Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

4 Dicas básicas para otimizar as suas publicações no Facebook

4 Dicas básicas para otimizar as suas publicações no Facebook

 

Há muito que o Facebook se transformou numa verdadeira máquina de comunicação. As suas potencialidades são tão vastas que hoje já quase não existem empresas que não possuem a sua própria página. O objetivo é chegar aos fãs e de certa forma fazer com que eles se sintam mais próximos da marca.

Como provavelmente já reparou, não basta possuir uma página para que as pessoas comecem a “gostar” de si. O Facebook é um simples canal, uma ferramenta. Pegando num exemplo simples, podemos dizer que não basta ter uma batedeira para fazer um bolo: é necessária a receita, os ingredientes e sobretudo a técnica.

A maior das redes sociais é gratuita, mas possui uma funcionalidade que só pode utilizar se pagar uma determinada quantia. Essa funcionalidade chama-se Facebook Ads e permite-lhe aumentar o alcance das suas publicações no Facebook, de forma a que estas cheguem a uma audiência segmentada.

Trocando por miúdos, isto significa que o Facebook guarda todos os dados de navegação dos seus utilizadores. O cruzamento desses dados permite-lhe definir perfis e filtros que depois podem ser usados pelas empresas que fazem campanhas de Facebook Ads.

Imagine que possui uma empresa de cosmética e quer promover uma linha feminina: pois, através desta ferramenta pode fazer com que as suas publicações cheguem apenas a mulheres que tenham colocado “gosto” ou manifestado interesse em imagens relacionadas com o universo do seu nicho de mercado.

Independentemente do tipo de publicação no Facebook – pago ou grátis – há uma coisa que não pode ser esquecida: o post. O post é a base de qualquer campanha ou estratégia. Ou seja, aquilo que decide escrever pode condicionar em muito os resultados que vai obter. Aquilo que publica vai despertar (ou não) a vontade que a pessoa do outro lado do ecrã tem de interagir consigo.

Para o ajudar, reunimos 4 dicas básicas para fazer publicações no Facebook. Utilize-as quer nos posts do dia-a-dia quer na campanha de Facebook Ads e verá que mais tarde ou mais cedo tudo vai dar certo. É simples.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

Dicas para fazer publicações no Facebook

Faça perguntas

Não há melhor forma de desencadear uma reação do que fazer uma pergunta. De vez em quando, coloque questões simples aos seus fãs e espere pelas respostas. Assim está a fazer com que a sua marca deixe de ter uma comunicação fria – típica do mundo empresarial – e passe a assemelhar-se a uma pessoa real. Além disso, está a obrigar o utilizador a pensar sobre um determinado assunto que lhe pode ser favorável.

Pensamento positivo

Muitas pessoas utilizam o Facebook apenas para fins pessoais e de lazer. Para esses, a rede social funciona como um simples escape ao dia-a-dia. Assuntos “pesados” podem ser incómodos e cansar o utilizador logo à partida. Por isso, escreva textos curtos, simples e leves que criem na pessoa a sensação de bem-estar.

 

Ofertas e concursos

As ofertas e concursos não podem acontecer constantemente; é preciso criar a ideia de exclusividade e de que a oportunidade apenas acontece uma vez em muito tempo. Ainda assim, esta é uma excelente forma de aumentar as interações. Imaginando que possui uma cafetaria, coloque algo como “as primeiras 10 pessoas a comentar ganham um lanche grátis”.

Conteúdo

É importante que o conteúdo seja relevante e de qualidade. Partilhe notícias do seu nicho de mercado, factos curiosos e esteja sempre atento à atualidade. Tenha também o cuidado de diversificar e fazer publicações em vários formatos, sejam elas vídeos ou imagens, por exemplo.

Agora que já sabe algumas das dicas básicas para fazer publicações no Facebook, está na altura de deitar as mãos à obra e trabalhar a sua comunicação para que possa obter os melhores resultados possíveis. Tudo depende de si.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Qual a melhor hora para publicar no Facebook? 

4 tarefas para redes sociais que deve realizar todos os dias

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]