Home / Redes Sociais /

5 Dicas para melhorar presença online nas redes sociais

5 Dicas para melhorar presença online nas redes sociais

 

A grande maioria das empresas sabe que não basta ter um website para ser bem-sucedido na Internet. Em boa verdade, uma presença online sólida não se constrói de um momento para o outro: como tudo na vida, é preciso trabalho. Neste jogo complexo para captar a atenção do público-alvo e vender mais, há uma peça fundamental: o marketing em redes sociais.

Hoje em dia já são poucas as empresas que não reconhecem o poder do Facebook, Twitter ou LinkedIn, entre muitas outros tipos de redes sociais. É até comum encontrarmos negócios que começam por criar estas páginas e só depois é que dão o passo em frente e criam o site.

Falamos, por exemplo, do caso de alguns pequenos empreendedores que utilizam a presença online no Facebook para vender compotas, peças de roupa em segunda mão ou produtos regionais.

De uma coisa temos a certeza: a realidade está a mudar. De acordo com números revelados pela Pordata, as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) com 10 ou mais pessoas têm investido cada vez mais na web. Se em 2013 a percentagem de empresas com presença online era de 25,8%, 10 anos depois os números já rondavam os 60%.

Ainda assim, há uma coisa que não podemos deixar de referir: estar na Internet não é o mesmo que a utilizar corretamente. Para o ajudar a consolidar a sua estratégia e a melhorar a sua presença online, deixamos-lhe uma lista de 5 dicas de Internet Marketing essenciais de como atuar nas redes sociais. Leia com atenção, aplique os ensinamentos e veja os resultados.

Redes Sociais: Dicas para melhorar presença online

Encontre-se com o seu público-alvo

De que serve estar no TripAdvisor se você possui uma empresa ligada à produção de peças automóveis? A resposta é óbvia: não serve de nada. Um princípio importante a reter é que você deve ir sempre ao encontro do seu público-alvo. Por isso, antes de se aventurar no mundo das redes sociais convém perceber, em primeiro lugar, quais as plataformas que realmente lhe interessam.

A pergunta que deve estar agora a fazer é: mas, e aquelas redes sociais genéricas onde todos estão presentes? Quanto a essas, não há dúvidas de que se deve inscrever. Para melhorar a sua presença online e segmentar a sua comunicação pode, por exemplo, procurar grupos e comunidades, onde pode e deve interagir com regularidade.

Atenção aos números

A grande da maioria das redes sociais foram pensadas para o mundo dos negócios. Basta, por exemplo, aceder ao Facebook Insights para medir o sucesso das nossas publicações e tirar conclusões que nos permitem afinar e fortalecer estratégias. E isto é muito importante.

Acompanhe regularmente as métricas e perceba quais os avanços e recuos da sua presença online nas redes sociais. Oriente o trabalho para os resultados e tire alguns minutos do seu dia para perceber aquilo que funciona com o seu público e aquilo que não está a surtir os efeitos desejados.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma aposta certa, independentemente do seu nicho de mercado. Pense no seu próprio comportamento: sempre que entra numa página de uma empresa que não conhece e só vê conteúdos de venda, sente-se impelido a segui-la? Por outro lado, se lá encontrar conteúdo interessante e relevante, qual será o seu impulso? Ora, nem mais.

 

É verdade que as palavras “promoção” ou “oportunidade imperdível” podem ser eficazes. Mas, se habituar o seu seguidor a encontrá-las todos os dias, vai acabar por gerar desconfiança e fazê-lo sentir-se enganado. Como tal, se misturar vendas com conteúdo e vice-versa, verá que melhorará em muito os seus resultados.

Comunicação cuidada

Manter uma linha sóbria e clean é extremamente importante. Lembre-se que a forma como comunica influência determinantemente a forma como o percecionam. Como tal, é importante estar sempre atento a novos comentários e responder sempre com a maior celeridade possível, mesmo aos negativos.

Outro aspeto fundamental é garantir que o posicionamento da marca se mantém. Queremos com isto dizer que devemos ser imparciais e afastar as nossas opiniões pessoais da página da empresa. A opção de apoiar uma causa social pode ser benéfica, mas deve ser pensada pela direção.

A vantagem dos anúncios

Os anúncios nas redes sociais podem, de facto, ser vantajosos. Mas, antes de começar a gastar dinheiro sem pensar, tem primeiro de conhecer a fundo as dinâmicas da rede social e saber muito bem aquilo que quer anunciar. Só assim é que a comunicação pode ser efetiva e capaz de chegar ao coração do seu público-alvo.

Lembra-se da dica do marketing de conteúdo? Pois, como já deve imaginar, promover um post com conteúdo pode ser muito mais eficaz do que dar ênfase a algo que tem como fim exclusivo vender. Lembre-se que as pessoas não vendem sem antes conhecerem, como tal, o primeiro passo é criar uma relação com o público.

Deite mãos à obra e comece já a trabalhar a sua presença online. Faça com que a sua empresa cresça, aumente o envolvimento e, quem sabe, num futuro próximo, não se possa tornar no líder do seu nicho de mercado. Encontre mais dicas e conselhos valiosos clicando aqui.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG

Como usar o Facebook para aumentar subscritores da sua lista de e-mails

Qual a melhor hora para publicar no Facebook?

Como ganhar curtidas no Facebook?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]