Home / Tecnologia /

Automóveis: Apple e Google querem Internet sobre rodas

Automóveis: Apple e Google querem Internet sobre rodas

 

A corrida já começou. A partir de 2014, as grandes empresas da Internet e das telecomunicações começaram a trabalhar na criação de softwares específicos para o segmento automóvel. O objetivo é criar Internet para carro, capaz de proporcionar uma experiência de condução, no mínimo, diferente.

Já pensou na quantidade de tempo que perde dentro do seu automóvel? Imagine, por exemplo, se pudesse enviar mensagens só com um comando de voz ou se fosse possível aceder à Internet com a mesma facilidade com que muda uma música no auto-rádio. Se acha que esta realidade está longe de acontecer, pois desengane-se. Leia este artigo e saiba o que esperar da Apple e da Google para o mundo dos automóveis inteligentes.

Um estudo norte-americano comprovou que escrever SMS’s enquanto conduz, aumenta a probabilidade de acidente em 23 vezes. Por sua vez, números da Guarda Nacional Republicana (GNR) indicam que cerca de 42% da sinistralidade na estrada se deve distrações, entre as quais as causadas por telemóvel.

Preocupadas com estes números e reconhecendo novas exigências do mercado, as gigantes da Internet propuseram a integração do mesmo mecanismo nos automóveis sem que sejam precisos telemóveis ou smartphones. O objetivo é tornar os carros inteligentes, dando-lhes todas as ferramentas que estariam ao seu alcance, como se estivesse em frente a um computador – e-mail, chamadas, música, vídeo, entre muitos outros.

As possibilidades são inúmeras e prometem criar toda uma nova experiência de condução. Poderá, por exemplo, ter a companhia de qualquer pessoa via skype, despachar rapidamente uma qualquer tarefa com um simples comando de voz, ou saber as informações de trânsito em tempo real. Enquanto aguarda numa fila de espera, poderá entreter-se com uma qualquer aplicação ou então poupar tempo e fazer as compras que faria no fim-de-semana.

Google: Android M

A Reuters noticiou recentemente que a Google está a trabalhar no Android M, o sistema operativo pensado para a integração nos automóveis. Ao contrário do já existente Android Auto, esta nova ferramenta não necessitará de estar ligado a um smartphone compatível.

Um sistema streaming permitirá ouvir música, ter acesso a mapas e outras aplicações para utilizar durante a condução ou enquanto os automóveis estiverem parados. Embora ainda não haja uma data confirmada, espera-se que o sistema seja lançado dentro de um ano.

Ainda assim, fontes da Reuters indicam que existem vários desafios a ultrapassar, desde tecnológicos – de integração do sistema nos automóveis – a negociações, já que várias  marcas colocam reticências a substituir as interfaces de origem.

 

Apple: CarPlay

A Apple possui já o CarPlay. Até à data, o sistema apenas funciona juntamente com um dispositivo móvel, mas sabe-se que a empresa está já a trabalhar numa tecnologia de bordo  independente para automóveis. A marca já possui contratos com marcas como a Hyundai, a Nissan e a General Motors, o que poderá facilitar o processo de integração da Internet nos automóveis.

O CarPlay é compatível com os modelos de iPhone 6Plus, 6, 5s, 5c e 5. Basta ligar o telemóvel para poder explorar uma série de recursos, desde envio de mensagens por comandos de voz à utilização de uma série de ferramentas com todas as funcionalidades e mais algumas.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Afinal, como surgiu a Internet?

Project Loon: Balões que levam a Internet a todo o mundo

Facebook e Google ajudam a combater a Ébola

OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]