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Canva: a ferramenta gratuita perfeita para quem não é designer

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Canva: a ferramenta gratuita perfeita para quem não é designer

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O meio digital está a tornar-se cada vez mais exigente. Se há alguns anos a maior parte dos sites descurava ou relegava para segundo plano o design e aspeto visual dos seus conteúdos – seja mesmo na front page do website, num blog ou até mesmo nas redes sociais – hoje a realidade é já bastante distinta.

A necessidade de trabalhar a “atração” de uma página é crucial para reduzir taxas de rejeição e assegurar que a audiência se sente confortável com a oferta do site e, consequentemente, se converte num consumidor.

No entanto, a nossa experiência profissional e a de clientes com quem trabalhamos diariamente permite-nos identificar uma preocupação comum no que toca ao design: como incluir no orçamento de uma empresa os custos de design? Muitos profissionais admitem não ter margem de manobra a nível financeiro para fazer este tipo de investimentos em conteúdos visuais, ainda que reconheçam o retorno que tal ação pode trazer no futuro.

É neste contexto que temos vindo a sugerir a utilização do Canva. O Canva é uma ferramenta de design de conteúdos gráficos idealizada para qualquer tipo de pessoa, particularmente para quem não domina os softwares de edição como o Photoshop.

Utilizada quer por designers amadores e profissionais, quer por agentes de áreas totalmente distintas, o Canva coloca no seu ecrã as ferramentas de que realmente necessita para produzir conteúdos atrativos e cativantes.

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Canva: como usar eficazmente esta ferramenta?

Não há razões para não utilizar o Canva. Antes de passarmos para uma análise mais detalhada da interface desta ferramenta, é importante que perceba o alcance deste serviço.

A empresa foi fundada em 2012, na Austrália, inspirando-se na necessidade que mencionamos já acima: criar uma forma fácil de produzir conteúdos visuais atraentes sem possuirmos necessariamente competências na área do design. A partir daqui, a forma como se foi estruturando ao longo dos anos e incorporando novos serviços surgiu sempre em necessidade do consumidor que anseia por conteúdos atraentes, simples e baratos.

Por isso mesmo, à semelhança de outras ferramentas, a Canva funciona com um sistema de “arrastar e largar”: basta utilizar o seu rato para organizar as imagens no ecrã e os vários elementos que compõem o seu design. Entretanto, o facto de não cobrar qualquer tipo de preço pela utilização do serviço – exceto em certos templates cujos preços rondam 1 dólar – vem apenas reforçar o argumento de que não há razões para não usar esta plataforma.

Todavia, uma das particularidades que tornam o Canva tão único e profissional é que podemos, assim que acedemos à sua interface, selecionar o tipo de conteúdo que queremos produzir e a partir desse momento em diante usar um template ajustado ao que idealizamos. E não importa de que tipo de conteúdo estamos a falar: pode ser para um material que quer colocar na Internet ou para algo que deseja imprimir.

Para esclarecer melhor os nossos leitores decidimos listar abaixo os diferentes templates disponibilizados pela Canva:

 
  • Templates para Posts nas Redes Sociais (Twitter, Pinterest, Facebook, Tumblr, Instagram e Linkedin)
  • Templates para Documentos (Cartas, Apresentações, A4, Revistas, Certitifcados, Currículos, entre outros)
  • Templates para blogs e livros (E-books, Wallpapers, Capas de livros, infografias, capas de álbuns, entre outros)
  • Templates para conteúdos de Marketing (Flyers, posters, menus, cartões de visita, cupões de desconto, logotipos, entre outros)
  • Templates para cabeçalhos de redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter, Google+, entre outros)
  • Templates para eventos (Postais, convites de casamento, convites, cartões, anúncios, entre outros)
  • Templates para anúncios (Facebook Ad, Banners, entre outros)

Muitas opções para as muitas necessidades que surgem diariamente a empresas e indivíduos! Após navegar pelo menu de templates e encontrar aquele que melhor se ajusta às suas necessidades, basta seleccioná-lo. A partir desse momento começa a parte mais divertida… a edição!

Existem muitos recursos ao seu dispor para produzir o conteúdo que deseja. Como poderá ver na imagem abaixo (correspondente ao template de Publicação para Instagram) tudo começa com um espaço em branco. No entanto, cabe-lhe a si trabalhar esse espaço, alterando-o conforme a sua necessidade.

Como? Bem, não há espaço para complicações! Na barra lateral esquerda existem várias opções à sua disposição:

  • Search – Esta primeira opção permite-lhe pesquisar entre as muitas fotografias que existem na biblioteca do Canva. Basta digitar um termo associado à ideia que tem em mente para receber centenas de resultados! Entre uma variedade de imagens gratuitas ou com um preço de 1 dólar, tem muito por onde escolher!
  • Layouts – Como vai ajustar todos os elementos visuais? E que estilo tem idealizado? Um layout poderá responder a esta questão. Existem inúmeros layouts grátis e também algumas opções pagas.
  • Elements – A opção de Elements ajuda-o a encontrar elementos que sustentem o seu trabalho. Estamos a falar de imagens gratuitas, separadores, ícones, ilustrações, linhas, gráficos, entre outros.
  • Text – E como o texto é uma importante componente de muitos trabalhos de design o Canva reserva-lhe um espaço exclusivo. Aqui poderá divertir-se a experimentar diferentes tipos de letra, procurando aquela que melhor se ajusta ao seu conteúdo.
  • Background – O Background ajuda-o a tratar do fundo do seu conteúdo. Como o idealiza? Uma cor apenas? Várias? Ou um padrão? A escolha é sua, mediante as opções sem fim que pode encontrar, explorar e testar.
  • Uploads – Por fim, a opção Upload dá-lhe a possibilidade de trazer para o Canva algumas imagens e elementos que não façam parte da biblioteca da ferramenta. Pode importar diretamente imagens que tem no computador, no Facebook ou até mesmo em trabalhos realizados anteriormente na plataforma.

Assim que terminar de produzir o seu conteúdo, pode dirigir-se à barra superior e fazer download do ficheiro para o seu computador (em quatro tipo de formato diferentes) ou partilhar diretamente nas redes sociais.

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Exemplos de trabalhos gráficos que fizemos no Canva para a BEAT DIGITAL

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