qualquer acção de marketing digital é, por isso, essencial para o sucesso da presença digital da sua empresa.

Sabia que em países como a Suécia ou a Holanda a construção de um edifício divide-se em duas fases bem distintas? É verdade. Existe a fase do planeamento que leva cerca de 80% do tempo total e a fase da construção que ocupa os restantes 20%. Ou seja, os responsáveis planeiam durante 8 meses para fazer a obra apenas em 2 meses. Em contraponto, existem países onde a realidade é totalmente oposta. Normalmente é nestes países que se verificam as maiores derrapagens, quer em termos de tempo, quer em termos financeiros.

O 2º P de Planeamento consiste na criação de um projecto completo da Estratégia Digital para a sua empresa: desde o wireframe do website, ao planeamento de acções nas diversas redes sociais, sem esquecer o planeamento da aplicação de técnicas SEO (Search Engine Optimization) e o desenvolvimento de campanhas com altas taxas de retorno sobre o investimento no Adwords, assim como a programação da sua campanha de e-mail marketing e a preparação das respectivas ferramentas de mensuração.

Já conhece o livro que explica o Método 8 Ps do Marketing Digital de Conrado Adolpho?

livro-8ps-do-marketing-digital-beatdigital

Edição Portuguesa

O acto de planear é determinante para o sucesso do projecto. É também fundamental que toda a equipa operacional execute o planeamento desde a sua concepção. Esta fase quando é executada com total sinergia de esforços dos profissionais envolvidos melhora em muito a implementação do que se pretende fazer. Um planeamento bem feito e organizado não evita o chamado retrabalho, mas minimiza-o em cerca de 5%.

Depois das informações vitais recolhidas no 1º P é elaborado um documento que será a diretriz de todo o Projeto 8 P’s. O documento pode ter algumas dezenas ou centenas de páginas, depende do tamanho do projeto, mas o essencial é reunir a explicação minuciosa do que será feito nos restantes P’s.

Você sabia que o WeLabs agora é Escola de Negócio 8Ps?

escola-de-negocios-conrado-adolpho

O planeamento deverá contemplar o layout do website que será desenvolvido, deverá mostrar como o site da sua empresa se irá transformar numa máquina de vendas, deverá contemplar o estudo das palavras-chaves ideais para potenciar o seu negócio e trabalhar as técnicas de SEO, além do trabalho a desenvolver nas redes sociais, promoção em links patrocinados e ainda quais os indicadores de resultados que o Google Analytics irá medir.

8ps-brasil

Edição Brasileira

Este P é provavelmente o mais importante a ser estudado e implementado, já que todos os outros ficarão dependentes do Planeamento. Todas estas ações na Internet servem para transformar o website da sua empresa numa verdadeira ferramenta de lucro. O 2º P é a ação desenvolvida no papel antes da execução física e real da sua Estratégia Digital.

 

Gostou deste post? Faça agora o download do Ebook gratuito Metodologia 8 Ps.

QUER FAZER PARTE DA PRÓXIMA TURMA 8 PS? Inscreva-se AQUI para ser aluno do Curso 8 Ps do marketing digital.

resultados-8ps-4


 

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE CURSOS DO CONRADO ADOLPHO:

Queres ver os meus resultados como iJumper?

Como ser um iJumper: a busca pela felicidade

Já sabe o que é um iJUMPER?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]