Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

5 sites para descarregar livros legal e gratuitamente

livros

5 sites para descarregar livros legal e gratuitamente

 

Existe uma série de livros cujos direitos de autor foram cedidos ou caíram em domínio público. O que significa isto? Que esses livros podem ser descarregados e lidos sem infringir qualquer tipo lei. O objetivo de alguns projetos como é o caso do Gutenberg é facilitar exatamente o acesso à informação e cultura através da Internet.

Aliando a missão dos projetos culturais ao aparecimento de dispositivos como os Tablets e Kindles, as desculpas para ler deixam de desistir. Embora haja ainda um grande entrave ao digital, a verdade é que este meio oferece inúmeras potencialidades: ajustar o tamanho da letra, a luminosidade do ecrã e carregar centenas de livros sem nos preocuparmos com o peso.

Entretanto, a Internet transformou-se numa grande biblioteca com inúmeros livros prontos a ser lidos. Neste post apresentamos 5 dos melhores serviços para descarregar livros gratuitamente e de forma 100% legal.

Print

5 websites para descarregar livros

Open Library

O Open Library é o primeiro site a querer catalogar todos os livros do mundo. Até hoje, a biblioteca reúne já mais de um milhão de obras para download gratuito: inglês, português, francês, espanhol e qualquer outra língua de que se lembre. Aqui, há livros para todos os gostos e línguas.

Portal Domínio Público

Neste website brasileiro, pode encontrar uma lista de obras em diversas línguas. Entre as estantes virtuais deste grande portal pode encontrar até 2 mil livros traduzidos ou de origem portuguesa. Um dos exemplos encontrados é a obra clássica de Dante, a Divina Comédia, composta por três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg foi criado em 1971 e é hoje a biblioteca digital mais antiga. A ideia é distribuir obras culturais através da digitalização de livros. A maioria dos livros que disponibiliza estão completos e são livres, disponíveis em formatos duradouros, abertos e que possam ser usados em praticamente qualquer computador/dispositivo. Obras de Eça de Queirós, Almeida Garrett e Júlio Dinis encontram-se já disponíveis.

eBooks Brasil

Com uma interface antiga e uma navegação pouco intuitiva, ainda assim este site funciona perfeitamente. Basta navegar pelo formato desejado de e-Book e pelos links logo abaixo do logótipo para pesquisar o que lhe apetecer ler.

 

Wikisource

Também a Wikipédia dispõe de uma biblioteca com milhares de livros sob domínio público ou licença “Creative Commons”. Para lermos em português temos, por exemplo, mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos.

Para encontrar uma lista mais completa de plataformas online especializadas na divulgação de livros prontos a ser descarregados, recomendamos uma visita à página Plataformas Online do Mundo de Livros.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM ESTE POST:

Descubra os livros mais lidos de Marketing Digital

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

25 Cursos de Marketing Digital

OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]