Home / 4º P - Publicação /

4º P – Publicação (Método 8 Ps do Marketing Digital)

4º P – Publicação (Método 8 Ps do Marketing Digital)

 

O 4º P do Método 8 Ps do Marketing Digital consiste na publicação efectiva de conteúdo persuasivo e interessante para o utilizador do mercado alvo, seguindo as melhores práticas de SEO. Com o 4º P de Publicação chegamos à fase da divulgação do conteúdo da empresa, integrando uma estratégia para o website, redes sociais e blogues. Todos estes veículos de comunicação da marca, serviço ou produto da sua empresa devem conter informação relevante e útil para o consumidor. E a relevância constrói-se com… conteúdo!

Já conhece o livro 8 Ps do Marketing Digital de Conrado Adolpho?

livro-8ps-do-marketing-digital-beatdigital

Edição Portuguesa

Hoje em dia, os consumidores estão muito mais interessados em algo que lhes diga respeito e estão cada vez menos receptivos à publicidade. Então, a melhor forma de os conquistar é informando-os, educando-os, disponibilizando-lhes informação e conteúdo relevantes para a sua vida, para as suas reais necessidades.

O ideal é mesmo a sua empresa gerar tráfego para iniciar um relacionamento com o consumidor que não é estimulado através de anúncios. Cada marca necessita de pessoas que falem bem dela, que a defendam, que a recomendem a outros consumidores, que criem buzz. Este cenário só é possível se existir conteúdo de qualidade – é o chamado Marketing de Educação, Marketing de Informação, Marketing de Permissão, Marketing de Conteúdo.

De acordo com o Método 8 Ps do Marketing Digital, a função do conteúdo, para além de construir relacionamentos, é também ser lido e reconhecido pelo Google, gerando assim tráfego através da pesquisa natural do maior motor de busca do mundo. Mas existe um dado fundamental a reter: o site da sua empresa tem que ter a capacidade de gerar e atrair tráfego através da optimização para ir de encontro à indústria criada em torno das técnicas SEO.

Você sabia que o WeLabs agora é Escola de Negócio 8Ps?

escola-de-negocios-conrado-adolpho
Quando falamos de conteúdo, reportamo-nos a dois tipos de conteúdo: aquele que é publicado no seu site para atrair consumidores através da pesquisa no Google e aquele que estimula a reacção e interacção que é espalhada por toda a rede. Este último (por exemplo, depoimentos dos consumidores) gera credibilidade e aumenta a taxa de conversão.

Para divulgar a sua marca, deve então saber como publicar conteúdo direccionado ao público-alvo contemplando elementos persuasivos com o objectivo de transformar visitantes em clientes. Quando a Estratégia Digital tem sucesso, o consumidor interage com a marca e criando relacionamento.

Normalmente, o comportamento do consumidor na Internet, ao contactar pela primeira vez com a sua marca, é pesquisar o nome da empresa no Google, procurar nas redes sociais se existe alguém que conheça o serviço ou produto, para só depois entrar em contacto direto. É por isso que quando são gerados estímulos para que o consumidor crie conteúdo sobre a sua marca, falando com os amigos, escrevendo depoimentos favoráveis, a empresa passa a ser encontrada não só na comunicação que disponibiliza, mas também na informação divulgada pelos seus clientes. É essencial perceber que é muito mais importante o consumidor ou cliente falar da empresa, do que a empresa falar dela própria. Este é um dos tópicos abordados no Método 8 Ps do Marketing Digital.

8ps-brasil

Edição Brasileira

O conteúdo do seu site deve ter a maior quantidade possível de informações sobre o negócio ou produto, sejam vídeos demonstrativos, fotografias, ficheiros áudio ou podcasts que falem dos benefícios dos seus serviços, ficheiros de texto a compararem as diversas soluções, entre muitas outras hipóteses. O consumidor sentir-se-á mais seguro, aumentando a probabilidade de comprar o que deseja e necessita.

 

Em suma, o conteúdo do site deve ser optimizado para o Google e conter elementos persuasivos para que aumente a taxa de conversão de visitas em clientes, mas também deve ser uma poderosa arma para aquilo que Conrado Adolpho chama de “marketing de oportunidade”. Por exemplo, se uma reportagem na televisão falar de um produto que a sua empresa também vende, isso significa que esse meio de comunicação offline vai gerar uma onda nos meios online. Cada empresa pode e deve aproveitar essa onda. Como? Deve aproveitar o tráfego gerado pela reportagem de televisão aprofundando o conteúdo disponível, pois o mais natural será que o tema tenha sido abordado de forma superficial na notícia/reportagem.

Não se esqueça que a qualidade do conteúdo é determinante para o sucesso da sua comunicação e para o relacionamento com o consumidor. Ofereça mais do que espera receber. Só assim consegue uma relação de confiança com o internauta.

Gostou deste post? Faça agora o download do Ebook gratuito Metodologia 8 Ps.

QUER FAZER PARTE DA PRÓXIMA TURMA 8 PS? Inscreva-se AQUI para ser aluno do Curso 8 Ps do marketing digital.

resultados-8ps-3

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE CURSOS DO CONRADO ADOLPHO:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Já sabe o que é um iJUMPER?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]