Home / Aplicativos /

Teste o seu website com estes 3 Backlink Checkers

backlink

Teste o seu website com estes 3 Backlink Checkers

 

O SEO não é uma ciência exata e existem mesmo ligeiras divergências entre especialistas. Enquanto uns valorizam mais uns parâmetros de otimização, outros preferem dar destaque a outros. Todavia, apesar das diferenças, há um ponto de concordância entre todos: os backlinks são e vão continuar a ser muito importantes.

Se tem acompanhado o nosso blog, certamente sabe que já dedicamos alguns artigos ao link building. Para relembrar o assunto, digamos apenas que esta é uma estratégia que tem por base a construção de uma cadeia de ligações (internas e externas) que suportam o nosso website e lhe atribuem uma maior autoridade.

E é precisamente a esta última palavra – “autoridade” – a que devemos dar destaque. Porquê? Porque é esse o objetivo do link building. Através de backlinks que apontam para o nosso site, recebemos maior reconhimento aos olhos do Google que, automaticamente, nos atribui um melhor PageRank. O que é que isto significa? É simples: quanto maior for o nosso PageRank, maiores são as possibilidades de passarmos à frente dos nossos concorrentes nos resultados de pesquisa do Google.

Qual a utilidade dos Backlink Checkers?

Os Backlink Checkers são ferramentas online que nos permitem analisar a estrutura de links do nosso site. É através deles que podemos ver facilmente quantos links internos possuímos, quantos links externos temos no nosso site e quantas pessoas estão a apontar para nós.

O número de backlinks é importante, já que quantos mais tivermos maior será a nossa autoridade. Ainda assim, quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade. Queremos dizer com isto que não serve de nada (e pode ser prejudicial) possuir uma série de links que reencaminham para sites não relacionados.

O exemplo pode parecer improvável, mas imaginemos que tem um website para crianças e decide colocar um link para um website do segmento adulto. Em vez de se tornar proveitosa, a relação entre os dois websites será prejudicial porque estará a confundir o Google.

 

Existem dois tipos de backlinks: o backlink dofollow (ou norml) e o backlink no follow. Os primeiros dão indicação ao Google para que este leia a relação entre os websites; os segundos dizem ao Google que não rastreie essa ligação. A grande diferença é que ao selecionar backlinks nofollow não está a transferir autoridade para outros sites. Isto é vantajoso, por exemplo, se vender produtos de afiliados e não quiser dar mais pontuação à página de captura já que, nos resultados do Google, ela será sua concorrente.

Para o ajudar, apresentamos abaixo uma lista de 3 Backlink Checkers gratuitos e que pode usar quando quiser para analisar e reformular a sua estratégia de link building.

AHrefs

O AHrefs é uma ferramenta que lhe permite analisar todos os sites que apontam para as suas páginas. A ferramenta tem opções pagas, mas possui uma versão gratuita bastante eficaz e com soluções avançadas. Basta entrar, colocar o URL do seu site e ver dados como o número de páginas rastreadas, o número total de backlinks e a qualidade desses backlinks. Também pode ver o conteúdo mais forte e ver o seu desempenho nas redes sociais.

SEO Majestic

O SEOMajestic é a maior base de dados de link intelligence do planeta. Através desta ferramenta poderá perceber o estado do link building do seu website e colmatar todas as suas fragilidades. Só precisa de criar uma conta gratuita para que consiga ter acesso a números que seguramente lhe serão muito úteis. Posteriormente, deve analisar os números e aplicar estratégias em conformidade.

Backlink Watch

O aspeto pode nem ser o mais apelativo, mas a ferramenta é grátis, extremamente simples e muito funcional. Basta colocar o URL do seu site para perceber quais os sites que estão a apontar para si. O Backlink Watch pode ser utilizado para encontrar fóruns, concorrentes ou sites relacionados com o seu nicho de mercado. O raio x completo pode demorar alguns minutos, mas ficará com uma lista de backlinks bastante úteis.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]