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Como o Marketing Digital catapultou esta Barbearia para o Sucesso

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Como o Marketing Digital catapultou esta Barbearia para o Sucesso

Blog Mário Caetano

Não é todos os dias que ouvimos histórias de sucesso digital por parte de pequenos negócios tradicionais que, decididos a quebrar as barreiras que o separam do digital, decidem dar alguns passos nesse sentido e revolucionam completamente o negócio e o seu desempenho. Ainda assim, ao longo dos próximos parágrafos, é exatamente uma história deste género que vamos contar.

No Blog Estratégia Digital estamos a sublinhar constantemente a necessidade de levar os negócios para o meio digital. Até mesmo os negócios mais pequenos, que podem existir dentro de comunidades há décadas ou até mesmo há mais de um século, podem obter excelentes resultados por intermédio da Internet: seja redes sociais, um site ou simplesmente um blog.

Mas a verdade, como sabemos, é que muitas empresas locais ainda não reconhecem o potencial da Internet e deixam de lado o marketing digital como estratégia de promoção. Basta pensarmos na nossa área de residência para apontarmos rapidamente alguns negócios que se querem manter longe desse “universo”: mercearias, lavandarias, floristas, churrasqueiras, barbearias…

E é exatamente de barbearias que falamos hoje ou, mais especificamente, de uma barbearia em especial. Partindo do pressuposto de que o Marketing Digital pode e deve ser um forte aliado para qualquer empresa local, o negócio BarBearia utilizou uma estratégia de vídeo marketing através da Internet e, de um dia para o outro, triplicou o número de clientes. Não há nenhuma magia ou efeito de especial nesta estratégia: tudo se deu a uma comunicação certeira, suportada por um investimento incrivelmente baixo.

A história de sucesso da BarBearia

Se é homem e tem barba, vai sentir especial empatia com este caso. Se é mulher, vai provavelmente reconhecer o seu marido ou amigos na história da BarBearia. Como todos sabemos, e o próprio senso comum nos diz, a maioria dos homens não se sentem muito confortáveis em frequentar salões de beleza cheio de mulheres e assuntos femininos.

Durante muitas décadas as barbearias completamente foram esquecidas e os homens interessados em cuidar da aparência passaram a frequentar, mesmo que sem entusiasmo algum, salões de beleza femininos ou unissexo.

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Identificando-se neste situação, Miguel – o gerente da BarBearia – reconheceu uma oportunidade de mercado e percebeu rapidamente que podia intervir. Assim, arriscando tudo, deixou o seu trabalho para abrir a BarBearia, um local personalizado para homens que desejam fazer barba, cabelo e bigode no melhor estilo, com direito à toalha quente e chopp artesanal.

Todavia, ao contrário de pequenos negócios tradicionais de rua, Miguel percebeu que o sucesso estava dependente da aplicação de uma estratégia digital. E a verdade é que a sua ideia, que não exigiu grandes custos, obteve resultados muito melhores do que as expectativas previstas para o negócio. A estratégia envolveu a publicação do vídeo que publicamos abaixo:

Neste vídeo simples, de apenas 3 minutos, é divulgado e vendido o conceito da BarBearia. Em vez de falar simplesmente sobre a sua BarBearia, Miguel, que assume aqui o papel de ator principal, trabalha a dor do seu público-alvo e encena a vida de um homem que não se sente confortável dentro de um salão feminino e encontra na BarBearia a solução para o seu problema.

Os resultados? Bem, além das milhares de visualizações recebidas, simplesmente 40 minutos depois da publicação do vídeo o telefone já estava a tocar e a BarBearia a ficar com uma agenda preenchida. Passada uma semana, o vídeo estava a alcançar o pico dos 6 milhões de visualizações e a ser partilhado por todo o lado, tanto nas redes sociais como na imprensa.

 

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