Home / 5º P - Promoção /

O que é e como pode aumentar a Awareness para a sua marca?

awareness

O que é e como pode aumentar a Awareness para a sua marca?

 

O universo do marketing está preenchido com muitos conceitos que assumem diferentes significados. No Estratégia Digital temos procurado dar o nosso melhor para “destrancar” todos estes significados ocultos e hoje é isso que voltamos a fazer, mas desta vez para lhe falarmos de Awareness.

Para quem não se encontra familiarizado com o termo, Awareness é o temo em inglês, utilizado em marketing, serve para designar o estudo da perceção do consumidor relativamente a produtos e, principalmente, a marcas. Trata-se de um termo normalmente utilizado em psicologia, usado nesta área para se referir ao conhecimento sobre o comportamento de um determinado grupo.

Tratando-se de um processo crucial ao longo de toda a vida da marca, e especialmente na fase inicial em que penetra no mercado, a Awareness está associada a funções de identidade de marcas na memória dos consumidores, servindo para quantificar a forma como os consumidores identificam a marca em condições diversas.

A percepção da marca é especialmente importante quando queremos definir a capacidade dos consumidores de diferenciar corretamente a marca à qual tenham sido expostos anteriormente. No entanto, isto não implica necessariamente que todos os consumidores identifiquem o nome da marca. Há muitas marcas que têm vindo a trabalhar a componente sensorial (visual, auditiva, olfativa entre outros), assunto do qual falamos já no nosso blog, e que contribui para formar Awareness.

Olhando para o mercado publicitário, verificamos que as campanhas publicitárias resultam da união de vários recursos de comunicação e de estudos segmentados que são estrategicamente medidos para o alcance dos objetivos de uma marca no mercado: mas todos acabam por conduzir a Awareness.

Antes de ser tomada qualquer decisão ou se iniciar seja que tipo de processo for, é necessário conhecer em primeiro lugar o público para o qual nos dirigimos e medir se existe conhecimento suficiente para entender as suas necessidades: é importante que a marca perceba o que quer consumir, o que não quer consumir, quais as suas expectativas e como age em concordância face à comunicação da marca.

Como medir Awareness?

A Awareness está dependente de estudos de mercado que permitem conhecer o consumidor e que tipo de comportamento tem face a determinadas marcas. Para obtermos dados sobre a Awareness, é necessário entender e descobrir que marcas as pessoas conhecem mas, sobretudo, quais são aquelas que levam consigo para casa. Basta por exemplo irmos a uma grande superfície comercial para sermos confrontados com este desafio que tanto diz sobre a Awareness de marcas.

Ao ir até ao corredor onde se encontra à venda uma gama variada de pasta de dentes, como vai tomar a sua decisão? É normal que conheça as marcas no expositor, mesmo que nem tenha de olhar para os seus logos. A Colgate, a Aquafresh, a Sensodyne, entre outras. Mas cada uma destas marcas se fragmenta depois em muitos produtos distintos: pastas branqueadoras, pastas anticalcário, pastas para combater cáries, e por aí fora.

 

Por vezes, escolhemos a pasta de dentes que se encontra em promoção. Noutros casos vamos para a marca com o qual já estamos satisfeitos porque a sua qualidade se ajusta ao preço. E existe ainda as ocasiões em que a nossa pasta habitual está esgotada e somos forçados a levar outra. A perceção que temos de cada marca vai ditar porque a levamos ou não.

O que nos leva então ao consumo: como é que as marcas são consumidas pelos clientes? Esta é uma pergunta extremamente pertinente, que vai permitir à marca perceber se a perceção que está a refletir para o mercado se adequa ao tipo de consumo que está a ser dado pelos consumidores.

Atenção: como sempre no Marketing, cada caso é um caso e existem sempre variações e adaptações dos estudos de Awareness que dependerão do objetivo de cada empresa. Todavia, é interessante constatar que com algumas perguntas e a medição dos resultados se consegue traçar um perfil do público alvo de maneira mais assertiva, podendo inclusive encontrar o diferencial para a marca que está a promover ao dar ênfase à exclusividade e benefícios dos produtos.

Para que serve?

Após toda a informação que acabamos de partilhar consigo, já se torna mais fácil perceber qual a utilidade do Awareness para a marca. Através do levantamento destes dados acerca dos consumidores e potenciais clientes, é possível melhorar a própria marca, a sua imagem e a comunicação que está a transmitir.

No entanto, não use tais resultados de forma preguiçosa ou inconsciente. Se tem agora uma oportunidade para melhorar o seu posicionamento no mercado, faça os investimentos necessários em inovação e produção para otimizar também a oferta que está a disponibilizar aos seus clientes.

Ao medir a perceção do público consumidor, o Awareness funciona ainda como uma excelente bússola para a criação de uma campanha publicitária, uma vez que desvenda praticamente todas as questões pertinentes sobre a aceitação de um novo produto na conceção do público face à concorrência.

No que toca à publicidade, o estudo do Awareness tem contribuído em múltiplos casos para a  redução de custos de criação, produção e divulgação das campanhas, que muitas vezes se focam na comunicação visual e não atingem os resultados que a empresa precisa de alcançar..

Mais do que resultados, investir nos estudos de Awareness também é uma forma de garantir a estabilidade de uma marca e de identificar oportunidades que muitas vezes não são aproveitadas no momento certo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]