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Por que é tão importante comentar blogs que seguimos?

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Por que é tão importante comentar blogs que seguimos?

 

Muitos profissionais do Marketing Digital com excelentes projetos digitais atualmente em desenvolvimento estão por vezes tão focados nos seus próprios conteúdos, websites e tráfego que se esquecem de olhar para aquilo que a restante comunidade de marketeers está a fazer. No entanto, como temos vindo a referir com alguma frequência no Estratégia Digital, ser um blogger não é apenas cuidar do nosso blog.

Já todos sabemos que uma das regras mais importantes de blogging passa por gerar referrals. Os referrals equivalem a todas as menções ao nosso projeto digital que apontam diretamente para o nosso site ou blog. Por norma, estas menções podem acontecer nas redes sociais de terceiros, nos media ou em espaços como blogs. Basta um pequeno artigo a falar do nosso trabalho e blog, ou de um qualquer serviço que estamos a vender no mercado, e inserir de seguida o link a apontar para nós para se criar um referral.

Estas menções têm um enorme valor não só para atrair tráfego, como para o googlebot que nos dá um PageRank mais alto se sentir que o nosso site está a ser mais comentado.

Todavia, muitos profissionais demonstram-se frustrados porque, não importa a quantidade e qualidade do conteúdo que publicam no seu blog, têm dificuldade em conseguir bons resultados. Ao olharmos para alguns desses casos, percebemos rapidamente que atuam na Internet como uma pequena ilha à deriva no mar, totalmente isolada do grande continente onde os debates se encontram. E como a ligar aos restantes? Bem, existem muitas formas de o fazer, mas uma é extremamente simples e começa apenas com um comentário.

Não é por acaso que a maior parte dos comentadores de bloggers sejam eles mesmos bloggers. Desejosos de se juntarem ao debate, de integrarem uma comunidade da qual fazem parte muitos profissionais da área, os bloggers tornam-se comentadores com facilidade porque esperam receber o mesmo tipo de generosidade em troca, partilhando conhecimento e aumentando a sua probabilidade de conseguir tráfego.

Se não costuma comentar blogs que acompanha, convidamo-lo então a ler os próximos parágrafos. Este artigo é dirigido a qualquer tipo de comentador, seja um mero leitor ou um blogger.

Porquê comentar blogs que segue?

Antes de mais, vamos começar pelo básico: se gosta do que leu, por que não comentar? Enquanto copywriter sei que é extremamente gratificante para qualquer blogger perceber que os seus conteúdos tiveram valor para pelo menos uma pessoa que quis expressar a sua gratidão e perspetiva acerca do tema abordado. Além do mais, sempre que vejo um artigo receber comentários mal é publicado, sei que talvez seja boa ideia continuar a escrever sobre o tema no futuro.

Mas então vamos lá ver: porquê comentar? Bem, da perspetiva de um blogger, os comentários são de facto valiosos, funcionando quase como uma gorjeta deixada pelo nosso leitor. Tecnicamente, os comentários ajudam o blog em termos de tráfego orgânico, porque mostram ao Google que a página está a ser atualizada. Por sua vez, o Google vai aumentar a relevância do seu blog e classificá-lo com uma pontuação mais alta.

 

Mas não é apenas por isso que você deve comentar.

1 – Encorajar

Encorajar o blogger a continuar a escrever é uma razão pertinente para comentar. Acredite no que lhe digo porque sei bem do que falo. Se gosta do blog que está a ler, por que não incentivar o blogger com um pequeno comentário que pode ser tão simples como “Bom trabalho”?

Muitos blogs com que nos cruzamos na Internet, com bons conteúdos mas que não são atualizados há anos, contam com 0 comentários na maior parte dos seus conteúdos. Será que teriam continuado a atualizar o blog se tivessem sido encorajados para tal? Esta é uma pergunta que costumo fazer a mim mesmo sempre que me deparo com estes blogs assombrados. E significa também que o melhor é comentar enquanto o blog está ativo!

2 – Influenciar

Bem, se o cliente é quem tem razão, neste caso poder-se-á dizer que o leitor é quem tem razão. Se gosta do blog mas sente que há algo que falta explorar, faça-se ouvir através dos comentários: entre no diálogo, faça parte da conversa, debata ideias. Você pode mesmo adicionar uma história ou um pensamento adicional a um conteúdo que já foi publicado e receber os devidos créditos por tal contributo!

A sua influência, quando sustentada pelos argumentos certos, pode ir longe o suficiente para mudar de forma drástica a própria opinião do blogger.

3 – Construir uma relação

Enquanto comentador será capaz de construir uma relação com o autor e outros comentadores de forma rápida, juntando-se a eles para debater determinados assuntos sempre que sai uma publicação. A pouco e pouco, conseguirá mesmo construir amizades digitais que podem um dia converter-se em oportunidades profissionais.

 

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