Home / 8º P – Precisão /

Como usar o Google Analytics no seu website

Como usar o Google Analytics no seu website

 

Num mundo globalizado e influenciado pelas tecnologias da informação e comunicação, como é o nosso, as redes sociais assumem papel especialmente importante para uma marca se dar a conhecer ao grande público. Estas plataformas são também importantes como factor de conversão em visitas ao site da própria empresa, isto é, gerar novos «cliques». Daí que recolher e analisar os dados obtidos nas redes sociais seja hoje um factor muito importante para que uma empresa perceba o que está a fazer bem e o que está a fazer mal.

É aqui que entra em jogo a ferramenta Google Analytics, que serve precisamente para fazer essa mensuração. A ferramenta é gratuita, analisa o tráfego de visitas de um site e permite saber que acessos são provenientes do Facebook, do Twitter, do YouTube ou do Google+, por exemplo. É um processo simples e que não precisa de mais do que seis passos.

Passo 1

Faça login na sua conta do Google e aceda ao  Google Analytics, no qual são exibidos números como «visitantes», «páginas por visitante», «média de tempo de um visitante no site», etc.

 

analytics1

Passo 2

Observando as suas «visitas», é possível saber quais páginas têm mais visualizações e também a proveniência dessas mesmas visualizações. Vá à secção «Fontes de Tráfego», selecione «Fontes» e, posteriomente, «Todo o Tráfego». Será exibida uma grande lista de todos os sites que redirecionaram internautas para a sua página.

Passo 3

Identifique as redes sociais presentes na lista. Por exemplo: links que comecem com os termos «twitter.com», «t.co», «hootsuite», «tweetdeck» e «bit.ly» referem-se ao Twitter. Tenha isso em mente, pois isso é fundamental para o próximo passo.

Passo 4

Crie um «grupo de tráfego»: basta clicar nas opções avançadas do Google Analytics e clicar em «Novo Segmento Personalizado». Crie um nome para este grupo, como «Twitter», por exemplo, e adicione os termos citados acima. A partir daí, poderá ver, separadamente, e em detalhe, todos os dados das visitas que o site da sua empresa recebe vindo do site de microblogs.

analytics2

Passo 5

Repita o procedimento do Passo 4, porém com os endereços «facebook.com» e «m.facebook.com», ambos referentes ao Facebook.

Passo 6

Faça quantas listas quiser, de acordo com os seus visitantes e com as redes sociais com as quais a sua empresa trabalha (Google+, LinkedIn, YouTubeFlickr, MySpace, Tumblr, entre outras). É possível até mesmo criar um grupo com todas elas, chamado de «Redes Sociais», para que tenha uma noção global do total de visitas que este tipo de site gera para a sua página.

 

Simples e eficaz. Faça do Google Analytics o seu braço direito na hora de medir o acesso ao seu site proveniente das redes sociais.

No seu novo curso Agência na Prática destinado a agências de marketing digitalConrado Adolpho identifica e ajuda a resolver os 6 maiores desafios de uma agência de marketing digital em mais de 15 horas de conteúdos práticos.

Saiba mais na aula gratuita de Conrado Adolpho: “Como Competir com o Sobrinho e Aumentar as Vendas da sua Agência Digital”.


 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]