Home / Aplicativos /

Aplicativo MyTherapy: ideal para tomar remédio na hora certa

Aplicativo MyTherapy: ideal para tomar remédio na hora certa

 

O advento da Internet e de tudo o que ela possibilita é fantástico, não é? Afinal, conjuntamente com os smartphones e todo um conjunto de gadgets, temos hoje em dia opções para todos os gostos e que, acima de tudo, fazem face às diferentes necessidades de cada um. Em cada área, há nichos de mercado a surgir que vão quebrando as mais variadas indústrias de acordo com as diferentes carências e falhas humanas.

Aqui, trazemos um desses casos que – não se enganem – acaba por dar muito jeito e realmente facilitar a vida.

A aplicação, ou aplicativo em brasileiro, chama-se MyTherapy, já conta com mais de meio milhão de downloads e não tem parado de crescer nos últimos tempos. A app visa tornar-se uma referência posicionando-se como uma solução dentro das eHealth para resolver o problema da adesão ao regime medicamentoso.

Adesão ao regime medicamentoso: que importância tem, afinal?

Segundo dados de 2009 da Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% de todas as prescrições médicas não são seguidas corretamente. Ao não tomar os seus comprimidos corretamente ou simplesmente não tomar, o mais provável é que o tratamento não tenha o efeito desejado, principalmente quando se tratam de doenças crónicas.

Além disto, em termos monetários, estima-se que milhares de milhões de euros sejam desperdiçados por sistemas públicos de saúde e operadoras de saúde privadas em todo este processo: o número de doentes aumenta, o desperdício de medicações tomadas fora de horas contribuem, e por fim, o maior número de tratamentos necessários e todos os seus custos associados.

 

MyTherapy: um conceito simples, mas intuitivo

Não será difícil imaginar uma solução para esta questão, no entanto, não é assim tão simples materializar isto numa resposta efetiva. A MyTherapy, tenta agregar toda esta informação numa app com diferentes funcionalidades.

 

A app ajusta-se facilmente à sua vida e pode ajudar com isso. MyTherapy relembra que medicamentos deve tomar, a tempo e horas. Para além dos medicamentos, a aplicação permite que sejam registados sintomas relacionados com o tratamento atual e ajuda a melhorar o seu estilo de vida, lembrando de praticar exercício físico.

Os lembretes ajudam, servem diferentes tratamentos independentemente da sua complexidade, e vão desde medicamentos até alertas para fazer caminhadas ou outras atividades físicas, passando pelos registos de sintomas relevantes para o utilizador, ou medições como pressão sanguínea ou glicemia.

No final de todos estes registos, uma das funções mais bem elaboradas da app é a possibilidade de ter um relatório pdf com o progresso dos vários sintomas e medições, que pode ser mostrado ao médico e vai oferecer-lhe uma visão detalhada do que tem vindo a acontecer. Este relatório mostra dados e variações de todos os sintomas introduzidos, assinalando melhorias ou agravamentos.

Além de tudo isto a MyTherapy também faz a gestão dos stocks do paciente, alertando quando for necessário encher a prateleira dos comprimidos.

Mais, a app é considerada das mais seguras em termos de segurança, uma vez que não vende nem distribui a informação dos utilizadores a terceiros, o que muitas vezes não acontece no ramo das eHealth.

Com tudo isto, e apesar de o conceito ser simples, acaba por ser intuitivo – a aplicação tem-se revelado uma mais-valia para quem a usa, permitindo ter o tratamento na forma de uma simples lista de tarefas no seu dispositivo móvel.

Por último, a MyTherapy, que está disponível para iOS e Android, é totalmente grátis, não precisando de registo, sem anúncios e sem funcionalidades pagas dentro da app. Com mais de 15 línguas disponíveis – português incluído –, a app quer ser um assistente de saúde pessoal que ajuda no tratamento de cada utilizador e converte os tratamentos mais complexos em simples listas de tarefas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]