Home / Comércio Eletrónico /

Assistente digital: Alibaba lança Tmall Genie para competir contra Amazon

Assistente digital: Alibaba lança Tmall Genie para competir contra Amazon

 

No mercado de hoje, que se encontra inundado com o mais variado tipo de dispositivos electrónicos, estamos habituados já a usar os smartphones e os tablets. Os smartwatches também começam a ganhar alguma popularidade, ainda que a um ritmo mais lento. E não me posso esquecer ainda de mencionar os assistentes digitais que se têm integrado na vida das pessoas como verdadeiros assistentes!

Não sabe ainda o que é um assistente digital? O conceito começa a tornar-se mais conhecido e falado, mas se ainda não teve a oportunidade de o conhecer, farei já de seguida uma breve apresentação: um assistente digital é um computador de dimensões reduzidas dotado de grande capacidade computacional, que cumpre as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios para acesso a e-mail e internet.

Este tipo de dispositivos possui hoje uma grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse. Capazes de executar inúmeros serviços, bastando para tal que emita a sua ordem usando a voz, os assistentes digitais prometem tornar-se tão populares como os smartphones que temos agora nos nossos bolsos.

É por isso que, tratando-se de um dos gigantes do comércio electrónico, o grupo chinês Alibaba (que em 2016 obteve um sucesso gigantesco no Singles Day) começou também a dar passos na criação de um assistente de voz, à semelhança do que aconteceu já com a Amazon ao lançar o assistente Echo.

Numa tentativa de fazer frente ao líder norte-americano, a empresa de Jack Ma apresentou recentemente o produto que marca a estreia da Alibaba no mercado dos dispositivos electrónicos inteligentes.

 

Para que serve o Tmall Genie

O Tmall Genie, que recebe o mesmo nome da plataforma de comércio eletrônico Tmall da Alibaba, chega ao mercado com um preço de 499 iuanes (73,42 dólares), incrivelmente mais baixo do que produtos similares como Amazon Echo e também o Google Home, que custam entre 120 e 180 dólares.

Esses dispositivos são ativados por comandos de voz para executar tarefas como verificar agenda, buscar previsão do tempo, mudar música ou controlar aparelhos domésticos inteligentes, usando conectividade de Internet e inteligência artificial.

As principais empresas tecnológicas da China têm ambições de se tornarem líderes mundiais em inteligência artificial, já que as companhias, incluindo a Alibaba e a Amazon, estão a competir cada vez mais pelos mesmos mercados. Baidu, o principal mecanismo de busca da China, que investiu num laboratório de inteligência artificial com o governo chinês, lançou recentemente um dispositivo baseado em seu próprio sistema “Duer OS“.

O Tmall Genie está atualmente programado para usar o mandarim como idioma e só estará disponível na China. O aparelho é ativado quando um usuário reconhecido diz “Tmall Genie” em chinês.

Com base em características, o Alibaba oferece muitas das mesmas funcionalidades que o Echo, incluindo o comando inteligente para o lar, informações meteorológicas, as notícias, música e uma ampla gama de outras habilidades.

E-Book para Bloggers
   

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]