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Como fazer a análise da 1ª Página do Google?

análise da 1ª Página do Google

Como fazer a análise da 1ª Página do Google?

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Ao trabalharmos com o Google Trends, entendemos facilmente que termos e assuntos têm interesse para os internautas. No entanto, o Trends tem funcionalidades que nos permitem usar esta informação para partirmos de imediato para a produção de conteúdos. Sim, produção de conteúdos: leu bem.

E se a partir do Google Trends conseguíssemos saber exatamente que tipo de posts fazer sobre um determinado assunto? A verdade é que a ferramenta do Google permite que isto aconteça.

Ao fazer uma pesquisa no Trends, surge sempre no final da página uma lista dos termos relacionados mais pesquisados pelos internautas. Nesta secção, se clicar na lupa que surge junto a cada um destes termos, é enviado diretamente para a 1.ª página de resultados do Google e a partir daí pode extrair muita informação útil para o negócio.

Mas o que tem a 1.ª Página de Resultados a ver com a produção de conteúdos para o meu website?

Esta é uma dúvida pertinente para quem descobre agora esta ideia mas a resposta à pergunta é muito óbvia: nas 1.ªs Páginas de Resultados vai encontrar conteúdos interessantes, já trabalhados e que se enquadram dentro do mesmo espírito do negócio. Para nos explicarmos melhor, perguntamos se conhece a canção “Follow the leader, leader, leader – follow the leader”?

Não há nada que represente melhor esta parte do trabalho do que esta música. A ideia é que, para conseguirmos ter sucesso, temos de seguir os líderes que já alcançaram uma posição nos resultados da 1.ª Página do Google.

Extraia ideias para posts de blog ou conteúdos do website a partir daquilo que já foi feito pela concorrência. Se eles o fizeram e tiveram sucesso, você também pode ter. Relembre que o primeiro passo a dar para encontrar um lugar na 1.ª Página de Resultados é produzir conteúdo relevante de qualidade.

Análise da 1ª Página do Google

Para demonstrar tudo o que explicamos acima, vamos usar o exemplo “e-mail marketing dicas”.

resultados paginas

Como podemos ver, nos resultados devolvidos para o termo pesquisado existem várias ideias que podem ser aproveitadas para posts futuros do seu blog:

Templates
  • Como fazer e-mail marketing
  • Dicas para produção de e-mail marketing
  • Como fazer e-mail marketing e não spam
  • 6 dicas para definir o assunto em suas campanhas de e-mail

Escolhemos estes títulos porque representam boas ideias que podem ser adaptadas para criar conteúdos originais. O conteúdo pode ser facilmente desenvolvido cruzando informações desses links com outras informações recolhidas na Internet. De salientar, no entanto, que não podemos copiar diretamente o texto uma vez que o Google penaliza conteúdo duplicado.

Para encontrar conteúdo de sucesso, faça análise da 1.ª Página do Google de cada um dos termos que encontrou em investigações no Trends. Assim, vai estar a focar-se em palavras que têm realmente valor, estando esse valor definido pelo elevado volume de pesquisas realizadas.

Para conhecer melhor o seu público e explorar o nicho de mercado, existem ferramentas como o Market Samurai que, entre outras coisas lhe dizem que lugar ocupa no motor de busca para uma determinada palavra-chave.

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