Home / Tecnologia /

10 artigos estranhos que podemos encontrar na Wikipédia

artigos estranhos

10 artigos estranhos que podemos encontrar na Wikipédia

E-Goi

A Internet é um lugar estranho às vezes. Com tanta informação a ser partilhada por utilizadores de todo o mundo – de diferentes culturas e sociedades – é normal que de vez em quando surjam conteúdos, no mínimo, bizarros.

A Wikipédia – um agregador de informação, moldado como uma grande enciclopédia que nem sempre é fiável – tem a particularidade de ser editada por utilizadores. Por isso mesmo, ao navegarmos neste site, é normal tropeçarmos em alguns factos errados… Ou em páginas que são simplesmente estranhas!

Para elaborar este post decidimos dar uma vista de olhos pela Wikipédia e encontrar aqueles que são os 10 artigos mais estranhos deste site. Os resultados são apresentados já de seguida.

10 artigos estranhos que podemos encontrar na Wikipédia

1 – A montanha russa da Eutanásia

eutanasia

O nome parece explicar-se por si mesmo. Como a Wikipedia tão delicadamente coloca, a montanha russa da Eutanásia é uma “montanha russa desenhada para matar os seus passageiros.” Como é que uma montanha-russa mata os seus passageiros? Por ser, teoricamente, a 10.ª estrutura mais alta alguma vez construída e os colocar a uma situação fisicamente insustentável. No início da viagem, os 14 passageiros passam dois minutos de viagem a subir até ao topo da primeira e única colina, antes de prosseguirem para a queda de 500 metros a 220 milhas à hora através de uma série de círculos cada vez menores. Este é um projeto apenas planeado que, obviamente, não foi concretizado.

2 – Lista de animais com diplomas fraudulentos

animais

Uma página no mínimo insólita: animais com diplomas fraudulentos. Nesta lista podemos mesmo encontrar um gato chamado George que foi capaz de se tornar um membro acreditado do Conselho de Neuro Linguistic Programming do Reino Unido. A página terá sido criada como crítica aos graus académicos fradulentos obtidos por inúmeras personalidades.

3 – A posição do papel higiénico

toiler-paper-orientation

Se sempre quis ler mais de 5000 palavras sobre a orientação do papel higiénico, vai de certeza adorar este artigo da Wikipédia. O artigo abrange todos os motivos por que devemos usar certa orientação do papel higiénico: desde politesse a melhorias tecnológicas à sociologia, psicologia e cultura popular. A parte mais bizarra de todo o artigo, porém, é que quando começamos a ler, é impossível parar.

4 – Henry Darger

henry-darger

Henry Darger passou 47 anos trancado dentro de um apartamento em Chicago a escrever maior obra de ficção da história do livro: uma obra com com 15,145 páginas manuscritas. O autor só deixava o apartamento para ir à Igreja. O título do livro era: In the Realms of the Unreal – The History of My Life Crazy House: Further Adventures in Chicago. Ufa, grande nome! O mais bizarro é que Henry Darger fazia acompanhar a história com ilustrações perturbadoras. Uma página estranha da Wikipédia mas ainda assim muito curiosa.

5 – A lista das listas das listas

list-of-lists-of-lists

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Sabia que existe um artigo na Wikipedia com uma lista de todos os outros artigos? Trata-se de uma lista das listas das listas, um artigo que funciona como uma espécie de índice para todo o site. Algo prático e que pode vir a dar jeito, mas que não deixa de ser estranho já que nos encontramos na era digital e com  Google conseguimos encontrar qualquer coisa.

6 – UVB-76

uvb76

Há um artigo na Wikipédia sobre a frequência de rádio UVB-76, na Rússia. Esta rádio emite um barulho constante e inexplicável desde 1982, que se tornou um apito na década de 1990 e mudou de frequência desde então. Para completar a sinfonia, sons tão aleatórios como uma parte de O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, e algumas mensagens criptografadas em código morse decoram o ruído branco de tempos a tempos. Para adensar o mistério, ninguém consegue perceber de onde vem o sinal.

7 – Clube de Bilderberg

club-bilderberg

Já ouviu falar do Clube Bilderberg? A Wikipédia explica aquele que é um dos segredos mais profundos da história norte-americana. Trata-se de uma reunião anual com mais de 150 magnatas da indústria, das finanças, da educação e dos media dos Estados Unidos e da Europa. Por outras palavras, é um chá da tarde do capitalismo ocidental, organizado desde 1954 para, entre outras coisas, evitar crises financeiras globais e guerras mundiais.

8 – Lista de parafilias

parafilias

Já ouvimos falar de fetiches sexuais por pés e umbigos: estes são alguns dos fetiches mais comuns. No entanto, a Wikipédia tem uma página que explora todos, inclusive os mais bizarros: as parafilias. Este é o termo usado para designar as preferências sexuais que não são socialmente aceites. Aqui incluem-se crimes graves que não têm nada de fascinante mas também fetiches tão inexplicáveis como a “pirofilia”, atração pelo fogo, ou a “plushofilia”, atração por ursos de peluche.

9 – Air Guitar

air-guitar

Este é possivelmente um dos artigos mais ridículos que vimos na WikipédiaAir Guitar. Gostava de tocar guitarra sem, na verdade, tocar guitarra? E de ganhar prémios a fazer isso? Bem, de acordo com este artigo, é isto mesmo que é o air guitar. E melhor! O artigo conta com uma lista de campeões desta estranha modalidade.

10 – Prostituição entre animais

animais

É normal que esteja de olhos arregalados depois de ler este subtítulo. Porém, uma vez mais, este é o tema de um dos artigos da Wikipédia. Pelos vistos, inúmeros animais – como pinguins e chimpazés – prostituem-se para negociar com outros animais da mesma espécie e conseguirem assim alimento.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]