Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Este avô usa o Instagram para partihar desenhos com os netos

avô

Este avô usa o Instagram para partihar desenhos com os netos

Chan Jae Lee, um homem de nacionalidade coreana que reside no Brasil, está a dar que falar na Internet por ter usado o Instagram de forma criativa para interagir com os seus netos. Ao longo dos próximos parágrafos vamos contar a história deste avô “muito à frente” que, acima de tudo, gostava de unir a sua família dispersa pelo mundo.

Durante os primeiros anos da sua reforma a principal ocupação de Chan Jae Lee era o de levar os seus netos à escola. Esta rotina sofreu uma alteração drástica quando, um dia, a filha e o marido decidiram deixar o Brasil para regressar à Coreia do Sul.

Inicialmente, Chan Jae Lee adotou um comportamento melancólico, passando grande parte dos seus dias a ver televisão. Frustrada com o comportamento do marido, a esposa de Chan Jae Lee percebeu que algo tinha de ser feito para mudar a situação. Como? Após falar com o filho Ji Lee, residente em Nova Iorque, percebeu que a inércia do marido poderia ser combatida através de um dos seus hobbies: o desenho.

A questão é que Chan Jae Lee não gostou particularmente da ideia.

avo-int

Mas tudo mudou quando Ji Lee teve o seu primeiro filho e deu um novo neto ao pai. Ao visitar o mais recente membro da família, Chan Jae Lee perguntou ao filho: “O que será que o teu filho vai ser quando crescer?”. Ji Lee ficou intrigado com aquela pergunta e respondeu com uma outra: “Porque queres saber isso?”.

Foi então que Chan Jae Lee confessou o que tanto o atormentava: “Talvez já não esteja aqui quando ele for crescido”. Ainda que tenha ficado triste com esta resposta, Ji Lee percebeu que tinha uma oportunidade para despertar a chama que tanto queria reavivar no pai: “E se fizesses desenhos para que os teus netos te pudessem conhecer melhor no futuro, publicando-os numa conta do Instagram?”

Foi assim que nasceu o drawings_for_my_grandchildren, uma conta do Instagram com dezenas de ilustrações e fotografias feitas por Chan Jae Lee. A conta assume-se como a pegada digital que este avô espera deixar para os netos quando, um dia, já não estiver cá. As publicações incidem sobretudo em desenhos do dia-a-dia do avô no Brasil mas também é possível encontrar imagens com referência direita aos netos, à família e até mesmo a tradições coreanas. A forma inteligente como os desenhos são publicados permite que uma família dispersa pelo mundo esteja unido por algo digital.

Os desenhos de Chan Jae Lee já deram mesmo lugar a uma exposição e alguns desenhos estão a ser vendidos e a arrecadar dinheiro para que o avô possa visitar os netos com mais frequência. Todos os dias é feita uma nova publicação no Instagram e, entretanto, o número de seguidores, que era de aproximadamente mil pessoas, disparou e não para de aumentar. A família, entretanto, tem mantido contacto quase todos os dias.

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *