Home / Aplicativos /

Chromecast: do smartphone para o ecrã da televisão

Chromecast: do smartphone para o ecrã da televisão

E-Goi

Numa altura em que muito se fala de Internet das Coisas, óculos que são verdadeiros computadores e relógios com funções semelhantes às de um telemóvel, trazemos-lhe um pequeno dispositivo que poucos conhecem, mas que tem conquistado a maioria dos que lhe dão uso. Já ouviu falar do Chromecast, da Google?

Disponível no mercado desde julho de 2013, o Chromecast é um adaptador com o tamanho de uma pen. A ideia é simples, basta ligá-lo à televisão para que possa estabelecer uma conexão via streaming entre o aparelho e o seu telemóvel. A partir daí terá total controlo de tudo o que é exibido, mas desta vez em ponto grande na sua Smart TV.

Quem já usou diz que esta pequena ferramenta é realmente poderosa, oferecendo uma novo meio de navegar pela Internet, ver vídeos ou assistir a filmes completos. O melhor de tudo é que ao utilizar o Chromecast temos total liberdade para continuar a usar os aparelhos em simultâneo, o que significa que pode carregar no play e logo a seguir enviar um SMS.

A total integração de ecrãs permite sincronizar todos os aparelhos do mesmo utilizador. Além do telemóvel, é possível criar uma ponte com o tablet ou iPad. A funcionalidade está disponível tanto para dispositivos Apple e Android. Para instalar, só tem de descarregar o aplicativo na Apple App Store ou Google Play Store e, em seguida, executar todos os passos indicados.

Print

O número de aplicações preparadas para o Chromecast é cada vez maior. No Brasil, por exemplo, a ferramenta é muito utilizada em conjunto com o aplicativo da Netflix. A juntar a este, há que destacar o funcionamento perfeito do browser Google Chrome e de outras apps tão populares como o YouTube, Rdio e o Real Player Cloud.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

A sincronização estende-se também ao computador portátil, a partir do qual pode enviar sites e transmiti-los no Chrome. Outra funcionalidade não tão útil, mas ainda assim interessante é a que permite transformar a televisão num quadro vivo: quando não estiver a transmitir nada, poderá colocar as imagens que escolher em pano de fundo.

Chromecast: um aparelho de todos para todos

O Chromecast não é o dispositivo mais inovador nem tão pouco veio revolucionar a forma como comunicamos. Mesmo assim, podemos dizer com certeza que é um aparelho útil, capaz de reunir características que fazem dele muito atrativo. O preço é apelativo (em Portugal, custa 35 euros, no Brasil ronda os 200 reais), o funcionamento é simples e diversão prometida é muita. A juntar a isto há também a constante evolução e o número crescente de aplicativos.

Quando dizemos que o aparelho é para todos não nos referimos apenas ao preço relativamente baixo. Ao comprar o aplicativo, poderá usufruir da opção Guest Mode, à semelhança da que também existe browser do Google Chrome. Em vez e partilharem um computador, no Chromecast é possível usar a mesma pen com dois telemóveis.

Está interessado em ler mais conteúdos exclusivos sobre filmes, televisão e entretenimento audiovisual? Convidamo-lo então a visitar o blog Mundo de Cinema.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]