Home / Redes Sociais /

Como usar o Slideshare na estratégia digital da sua empresa

Como usar o Slideshare na estratégia digital da sua empresa

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

O SlideShare é uma rede de partilha de documentos em vários formatos: desde PowerPoint, a PDF, Word ou Keynote. A plataforma é utilizada por profissionais de várias áreas e constitui uma ferramenta indispensável não só para académicos como para empresas, principalmente aquelas que possuem um negócio B2B – Bussiness to Bussiness.

Continue a ler este artigo e descubra como usar o Slideshare. Tire proveito desta poderosa rede social e ponha-a a trabalhar a seu favor. Entre na plataforma de partilha de documentos e comece já a divulgar conteúdos interessantes que vão aumentar a reputação da sua empresa.

Criado em 2006, o Slideshare é frequentemente equiparado ao YouTube para apresentações de slides. A ideia é simples: depois de criar apresentações power point ou escrever um relatório, porque não divulgar o material e utilizá-lo como forma de promoção da sua marca?

Não se deixe ultrapassar e comece já a pensar numa estratégia para aplicar nesta rede social. Se dúvidas há quanto ao seu potencial, pois saiba que atualmente o Slideshare possui cerca de 58 milhões de visitas mensais, número esse que lhe garante a posição como uma das ferramentas de educação e e-learning mais famosas do mundo.

Para o ajudar, deixamos abaixo uma lista de bons motivos para investir na plataforma. Conheça as vantagens do Slideshare para empresas, sejam elas de que nicho de mercado forem. O importante é tirar partido de todas as ferramentas à sua disposição para aplicar uma estratégia melhor e mais eficaz.

Vantagens do Slideshare

Atualização de conteúdo

O Slideshare é por definição uma plataforma de conteúdo. Acedendo a esta rede pode fazer atualizações constantes, partilhar documentos interessantes e navegar por todos os assuntos e mais alguns. Quanto mais conteúdo de qualidade criar e quanto mais interagir com outros utilizadores do Slideshare, maiores são as probabilidades de ser encontrado na Internet.

Divulgar conteúdo não duplicado

Uma das vantagens do Slideshare é que ele reconhece a relação entre a conta da rede social e o seu website. Por outras palavras, pode colocar um ficheiro PDF com o mesmo texto que tem no post do seu blog que ele não considerará como sendo conteúdo duplicado. Desta forma aumentará as probabilidades de que os seus conteúdos sejam lidos, seja no blog ou na sua página do Slideshare.

Partilha de apresentações

Outra das grandes vantagens do Slideshare é que interage na perfeição com outras redes sociais. Basta copiar o URL ou então utilizar as opções de partilha para que possa divulgar documentos e apresentações diretamente na conta do Facebook, Twitter, LinkedIn ou Google+.

Inserir apresentações num blog

Sabe aquele post do blog onde faria todo o sentido inserir uma apresentação power point para complementar o conteúdo de que fala? Pois, se essa apresentação estiver no Slideshare só tem de embeber o código HTML no seu blog para que o documento possa ser consultado mesmo ali. O navegador é intuitivo e não podia ser mais simples de utilizar.

Apresentações curtas

Uma boa apresentação deve ser curta, concisa e recheada com o conteúdo essencial para a compreensão do tema abordado. A regra é de senso comum, mas a verdade é que também o Slideshare a reconhece.

As apresentações power point não devem ter mais do que 20 slides, sendo que segundo o site a média é de 14 slides. Estatísticas do próprio Slideshare revelaram que, regra geral, as apresentações curtas são mais vistas, gostadas e partilhadas do que as restantes.

Aspeto Visual

Embora seja uma plataforma de apresentações e documentos, não tenhamos a ideia que o Slideshare tem de ser uma rede social aborrecida. Muito pelo contrário. De acordo com a plataforma, o sucesso de uma apresentação é tão maior quanto a aposta feita na componente visual.

A afirmação é comprovada pela taxa de aberturas, por isso, antes de começar a utilizar o Slideshare, é melhor ter a consciência de que é necessário apostar em boas imagens e reduzir a quantidade de texto.

Templates

Variedade de conteúdos

A informação pode ser consumida de tantas formas quanto a imaginação permitir. Por isso mesmo, o Slideshare não permite apenas a partilha de conteúdos power point. Versatilidade é a palavra-chave. Com esta plataforma pode partilhar ficheiros word, tabelas, vídeos, infográficos ou até e-books completos.

Otimização para o motor de busca

À altura do que de melhor se faz no mundo da Internet, o Slideshare permite aos seus utilizadores otimizar os seus conteúdos de acordo com as melhores meta-tags. Outro aspeto a ter em consideração é o próprio título (que não deve ultrapassar os 55 caracteres) e a descrição (limitada a 3000 caracteres). Para que consiga ter sucesso, lembre-se que todos os campos devem ser preenchidos.

Gerar tráfego

Os conteúdos publicados no Slideshare também podem ser uma excelente forma de gerar tráfego. Como? Só tens de inserir links ao longo do documento ou optar por colocar a hiperligação para o seu website na descrição. Verá que desta forma a quantidade de pessoas que chega ao seu site através do Slideshare aumentará de forma significativa.

Análise de métricas

Independentemente da rede social, as métricas são sempre algo a que devemos prestar muita atenção. Através de uma análise cuidada feita ao longo dos dias podemos perceber aquilo que está realmente a resultar e aquilo que não está a ter os efeitos pretendidos.

Entre outras coisas, o Slideshare mostra-nos a quantidade de visualizações, comentários e partilhas que fomos obtendo ao longo do nosso percurso na rede social.

Agora que sabe como usar o Slideshare, não ponha de parte esta poderosa ferramenta na altura de criar a sua estratégia digital eficaz para o seu negócio. Estude os meandros do seu nicho de mercado e aposte numa comunicação de marketing de empresas que seja capaz de chegar ao público e captar a atenção do mais desinteressado dos utilizadores.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– 6 Cursos sobre Redes Sociais

– Portugal é o país da UE que mais usa as redes sociais

– 4 Passos para ser bem-sucedido nas Redes Sociais

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]