Home / Estratégia Digital /

Como anunciar no Google Adwords para fazer publicidade na Internet

Como anunciar no Google Adwords para fazer publicidade na Internet

  

Nos últimos anos, muitos profissionais de Marketing Digital têm assentado as suas estratégias de comunicação em publicidade na Internet. A publicidade digital, ao contrário da publicidade televisiva, radiofónica e impressa, é a que apresenta atualmente as taxas de crescimento mais altas.

Porém, embora existam várias modalidades de publicidade na Internet, é a publicidade nos motores de pesquisa a que tem registado um maior crescimento, especialmente a que é feita através do Google Adwords.

Neste artigo é exatamente sobre o Google Adwords que falo, explicando primeiro em que consiste este sistema e apresentando de seguida um guia curto para entender como anunciar nesta ferramenta do Google.

Preparado? Vamos lá então. Mas antes clique aqui e obtenha seu código promocional do Google Ads.

O que é o Google Adwords?

Para quem não conhece, o Google Adwords é um serviço de publicidade online que permite a qualquer anunciante pagar para promover os seus anúncios através do Google. Esta ferramenta assenta essencialmente num modelo de publicidade Pay Per Click (Pago por Clique) que garante que o tráfego que entra no seu site é qualificado. Porquê? Porque todas as pessoas que encontram o seu site digitaram no Google certas palavras-chave pelas quais você está a pagar.

Uma vez que digitaram essas palavras-chave por interesse próprio, os utilizadores que recebem a sua página nos resultados de pesquisa terão interesse no seu conteúdo. E já imaginou os benefícios de aparecer na primeira página dos motores de pesquisas? Se o seu website contar com informação relevante e com qualidade, pode conseguir milhões de visitas e facilmente obter conversões positivas!

Há muito que a Internet deixou de ser um simples repositório de conteúdos isolados com fins meramente informativos. Atualmente, esta rede espalhada por todo o mundo serve de suporte ao mundo dos negócios e é uma ferramenta indispensável na construção de qualquer estratégia digital.

Mas, afinal, em que consiste este serviço da Google? O Google Adwords é o maior gerador de receitas da gigante da Internet e permite-lhe criar os anúncios que melhor se adequam ao seu nicho de mercado.

Por uma determinada quantia poderá construir a sua campanha e divulgar publicidade junto dos grupos relacionados com o seu negócio. Posteriormente, esses anúncios aparecerão no motor de busca da Google e em sites parceiros através do Google Adsense.

O Google Adwords possui, ainda, um sistema que lhe permite descobrir quais as palavras-chave mais procuradas na Internet. Sabendo o que as pessoas procuram poderá adaptar os seus conteúdos e aumentar a sua visibilidade no motor de busca.

Desta forma vai decerto melhorar a sua estratégia e saber previamente se o seu anúncio e os seus conteúdos terão ou não sucesso.

Se quer saber como aparecer no Google ou se está prestes a lançar uma campanha para começar a anunciar no Google Adwords, leia antes as nossas dicas para que consiga melhores resultados. Lembre-se que uma estratégia bem definida lhe poupará tempo e dinheiro.

Já de seguida neste post, aponto aquelas que acredito serem as 3 maiores vantagens de investir no sistema de publicidade do Google Adwords e porque lhe pode trazer os resultados que tanto procura.

Anunciar no Google Adwords é uma acção mensurável

Com o Google Adwords todos os aspectos da sua campanha de marketing são mensuráveis: o número de cliques, o número de impressões, a taxa de cliques (CTR), o número de conversões, a taxa de conversão, o custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA), e muito mais. Assim, torna-se extremamente fácil medir o retorno do investimento (ROI) e perceber se a estratégia está ou não a resultar.

Anunciar no Google Adwords não exige custos fixos

Um dos principais benefícios do Google Adwords é a flexibilidade do orçamento. Os utilizadores desta ferramenta só pagam quando alguém clica no seu anúncio (ou seja, você paga por clique) e é você quem determina exatamente quanto quer gastar numa campanha. Quanto está disposto a pagar para que o seu anúncio apareça aos utilizadores? As opções são ilimitadas.

Para além do mais, se está a trabalhar com profissionais qualificados, o desempenho da campanha será otimizado para que o custo do clique diminua gradualmente ao longo do tempo. Imagine que tinha investido 50 euros numa determinada palavra-chave mas que, com o passar do tempo, o Google reconhecia que a concorrência para essa palavra não era forte o suficiente para que fizesse um investimento tão alto.

O que acontece? O Google notifica-o e ajusta automaticamente o orçamento, para que possa na mesma ver um aumento no tráfego sem gastar tanto dinheiro.

Anunciar no Google Adwords confere valor ao seu conteúdo

O Google tem como trabalho apresentar os resultados mais relevantes como resposta à pesquisa dos cibernautas. Por isso mesmo, os anunciantes que pagarem grandes orçamentos de marketing não vão necessariamente obter as melhores posições nas páginas de pesquisa, nem o melhor ranking. Porquê? Porque o conteúdo importa sempre.

Cada vez que um utilizador procura uma palavra-chave no Google, acontece uma espécie de leilão entre os anúncios. Este leilão determina como serão organizados os resultados na página de pesquisa. Por exemplo, se está a pagar 10 euros para a palavra-chave “Marketing Digital” e o seu concorrente está a pagar 20 euros para a mesma palavra, isto não significa que o anúncio do seu concorrente fique necessariamente acima do seu.

O Google tem em consideração vários fatores ao determinar a classificação do anúncio. Se as suas campanhas do Google Adwords geralmente têm uma maior taxa de cliques do que a do seu concorrente, então a probabilidade do seu anúncio receber cliques é maior, já que vai ser indexado acima do seu concorrente.

Da mesma forma, o Google tem em consideração o seu site e a página para onde está a direcionar o tráfego pago (a página de destino). Se a qualidade da página de destino for mais relevante para a consulta de pesquisa do que a página de destino do concorrente, então vai-se suceder a mesma situação: o seu resultado aparecerá primeiro.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]