Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Afinal, sabe o que é coaching e mentoring?

Afinal, sabe o que é coaching e mentoring?

Templates

Conceitos como empreendedorismo e sucesso digital estão na ordem do dia. A verdade é que são cada vez mais as pessoas que procuram formas de se libertarem de uma profissão de que não gostam para perseguir os seus próprios sonhos.

Se já deu esse primeiro passo, parabéns! Alertamos, no entanto, que o processo não vai ser fácil. Aqueles que já montaram o seu próprio negócio, certamente concordarão connosco quando dizemos que o mais difícil não é criar a empresa, mas sim mantê-la no mercado e torná-la lucrativa.

Conrado Adolpho está de regresso a Portugal para realizar a primeira Masterclass Clicksummit em Lisboa no início de Julho. Clique AQUI para fazer a sua INSCRIÇÃO AGORA.

conrado-curso8ps-portugal

Um dos sentimentos apontados por muitos pequenos e médios empresários é o de arrependimento: quando partiram à busca de um sonho, estavam longe de imaginar que esse sonho lhes traria problemas como insegurança financeira, horas extra sem fim, falta de tempo para a família ou falta de oportunidades.

Pois, se está com dificuldades ou se sente que está estagnado e precisa de dar um passo em frente para mudar a sua vida, saiba que este é ao artigo certo para si.  Relembramos um velho chavão: quando as oportunidades não surgem, é preciso criá-las. Mas como? Comece por ler este artigo.

Ao longo do post, exploramos os conceitos de coaching e mentoring: duas armas de que muitos falam, mas que poucos realmente conhecem. Mantenha o espírito de sonhador nato e aceite a ajuda de profissionais especializados que o vão ajudar a focar as atenções naquilo que realmente importa. Como vemos na imagem, basta dar a mão para que chegue ao topo da montanha.

remindset

O que é coaching?

Em primeiro lugar, importa esclarecer o que significa coaching? A palavra inglesa pode ser traduzida para “treinamento” e designa um processo orientado para os resultados, onde o coachee  – o cliente –  é guiado pelo coach – profissional que tem por missão ajudá-lo a concretizar os seus sonhos.

O sucesso do processo de coaching está dependente da dinâmica que se estabelece entre os dois elementos, que formam uma espécie de equipa. A missão do coach é avaliar as competências e  os pontos fortes do seu cliente e guiar o seu comportamento para que este seja capaz de atingir as metas e objetivos a que se propõe.

A ideia por detrás do coaching é que o coachee já possui as repostas para todos os seus problemas: só não sabe como as encontrar. É, por isso, função do coach trabalhar com ele e levantar as perguntas certas no momento certo.

O sucesso do processo está comprovado e existem até organizações que se destinam não só a ajudar coachees como também a formar profissionais capazes de ajudar os outros. Falamos, por exemplo, da Sociedade Brasileira de Coaching, cujo slogan é “transformando potencial em resultados desde 1999”.

Existem diferentes tipos de coaching: uns são mais voltados para o lado pessoal, outros focam a vertente profissional. Vejamos alguns exemplos.

Você sabia que o WeLabs agora é Escola de Negócio 8Ps?

escola-de-negocios-conrado-adolpho

– Coaching executivo

O coaching executivo é um coaching profissional que se propõe a ajudá-lo, enquanto empresário, a trabalhar com clareza os objetivos da sua empresa. O processo define também como prioridade ajudar a encontrar o equilíbrio entre os vários papéis que desempenha, seja na empresa, no grupo de amigos, família ou sociedade.

– Life coaching

O sucesso profissional e pessoal andam de mãos dadas. Quando algo não está bem no trabalho, é normal que surjam problemas em casa, ou vice-versa. O life coaching destina-se a resolver os problemas do foro pessoal. Existem vários nichos de coaching pessoal, como coaching para adolescentes, coaching  para gestão de orçamento, ou coaching para um estilo de vida mais saudável.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

– Coaching de performance

O coaching de performance é um mistura de coaching  profissional e pessoal que tem como objetivo acabar com todos os entraves que estão a obstruir as suas capacidades naturais e a atrasá-lo. Se com o passar do tempo não está a conseguir alcançar os objetivos a que outrora se propôs, este é o tipo de coaching indicado para si. O objetivo é tirar partido das suas características naturais e extrair o seu potencial escondido.

Se está à procura de alguém que o possa ajudar, então está na altura de conhecer o novo curso de Conrado Adolpho e Caroline Calaça, o Remindset. Ao longo de uma série de vídeo-aulas, estes dois especialistas do mundo dos negócios e do coaching propõem-se a alcançar os sucessos em todas as vertentes da sua vida. É um curso de desenvolvimento pessoal inovador!

O ponto de partida é simples: fazer com que se conheça a si mesmo e eliminar todos os entraves que fazem com que esteja há tanto tempo estagnado. Clique aqui e não perca esta oportunidade. Não adie mais o seu sucesso: afinal, o que é que tem a perder?

O que é mentoring?

Agora que já percebemos o real significado de coaching, importa esclarecer de que forma é que este se distingue do mentoring. De forma simples, o conceito de mentoring não é mais do que uma simples tutoria entre professor e aluno ou mestre e aprendiz.

O método é normalmente utilizado por empresas, que designam um responsável pelo trabalho daqueles que estão a dar os primeiros passos: uma espécie de orientador.

O vínculo pode ser formal  (dentro do ambiente empresarial, onde são necessárias avaliações regulares consoante os objetivos) ou informal (falamos, por exemplo, de alguém que se predispõe a ajudar no lançamento de um projeto).

A grande diferença entre coaching e mentoring é que, no primeiro caso, o coach não possui qualquer conhecimento da área em que o coachee trabalha. Por oposição, no mentoring, o mentor é alguém mais velho e com experiência na mesma área ou nicho de mercado do seu aprendiz.

Outra diferença diz respeito ao tempo de cada um dos processos. Normalmente, no coaching, o período de aconselhamento tem um tempo limitado e o processo apresenta fases distintas com um princípio, meio e fim. O curso de coaching pode ser mais ou menos intensivo, sendo que na maioria dos casos demora entre 3 a 6 meses. Por oposição, quando falamos de mentoring não colocamos prazos específicos.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Remindset: o curso de desenvolvimento pessoal de Conrado Adolpho

– Mindset: A Grande Batalha da Mente Empreendedora

– Quer ser um líder de Marketing Digital? Siga estes exemplos

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]