Home / E-mail Marketing /

Combata as 3 barreiras estruturais ao marketing digital

barreiras estruturais

Combata as 3 barreiras estruturais ao marketing digital

 

O investimento em estratégias digitais por parte das empresas portuguesas é ainda muito reduzido, apesar de se verificar uma tendência para o crescimento. As empresas continuam a fazer baixos investimentos e a relegar o online para segundo plano, sobrestimando as potencialidades que o meio tem para oferecer.

Ainda assim, entre as empresas que procuram investir no Marketing Digital, verifica-se um aumento do uso de ferramentas. Apesar de fazerem mais do que as empresas que não investem no digital, o uso das redes sociais, e-mail marketing e até mesmo publicidade na web nem sempre resulta.

Atenção: hoje mais de 2/3 das empresas estão presentes nas redes sociais. Este é um facto. Ainda assim, o uso que fazem destes e outros canais não surte resultados. Porquê? A resposta é simples: o uso superficial destas ferramentas.

O que acontece, por norma, quando uma empresa cria uma página no Facebook?

1 Gerar comunidade de fãs (85% das empresas a cita este objetivo como sendo o seu principal);

2 – Realização de concursos e promoções (69%);

3 – Apenas 12% das empresas desenvolve métricas próprias de análise de resultados

Isto só prova que, apesar dos esforços para investir mais no digital, é necessária uma estratégia delineada que não tenha apenas como metas os objetivos acima. Aliás, nota-se que as empresas atravessam uma espécie de fase experimental, procurando testar diferentes ferramentas. Ainda não amadureceram.

Se 70% das empresas aumentar o investimento na área digital nos próximos anos, tal como previsto, a situação do digital em Portugal pode mudar significativamente.

“The Money Is In The List

AWeber proves it to thousands of businesses every day.

 

Learn how email marketing software
can get you more sales, too.

As 3 barreiras estruturais ao digital

Para além da falta de investimento no mercado digital, existem atualmente 3 barreiras estruturais que dificultam o desenho de uma estratégia digital. Ainda assim, com as metodologias corretas e a orientação de profissionais, é possível combater estas entraves.

1 – Insuficiente know-how digital – Quando falamos de digital, falamos de um conceito muito complexo, recente e repleto de novidades alucinantes. Sem um conhecimento das ferramentas, dos canais e das respetivas potencialidades é difícil definir uma estratégia de abordagem. Se procura realmente resultados, recorra a profissionais que estejam dentro da área do digital há alguns anos.

2 – Processos e idiossincrasias de mercado – A segregação da compra da criatividade e dos meios separa competências que no meio digital têm de viver juntas. Atualmente, as empresas definem a sua estratégia de marketing, subcontratam a compra de meios às agências de meios e os conceitos de comunicação a agências criativas.

3 – Inexistência de frameworks ou metodologias publicadas que ajudem a estruturar o desafio da estratégia digital – Ao contrário da estratégia empresarial ou militar, onde existem vastas referências, na temática digital ainda não existem muitos modelos fáceis de adotar. No Brasil, a Metodologia 8 Ps, de Conrado Adolpho, tem registado sucesso e começa agora a ser aplicada por empresas portuguesas.

Se procura resultados para a sua empresa, potencializando os recursos online, lembre-se: invista em profissionais que sejam capaz de delinear uma estratégia para o seu negócio.

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:

Qual a situação do Marketing Digital nas empresas portuguesas?

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

O que vai aprender no Curso 8Ps do Marketing Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]