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8 razões que provam que o e-mail é melhor do que as redes sociais

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8 razões que provam que o e-mail é melhor do que as redes sociais

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As redes sociais estão na moda. O Facebook, por exemplo, cresce de dia para dia, agregando cada vez mais utilizadores na mesma plataforma. Além de ser a maior rede social do mundo, tem servido como uma excelente ferramenta de marketing digital. No entanto, se olharmos para os resultados de estudos recentes, verificamos que há outras áreas da Internet a resultar melhor como plataforma de vendas.

Uma vez que o alcance das redes sociais é limitado por algoritmos que determinam quem vê e não vê uma determinada publicação no feed, obter resultados pode tornar-se difícil e até mesmo um verdadeiro pesadelo.

No entanto, estas são limitações que não existem no mundo do e-mail marketing. Mesmo que as redes sociais continuem a ser procuradas por milhares de milhões de pessoas, é no e-mail marketing que os negócios e vendas mais facilmente acontecem.

Neste post, comprometemo-nos a apresentar 8 razões que provam que o e-mail marketing é melhor do que as redes sociais.

1 – Há mais pessoas a usar o e-mail do que as redes sociais

O Facebook tem, neste momento, mais de 1,3 mil milhões de utilizadores. Por outro lado, o Twitter conta com uns modestos 284 milhões de usuários. Mas o que são estes números quando comparados aos do e-mail, que é utilizado por cerca de 5 mil milhões de pessoas em todo o mundo?

Ainda não ficou convencido? Basicamente, isto significa que dos internautas que fazem uso regular da Internet, uma fatia de 85% envia e recebe e-mails face aos 62% dos internautas que têm uma conta nas redes sociais.

Não é necessário argumentar muito mais. Enquanto por um lado ainda há pessoas reticentes quanto à utilização de redes sociais, há uma grande fatia que reconhece o papel do correio eletrónico e o usa diariamente, quer para fins pessoais ou profissionais.

2 – O e-mail permite direcionar mensagens

O e-mail marketing permite que os utilizadores estabeleçam ligações mais pessoais entre si. Nas redes sociais, é difícil personalizar mensagens para uma única pessoa. O máximo que conseguimos é fazer uma publicação pública que pode chegar a todos os utilizadores, mesmo àqueles não têm interesse em receber uma determinada informação.

Em contrapartida, através de campanhas de e-mail marketing, podemos direcionar mensagens a grupos específicos de seguidores e não a todos. Imagine que tem clientes interessados num produto que, por outro lado, não tem interesse nenhum para um outro grupo de clientes. Vai enviar a mensagem para todos eles? Não. Basta enviar a mensagem para quem a vai achar útil.

3 – Não há algoritmos no e-mail

Todas as redes sociais assentam em algoritmos matemáticos que filtram as diferentes publicações. Só assim é possível criar um feed personalizado para cada utilizador. Porém, isto nem sempre é proveitoso: ao fazer uma publicação, o Facebook nem sempre o apresenta a todos os seus seguidores. Além de ser frustrante, é normal que se sinta enganado pelos algoritmos e com vontade de os enganar a eles. No entanto, no e-mail, não existem algoritmos desde que não cometa spam. Ao apostar em mensagens fortes e sem conteúdo massivo, vai encontrar um lugar certo na caixa de entrada dos seus seguidores.

4 – Fácil de acompanhar e de gerir

A maioria das redes sociais oferece relatórios estatísticos que mostram os resultados relativos às suas publicações: quem vê as publicações, quem carrega em Like e a que horas é que são geradas mais impressões.

No entanto, com o e-mail marketing estes resultados vão mais além e são mais específicos. Além de poder fazer split-tests para saber qual o melhor assunto a abordar, pode ainda ver quem está a abrir os seus e-mails e em que links carregam ao abrir a mensagem. Mais: pode ver quem partilha o seu e-mail em redes sociais e encaminha o e-mail para outros contactos.

5 – O e-mail não tem limites

As redes sociais impõe-nos limites que não existem no e-mail. No Twitter, por exemplo, só podemos usar um máximo de 140 caracteres para escrever uma mensagem e ainda menos caracteres se quisermos partilhar uma imagem.

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Em e-mail marketing, não existem limites: inclua o conteúdo textual e imagens que quiser e que melhor reflitam a mensagem que quer passar. Não, não estamos a dizer que deve escrever um e-mail com mais de 2 mil palavras, mas também não se tem de limitar a 140 caracteres. Seja criativo e, uma vez mais, crie mensagens fortes: desta vez sem qualquer limite.

6 – O e-mail não pode ser ignorado

Numa rede social, é muito fácil ignorar uma publicação: basta fazer scroll e passar para a seguinte. Essas publicações acabam, eventualmente, por desaparecer à medida que surgem centenas de novas atualizações.

No entanto, nada disto acontece com a caixa de entrada de e-mail. Sempre que recebe um e-mail, a mensagem assume uma cor diferente enquanto não tomar algum tipo de ação: abrir a mensagem ou apagá-la. Caso não faça nem um, nem outro, a mensagem vai ficar na sua caixa de correio eletrónico, seja um dia, um mês ou até mesmo dez anos. Um e-mail não pode ser ignorado: exige ser lido, nem que seja o título da mensagem.

7 – O e-mail é mais íntimo

As redes sociais funcionam mais ou menos como uma grande festa: estão lá os seus amigos próximos, colegas da escola/faculdade, familiares, colegas de trabalho e até mesmo alguns quantos desconhecidos. Ao fazer publicações, é até normal que se sinta reticente em partilhar detalhes da sua vida pessoal perante uma audiência tão ampla.

Por outro lado, o e-mail marketing é como encontrar um velho amigo para tomar um café. Encontram-se, por vezes até inesperadamente, e falam. Fazem perguntas, dão respostas. O contacto é mais íntimo e pessoal, dois fatores que são fundamentais para construir uma relação de proximidade. Pelo facto de ser privado e não público, como acontece com as redes sociais, o e-mail é por isso um espaço mais confortável e no qual o utilizador se vai sentir mais recetivo em partilhar detalhes pessoais.

8 – Há menos competição na caixa de correio eletrónico

Como já referimos acima, as redes sociais são bombardeadas a cada minuto com dezenas de novas publicações que se gladiam entre si para conquistar a atenção do utilizador. Se não forem vistas num minuto, o mais provável é que se percam e acabem por desaparecer.

No entanto, em e-mail marketing, está a competir apenas contra outros e-mails na caixa de correio eletrónico do utilizador. Ao criar uma mensagem fantástica, com um título poderoso, pode facilmente destacar-se entre as outras mensagens.

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