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Autocarros elétricos a circular na Alemanha com tecnologia portuguesa

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Autocarros elétricos a circular na Alemanha com tecnologia portuguesa

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Não há dúvidas de que a tecnologia é impressionante, podendo impactar as nossas vidas de múltiplas formas. Enquanto muitos continuam a trabalhar para um futuro cada vez mais tecnológico, outros começam a assegurar que tal futuro se concretiza, fazendo passar das maquetes para a vida real projetos promissores. Por cá, como começa a ser hábito, cabe-nos propagar estas excelentes notícias.

O início desta história começa com o Centro de Competência para a área dos autocarros elétricos da Siemens Portugal. Este departamento, localizado em território português, desenvolveu uma nova tecnologia que permite que autocarros fiquem totalmente carregados em apenas seis minutos.

Mesmo que esta tecnologia não esteja ainda a ser usada em Portugal, a Hamburguer Hochbahn AG já pôs a circular na cidade de Hamburgo, na Alemanha, três novos autocarros elétricos, todos eles com o novo sistema de carregamento da Siemens, tanto no veículo como na estação de alimentação.

A grande particularidade que está a dar que falar sobre esta tecnologia é que permite que os seus autocarros fiquem carregados na totalidade em cerca de seis minutos. Cada terminal da linha 109 da cidade de Hamburgo – onde estão a circular os autocarros e onde estão implementados os carregadores – está equipado com duas estações de carregamento, com uma capacidade de 300 kW cada. Estas estações conseguem fornecer, aos autocarros, energia suficiente para garantir a circulação durante todo o dia.

Em declarações ao jornal Observador, João Santos – responsável de engenharia do departamento de Tecnologia e Inovação para Autocarros Elétricos da Siemens – explicou que “os autocarros são carregados nas paragens, através do contacto entre um pantógrafo, que está colocado num poste ao lado da estação, e o barramento colocado no tejadilho do veículo”.

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Dessa forma, o carregamento do veículo acontece sempre numa das estações evitando a instalação de infraestruturas de energia ao longo do percurso. Os autocarros vão simplesmente recuperando energia ao longo do percurso. O vídeo que se encontra acima permite perceber melhor todo este processo.

Mais espetacular ainda é o tempo de carregamento de um veículo: basta 6 minutos para que reponha a sua bateria e fique pronto de novo a repetir a viagem. Ainda assim, uma vez que não é recomendável levar a bateria ao limite da sua capacidade, os carregamentos acontecem quando a bateria se encontra entre os 50% os 90%.

O mesmo sistema que está implementado em Hamburgo já foi fornecido pela Siemens à Suécia e ao Canadá. Também a Noruega, o Reino Unido, os Estados Unidos e França já mostraram interesse neste tipo de sistema. Em Portugal, a hipótese de usar tal tecnologia encontra-se a ser analisada por operadoras de transportes públicos.

Os benefícios da implementação de um sistema semelhante ao de Hamburgo passam pela melhoria da qualidade do ar nas cidades (uma vez que não existe emissão de gases poluentes), pela diminuição de custos devido ao tipo de energia que é utilizada, assim como pelos preços mais baixos no que toca à manutenção.

 

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