Home / Estratégia Digital /

Como trabalhar na Internet a custo zero

Como trabalhar na Internet a custo zero

 

Existem muitos fatores a condicionar as nossas vidas. Em Portugal, uma grande fatia da população trabalhadora está empregue em cargos de que não gosta, sujeitando-se frequentemente a trabalhar sem seguro e a receber salários abaixo daquilo que merecem. Poderíamos perguntar: porque motivo não procuram algo melhor?

Todavia, não é difícil encontrar uma resposta a esta pergunta. A necessidade de ter um salário certo ao fim do mês é fundamental para a sobrevivência de muitas famílias. Como bem sabemos, a crise que tem arrasado a Europa e o Mundo reflecte-se nas elevadas taxas de desemprego e na saturação do mercado. Encontrar um novo trabalho não é tarefa fácil, muito menos dentro da área de especialidade. Por isso mesmo, há cada vez mais pessoas a preferir um emprego que não é satisfatório.

Neste post, tentamos derrubar este paradigma falando, uma vez mais, em Internet. Porém, desta vez, acrescemos a palavra trabalho à mistura. O conceito de trabalhar na Internet ainda não conquistou os mais incrédulos mas sim, é possível trabalhar em frente a um computador e ganhar bastante dinheiro. Vamos explicar como e o que pode fazer.

Para começar, somam-se uma série de vantagens para quem optar trabalhar na Internet:

– Em primeiro lugar, você vai fazer algo de que gosta, em que é bom e para o qual estudou;

– É você quem define quanto quer ganhar, uma vez que decide o que quer fazer. Está independente de qualquer entidade patronal;

– Flexibilidade de horários, já que é você quem faz a gestão do tempo;

– Menos despesas em transportes, refeições, cafés a meio da manhã, entre outros;

– Menos stress e mais tempo para a família;

– Trabalhar em casa não significa mesmo que tenha de trabalhar em casa. Hoje em dia existem ligações wifi em praticamente todos os cafés, restaurantes e hotéis. Basta aceder à Internet num destes locais, em qualquer parte do mundo, para trabalhar.

Agora que vimos as vantagens que advêm de trabalhar em casa, vamos arregaçar as mangas e tentar perceber o que é que pode fazer  para tirar, mensalmente, um salário satisfatório.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

7 atividades que pode fazer para trabalhar na Internet

Comece por escrever no topo de um papel a área de atividade de que gosta ou domina. Agora, faça um esforço para exercitar a sua criatividade e pensar como é que poderia adaptar essa atividade ao meio virtual.

É possível ser feito? Comece a delinear um projeto e verifique as ferramentas que tem ao seu dispor para executar a ideia: blogs, websites gratuitos, vídeos, bancos de imagens, redes sociais, entre outros.

Sugerimos que se foque bastante nesta ideia e que a desenvolva calmamente. Deixe-a fermentar, comente com os seus amigos e colegas da área.

Entretanto, para começar a tirar um salário mensal, dedique-se a certas atividades que podem ser executadas à distância.

1 – Traduções

Se domina uma língua estrangeira – inglês, alemão, espanhol, mandarim, entre outras – coloque anúncios em sites de emprego, oferecendo-se para fazer traduções de artigos, livros e trabalhos. Este é um trabalho simples que pode executar a partir de qualquer lugar.

2 – Gestão de Redes Sociais

Atualmente, as empresas estão a apostar na comunicação em redes sociais como Facebook e Twitter. Esta tendência não se verifica apenas em Portugal, mas em todo o mundo. Uma vez mais, é um trabalho que acontece na Internet e que pode resultar num salário razoável ao final do mês. Requer algum estudo por parte de quem fará a gestão da rede e de pesquisa diária de conteúdos específicos para um público segmentado. Gosta de passar tempo em redes sociais? Experimente esta atividade!

3 – Design gráfico e Programação

Ao entrarmos num website, mal nos apercebemos de certos elementos essenciais: o layout, a velocidade do site, a estrutura, entre outros. Porém, o trabalho de design gráfico e programação são extremamente importantes. Uma vez que tanto um como outro requerem o uso de um computador, podem ser executados a partir de casa.

4 – Blog

Crie um blog sobre a sua área de especialidade e publique conteúdos de qualidade. A pouco e pouco, vai conseguir reunir um público à sua volta e fazer daquele pequeno espaço na web um blog de referência. Como fazer dinheiro? Existem inúmeras formas de ganhar dinheiro com blogs, nomeadamente rentabilizando-o com publicidade – através do Google AdSense, por exemplo – e investindo em programas de afiliados.

5 – SEO

Está familiarizado com o conceito se SEOSearch Engine Optimization? Trata-se de um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas a um website com o objetivo de otimizar as pesquisas. Para nos explicarmos melhor, vamos apresentar um caso: uma livraria chamada XY quer investir numa campanha SEO porque não aparece nos resultados do Google.

Após a aplicação de uma estratégia SEO, a livraria XY aparecerá entre os resultados dados pelo Google quando é pesquisada uma palavra-chave associada como, por exemplos, livros.

Para fazer SEO de uma empresa que o queira contratar, precisa de Internet para consultar ferramentas como Google Analytics, Webmasters e AdWords.

6 – Consultas

É formado em medicina ou capaz de prestar um serviço através da Internet? Se sim, considere transpor o seu negócio para o mundo digital. Sim, é possível dar certo tipo de consultas através da Internet, como é o caso das consultas de nutrição e psicologia. O Skype pode ser uma excelente interface para tornar esta ideia possível.

7 – Venda de produtos

Porque não experimenta vender produtos pela Internet? A compra e revenda de produtos é uma atividade que gera lucro. Dê asas à criatividade e venda produtos como vestuário, artesanato, bijuteria ou até mesmo bolos e salgados. Pode criar uma página no Facebook e vender a partir da rede social ou através do eBay. A mercadoria também pode ser feita por si mesmo ou comprada pela Internet em lojas de baixo custo, como acontece na Tailândia e em Laos.

Conheça agora o Curso Segredos do AdSense que já impactou mais de 10 mil alunos. Criado por  Jonathan Taioba não se limita a falar sobre a ferramenta Google AdSense. Para o ajudar a entender tudo o que pode aprender sobre marketing digital e uso estratégico das ferramentas integradas disponíveis para qualquer pessoa o Jonathan Taioba criou estes série de vídeos fantástica:

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:

O seu website trabalha SEO?

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Como ganhar dinheiro pela Internet: Conversion Hero

Share this article

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *