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7 Motivos pelos quais as redes sociais ajudam pequenos negócios

7 Motivos pelos quais as redes sociais ajudam pequenos negócios

 

Longe está a ideia de que a Internet é só para as grandes empresas. Através do poder do mundo online, muitos negócios que começam de forma caseira têm conseguido uma maior projeção, tornando-se verdadeiros casos de sucesso. Redes sociais são muitas vezes o primeiro passo, depois vem o blog e mais tarde o site e a loja online. Se tem um pequeno negócio e está a pensar usar a Internet para o expandir, leia porque este é o post certo para si.

Se já está presente no Facebook a nível pessoal, certamente já viu que existem empresas a apostar nas mais diversas estratégias. Independentemente das técnicas usadas, o objetivo é transversal a todas elas: gerar interação, fazer com que a pessoa o conheça e, se possível, levar alguém a comprar. Dizemos “se possível”, porque muito embora esse seja o principal objetivo, a verdade é que não basta dizer “compre” para que a pessoa efetivamente se renda ao produto.

Mais do que “mandar” alguém comprar é preciso criar na mente do público a ideia de que estaremos sempre lá caso (hoje ou daqui a vários anos) precise dos nossos serviços. Esta consciência surge através da participação ativa e amigável que só se consegue a longo prazo. No final, não temos dúvidas de que as redes sociais são indispensáveis para todos, inclusive para pequenos negócios online.

Redes sociais como motor de pequenos negócios

Construir uma reputação credível

Se o seu objetivo é tornar-se reconhecido no nicho de mercado em que trabalha, não há nada como começar a ser ativo nas redes sociais. Através de opiniões credíveis e especializadas, construirá uma reputação credível que, mais tarde, se poderá traduzir em mais interações e quem sabe mais vendas. Esta reputação pode ser construída de várias formas simples: a primeira é estar atento aquilo que se passa e ir partilhando notícias que sejam relevantes; em simultâneo, vá comentando páginas da especialidade e falando com pessoas que sejam da sua área de conhecimento.

Atrair potenciais clientes

O universo digital processa-se incrivelmente rápido, ou seja, torna-se extremamente difícil conseguir a atenção da audiência. Para nos conseguirmos demarcar da concorrência e atrair clientes, precisamos de combinar estratégias com criatividade. E a verdade é que as redes sociais são as ferramentas para tornar isso possível. Ao fazermos uso de redes como o Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ e Instagram para partilharmos a história da nossa empresa, podemos fazê-lo de forma a inspirar e motivar potenciais clientes. Faça perguntas, responda a comentários e mostre interesse naquilo que os seus seguidores e fãs partilham.

Conhecer autoridades do mercado

Uma das formas de ganhar credibilidade é através da transferência de autoridade. Se começar a intervir junto de pessoas credíveis do seu nicho de mercado, outras pessoas o conhecerão através dela e acharão que também você é credível. O processo ocorre de forma subliminar e nem sempre é algo consciente. Em simultâneo, terá a oportunidade de aprender com alguém que está no ramo há vários anos e e que realmente o pode ajudar. Conhecimento é, de facto, uma arma que pode (e deve) usar para crescer e se afirmar no seu nicho.

 

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Diversificação dos esforços

No marketing tradicional, limitar-se-ia a um único formato de comunicação? Não nos acreditamos que a resposta seja “sim”. Da mesma forma, não esperamos que se formate a si mesmo e execute tarefas únicas no que toca à gestão de redes sociais. Dê asas à sua imaginação, tente experimentar algo novo e determine o que funciona melhor para o seu negócio. Ao misturar redes sociais com campanhas publicitárias online e relações públicas, vai estar preparado para expandir o seu negócio muito além do que tinha em mente.

Tempo é dinheiro

Já aconteceu ter ido ao Facebook fazer uma coisa rápida e acabou por perder uma manhã em algo sem grande importância? Pois, saiba que não é o único. Para solucionar este problema, existem inúmeras ferramentas que permitem automatizar a sua comunicação no Facebook libertando-o para outras tarefas. Ferramentas como o Hootsuite, por exemplo, são uma excelente forma de agendar conteúdos nas várias redes sociais sem que tenha de perder horas todos os dias a fazê-lo manualmente.

Levar mais tráfego ao blog/website

Se possui um blog ou website, as redes sociais podem ser o motor de que precisa para levar mais pessoas a ver os seus conteúdos. O que é que tem de fazer? É simples: só precisa de os partilhar e – com o resto de todas as ações já enunciadas – as pessoas terão curiosidade normal de ver aquilo que anda a publicar. Salientamos, porém, que na altura de publicar deve ter atenção a alguns aspetos. Para saber mais consulte este link.

Construir e alimentar relações

As redes sociais são extremamente úteis no que diz respeito a manter contacto com clientes antigos e atuais. Ao manter-se ligado a eles no Facebook e outras redes sociais, pode construir uma ponte que será fundamental no futuro. Não se vai apenas manter mentalmente presente com os seus clientes: vai também criar relevância e mostrar que está lá para o que precisarem.

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