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5 Dicas para melhorar presença online nas redes sociais

5 Dicas para melhorar presença online nas redes sociais

by Tiago Leão

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A grande maioria das empresas sabe que não basta ter um website para ser bem-sucedido na Internet. Em boa verdade, uma presença online sólida não se constrói de um momento para o outro: como tudo na vida, é preciso trabalho. Neste jogo complexo para captar a atenção do público-alvo e vender mais, há uma peça fundamental: o marketing em redes sociais.

Hoje em dia já são poucas as empresas que não reconhecem o poder do Facebook, Twitter ou LinkedIn, entre muitas outros tipos de redes sociais. É até comum encontrarmos negócios que começam por criar estas páginas e só depois é que dão o passo em frente e criam o site.

Falamos, por exemplo, do caso de alguns pequenos empreendedores que utilizam a presença online no Facebook para vender compotas, peças de roupa em segunda mão ou produtos regionais.

De uma coisa temos a certeza: a realidade está a mudar. De acordo com números revelados pela Pordata, as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) com 10 ou mais pessoas têm investido cada vez mais na web. Se em 2013 a percentagem de empresas com presença online era de 25,8%, 10 anos depois os números já rondavam os 60%.

Ainda assim, há uma coisa que não podemos deixar de referir: estar na Internet não é o mesmo que a utilizar corretamente. Para o ajudar a consolidar a sua estratégia e a melhorar a sua presença online, deixamos-lhe uma lista de 5 dicas de Internet Marketing essenciais de como atuar nas redes sociais. Leia com atenção, aplique os ensinamentos e veja os resultados.

Redes Sociais: Dicas para melhorar presença online

Encontre-se com o seu público-alvo

De que serve estar no TripAdvisor se você possui uma empresa ligada à produção de peças automóveis? A resposta é óbvia: não serve de nada. Um princípio importante a reter é que você deve ir sempre ao encontro do seu público-alvo. Por isso, antes de se aventurar no mundo das redes sociais convém perceber, em primeiro lugar, quais as plataformas que realmente lhe interessam.

A pergunta que deve estar agora a fazer é: mas, e aquelas redes sociais genéricas onde todos estão presentes? Quanto a essas, não há dúvidas de que se deve inscrever. Para melhorar a sua presença online e segmentar a sua comunicação pode, por exemplo, procurar grupos e comunidades, onde pode e deve interagir com regularidade.

Atenção aos números

A grande da maioria das redes sociais foram pensadas para o mundo dos negócios. Basta, por exemplo, aceder ao Facebook Insights para medir o sucesso das nossas publicações e tirar conclusões que nos permitem afinar e fortalecer estratégias. E isto é muito importante.

Acompanhe regularmente as métricas e perceba quais os avanços e recuos da sua presença online nas redes sociais. Oriente o trabalho para os resultados e tire alguns minutos do seu dia para perceber aquilo que funciona com o seu público e aquilo que não está a surtir os efeitos desejados.

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Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma aposta certa, independentemente do seu nicho de mercado. Pense no seu próprio comportamento: sempre que entra numa página de uma empresa que não conhece e só vê conteúdos de venda, sente-se impelido a segui-la? Por outro lado, se lá encontrar conteúdo interessante e relevante, qual será o seu impulso? Ora, nem mais.

 

É verdade que as palavras “promoção” ou “oportunidade imperdível” podem ser eficazes. Mas, se habituar o seu seguidor a encontrá-las todos os dias, vai acabar por gerar desconfiança e fazê-lo sentir-se enganado. Como tal, se misturar vendas com conteúdo e vice-versa, verá que melhorará em muito os seus resultados.

Comunicação cuidada

Manter uma linha sóbria e clean é extremamente importante. Lembre-se que a forma como comunica influência determinantemente a forma como o percecionam. Como tal, é importante estar sempre atento a novos comentários e responder sempre com a maior celeridade possível, mesmo aos negativos.

Outro aspeto fundamental é garantir que o posicionamento da marca se mantém. Queremos com isto dizer que devemos ser imparciais e afastar as nossas opiniões pessoais da página da empresa. A opção de apoiar uma causa social pode ser benéfica, mas deve ser pensada pela direção.

A vantagem dos anúncios

Os anúncios nas redes sociais podem, de facto, ser vantajosos. Mas, antes de começar a gastar dinheiro sem pensar, tem primeiro de conhecer a fundo as dinâmicas da rede social e saber muito bem aquilo que quer anunciar. Só assim é que a comunicação pode ser efetiva e capaz de chegar ao coração do seu público-alvo.

Lembra-se da dica do marketing de conteúdo? Pois, como já deve imaginar, promover um post com conteúdo pode ser muito mais eficaz do que dar ênfase a algo que tem como fim exclusivo vender. Lembre-se que as pessoas não vendem sem antes conhecerem, como tal, o primeiro passo é criar uma relação com o público.

Deite mãos à obra e comece já a trabalhar a sua presença online. Faça com que a sua empresa cresça, aumente o envolvimento e, quem sabe, num futuro próximo, não se possa tornar no líder do seu nicho de mercado. Encontre mais dicas e conselhos valiosos clicando aqui.

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