Home / Jornalismo Digital /

Ayan Qureshi tem 6 anos e já é técnico de informática

Ayan Qureshi

Ayan Qureshi tem 6 anos e já é técnico de informática

 

E se lhe disséssemos que um rapaz de Coventry se tornou no especialista de computadores mais novo do mundo? Esta criança, que vive em Inglaterra, chama-se Ayan Qureshi e é atualmente um Profissional Certificado da Microsoft, depois de ter passado o complicado e longo exame imposto pela companhia quando tinha apenas 5 anos.

Atualmente com seis anos, Ayan Qureshi – cujo pai é também um consultor de Tecnologias de Informação – estabeleceu a sua própria rede de computadores em casa. Numa entrevista exclusiva à BBC, a criança contou como achou o exame particularmente difícil mas como, ao mesmo tempo, se entreteve. Agora, apesar da tenra idade, espera vir um dia a criar um centro tecnológico com base no Reino Unido, que funcione em moldes semelhantes ao de Sillicon Valley.

Ayan Qureshi: como começou este interesse pelos computadores?

“Havia perguntas de escolha múltipla, perguntas de arrastar e largar, perguntas de pressão e perguntas com cenários para resolver”, respondeu Ayan, quando questionado sobre o exame a que se submeteu.

Entretanto, o pai, Asim Qureshi, que supervisionou este interesse do filho e o ajudou a preparar para o exame, admite que a parte mais difícil foi “explicar a linguagem do teste a uma criança de cinco anos”. Felizmente, graças à sua fácil compreensão e “boa memória”, Ayan foi ao exame e safou-se bem.

A primeira vez que Ayan Qureshi teve contacto com um computador aconteceu aos três anos de idade. Por essa altura, o pai deixava-o brincar em velhos computadores, ensinando de forma didática o que eram discos rígidos e placas mãe. “Percebi  que o quer que lhe contasse, ele ia recordar no dia seguinte, portanto comecei a dar-lhe mais informação”, admitiu Asim.

 

“Demasiada computação nesta idade pode criar um efeito negativa, mas no caso do Ayan foi uma oportunidade”, insistiu Asim.

Entretanto, Ayan tem o seu próprio computador em casa e criou ele mesmo uma rede computorizada. Por dia, passa cerca de duas horas a aprender mais sobre o sistema operativo e a instalar novos programas.

Ao chegar ao exame da Microsoft, os examinadores discutiram a idade de Ayan, acreditando que era demasiado novo para se candidatar. Ainda assim, Asim assegurou que o filho seria bem-sucedido no teste se lhe fosse dada oportunidade para o fazer, Relembramos que este é um exame aplicado a pessoas que se querem tornar técnicos de Tecnologias de Informação.

A mãe, Mamoona Qureshi, também está orgulhosa do filho mas garante que não quer que Ayan Qureshi se distinga por quebrar recordes todos os dias.  “Quero que faça o melhor que puder com a sua vida”, admite. A família Qureshi é natural do Paquistão mas mudou-se para o Reino Unido em 2009.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]