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A importância da Taxa de Abertura no Email Marketing

A importância da Taxa de Abertura no Email Marketing

 

O que é a Taxa de Abertura?

A taxa de abertura resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem dividida pelo número total de emails que foram entregues, excluindo os bounces e remoções. Basicamente, uma taxa de 20% de emails abertos significaria que, de cada 100 emails entregues, vinte foram visualizados.

Spam NÃO, obrigado!

É natural que o envio de newsletters que não solicitámos seja algo que nos atormente nos tempos que correm, pois obviamente não vamos essas mensagens e muitas delas são filtradas pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros, que não pactuam com este tipo de práticas.

E mesmo que nunca tenham recebido SPAM (o que será praticamente impossível) o mais provável é que já tenham recebido newsletters, para as quais embora se tenham inscrito, contenham assuntos que não tenham o mínimo interesse.

Factores decisivos para taxa de abertura

Mesmo que inconscientemente, enquanto receptores de newsletters, é inevitável que façamos uma análise que nos leva a optar pelos emails que efetivamente despertaram o nosso interesse e que têm as seguintes características:

1. Remetente

A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança do subscritor para abrir o email (essencial que o domínio seja o da marca, por exemplo [email protected])

2. Subject/assunto

Certamente já visualizou emails com assuntos com este tipo de abordagem (Aproveite já!! – Desconto de x% – Não perca!! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!). Continua a ter interesse nestes emails?

Se for remetido por uma marca de confiança talvez dê o benefício da dúvida… mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um erro, porque naturlamente já a encaramos com desconfiança.

 

3. Segmentação

É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles que verdadeiramente vão querer abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar! Enquanto apreciador de música gostaria que a newsletter de uma banda que recebo me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa mesma banda.

Se a marca insistir em enviar-me material de ciclismo, golfe e natação numa newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar… não é verdade? E você?

4. Test & Learn

Não existe uma fórmula de sucesso para o email marketing. Existem sim práticas que podem melhorar muitos os resultados obtidos.

Na mesma área de negócio, a forma como reagimos às newsletters que recebemos pode variar em função dos fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha ou split testing.

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