Home / Comércio Eletrónico /

Amazon Go: o que podemos esperar dos supermercados do futuro?

Amazon Go

Amazon Go: o que podemos esperar dos supermercados do futuro?

E-Goi

No início do milénio, o comércio eletrónico começou a banalizar-se e a entrar nos nossos hábitos de consumo. Não foi uma jornada totalmente fácil, dado os desafios que teve de encarar para derrubar todas as barreiras que separavam o consumidor do produto que desejava comprar: cartões de crédito, medo de burla, extravios no envio de encomendas… enfim, uma série de peripécias que desmotivaram muitos consumidores a fazer os cliques finais para fechar as suas encomendas online.

No entanto, em pleno ano de 2017 o comércio eletrónico prolifera, registando taxas de vendas cada vez mais altas. Em julho de 2016 soube-se que Portugal, por exemplo, está a crescer acima da média europeia no que diz respeito a comércio eletrónico, conforme mostram as conclusões finais do mais recente Relatório de eCommerce B2C da eCommerce Europe Association, realizado pela eCommerce Foundation. Entretanto, no Brasil, vendeu-se mais de 1,9 mil milhões de reais no passado dia 14 de mãe – data em que se celebra Dia da Mãe – o que resulta num crescimento nominal de 16% face ao mesmo período em 2016.

Mesmo assim, enquanto produtos como livros, álbuns, roupa e sapatos continuam a ser os líderes de vendas das lojas online, a verdade é que não nos passaria pela cabeça que o tipo de comércio tradicional se pudesse encaixar em sites como a Amazon.

E se da próxima vez que fosse ao supermercado pudesse colocar tudo no carrinho de compras e não enfrentar filas de pagamento? Bem, é mais ou menos assim que a Amazon Go está a olhar para o futuro.

Como bem sabemos, a Amazon foi uma das empresas que revolucionou as compras on-line e prepara-se para fazer o mesmo com os espaços físicos. Na base desta mudança está um conceito do supermercado sem caixas registadoras chamado Amazon Go.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Aqui existem apenas pórticos que se abrem quando passa um código QR, guardado no seu smartphone, num leitor que fica à entrada da loja. Depois, basta pegar no que quiser e dirigir-se à saída. Todos os produtos que tirar da prateleira, e levar consigo, são automaticamente adicionados a um carrinho de compras virtual e debitados na sua conta Amazon.

De acordo com a Amazon, isto será possível graças a uma tecnologia que junta sensores e um algoritmo para criar um sistema “semelhante ao que se encontra nos automóveis inteligentes”. A companhia não apresentou grandes detalhes, mas esclareceu que esta tecnologia se chama ‘just walk technology’ (em tradução livre, ‘tecnologia para pegar e andar’) e promete revolucionar os supermercados do futuro.

Se mudar de ideias em relação a um produto, enquanto estiver a fazer as suas compras, basta voltar a colocar o mesmo na prateleira correspondente para que este seja retirado do seu carrinho de compras virtual.

Para já, o único supermercado Amazon Go que existe no mundo fica em Seattle, nos EUA, e está apenas aberto para funcionários da empresa, uma vez que decorre um período de testes.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]