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As competências profissionais de um novato em Marketing Digital

As competências profissionais de um novato em Marketing Digital

Blog Mário Caetano

Não basta ter um computador com ligação à Internet para se ser bem sucedido no universo do Marketing Digital. Antes de mais, há muito aprender e um novato que se esteja agora a iniciar uma carreira na área da comunicação digital tem de se preparar para um longo caminho. Estamos a falar de utilizar dezenas de ferramentas, compreender estratégias e acima de tudo possuir determinadas competências profissionais.

Neste post não queremos de qualquer forma assustá-lo. Se começou agora a trabalhar na área do Marketing Digital, seja bem-vindo a este universo. Também nós, na Beat Digital, começamos do zero e fomos aprendendo e aprendendo… Ainda hoje continuamos a aprender. Com o intuito de o ajudarmos, decidimos que estava na hora de reunir uma espécie de guia com tudo aquilo que precisa de dominar, pelo menos no início.

Explicamos brevemente algumas ferramentas básicas e sugerimos dicas de competências profissionais que deve ter no currículo. De qualquer das formas, não hesite em comentar se tiver alguma dúvida.

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7 Competências profissionais que deve possuir

Web Analytics

Não há estratégia sem capacidade analítica. Como tal, uma das competências profisionais mais pedidas a todos os novatos do marketing digital é que sejam capazes não só de aceder aos dados, mas também interpretá-los e encontrar soluções para os problemas que eles nos indicam. Uma das ferramentas principais a dominar é o Google Analytics, plataforma que nos deixa fazer o raio-x de como um site é visto pelos utilizadores. Além destas, há também as Social Analytics, fornecidas pelas várias redes sociais.

Social Media

Estima-se que mais de metade da população mundial tenha conta criada no Facebook. A esta que é a maior rede social do mundo acrescem-se outras de igual importância, como o Twitter, o Pinterest e até mesmo o LinkedIn. Não é de admirar que 92% dos profissionais de comunicação assume as redes sociais como ferramentas primordiais. Assim, é crucial que esteja preparado para gerir as redes sociais como um verdadeiro profissional. As publicações que costuma fazer nas redes sociais devem ser, a partir de agora, feitas de forma estratégia tendo em conta a audiência, o melhor conteúdo para a atingir e até mesmo a melhor hora para o fazer.

Gráficos e Imagens

A força da imagem já não é novidade para ninguém. Na Internet, as pessoas têm mais probabilidade de interagir (comentar ou fazer um gosto) de um conteúdo visual do que um simples pedaço de texto. Embora não sejam designers, é importante que os candidatos a um trabalho no Marketing Digital sejam capazes de editar imagens ou de transpor números para um gráfico visualmente apelativo. O ideal é que a publicação seja tão interessante que os outros a queiram partilhar.

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Conhecimentos técnicos

Ser especialista numa única área já não tem muito valor. Hoje, as empresas procuram cada vez mais profissionais que sejam capazes de executar uma série de funções. O profissional de Marketing Digital, que tem de lidar com dezenas de diferentes componentes, deve por isso ser capaz de fazer o mínimo dos mínimos: tenha uma noção de como funciona um site a nível de HTML e CSS (a programação básica), como editar um vídeo, como dominar softwares de edição de imagem, como trabalhar com Sistemas de Gestão de Conteúdos, entre outros. Estes conhecimentos mais técnicos vão-se provar útil quase todos os dias.

Trabalho em equipa

Mais do que qualquer outra área, a comunicação é algo que se constrói. Da junção do trabalho do designer, do marketeer e de toda a equipa, resulta um produto final que pertence a todos. O esforço conjunto pressupõe a capacidade de trabalhar em equipa e de arranjar soluções favoráveis a todas as partes. Transmitir ideias com clareza, estar aberto a críticas e ser capaz de trabalhar em prole dos outros são fatores apreciados pelos empregadores.

Estar atento às notícias

Isto devia ser um requisito obrigatório para todos. Infelizmente, há quem se desligue completamente do que se passa no mundo.  Você, enquanto profissional de Marketing Digital, nunca será bem sucedido se não se mantiver a par das notícias. Uma vez que está inserido num meio de informação, onde os feeds das redes sociais se atualizam com novidades num abrir e fechar de olhos, tem de estar atento a tudo. Esta tarefa não só é essencial para se conseguir manter a par das tendências do Marketing Digital como assume um importante papel na hora de produzir e partilhar conteúdos atuais e de interesse para a sua audiência.

Carácter

Diz-se que a primeira impressão é importante, mas não é a única. Numa área onde é necessário interagir com constantemente com os outros – online ou presencialmente – é importante possuir algumas características pessoais como ser amigável, flexível ou mostrar-se predisposto a ouvir os outros.

 

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