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Compreenda agora qual é o comportamento do consumidor Mobile

Compreenda agora qual é o comportamento do consumidor Mobile

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A atitude é um conceito importante não apenas na vida, mas também em Marketing. Kotler e Keller (2000) definem a atitude como sendo a resistência de uma pessoa a avaliações, sentimentos emocionais e acções favoráveis ou desfavoráveis em relação a um objecto ou ideia.

E esta noção é muito importante para entender melhor o comportamento do consumidor Mobile que predomina nos dias atuais.

Ou seja, uma atitude positiva em relação a uma campanha de Mobile Marketing refere-se a uma avaliação e acção favorável em relação à mesma. A atitude é um factor muito importante na decisão de compra, que pode ser usada para prever acções de compra online (Xu, 2006).

Entre os factores determinantes que influenciam a aceitabilidade das campanhas de Mobile Marketing e posterior efeito na intenção de comportamento do consumidor, referem-se:

1 – O ENTRETENIMENTO

2 – A INFORMAÇÃO

3 – A IRRITABILIDADE

4 – A CREDIBILIDADE

5 – A PERSONALIZAÇÃO

6 – A PERMISSÃO

O comportamento de compra dos consumidores é estudado há muito tempo e, por isso mesmo, vários são os modelos que estudam esse comportamento. Estes modelos possibilitaram caracterizar o comportamento de compra dos consumidores que recorrem ao m-commerce.

O modelo OSAM identificou 9 tipos de fatores de consumo, que incluem dados demográficos, experiência na Internet, crenças normativas, orientação de compra, motivações de compra, características pessoais, experiências online, perceção psicológica e experiência de compra online.

Intenção de Utilização por M-commerce por parte do Consumidor

A utilização dos dispositivos móveis no processo de tomada de decisão de compra está a aumentar significativamente. Holmes et al. (2013) referem que existem quatro fases no processo de tomada de decisão, nomeadamente:

A procura de informação

A revisão de alternativas

A fase de compra

A fase da compra em si, ou seja, a transação

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Aproveitando a possibilidade de utilizarem os seus dispositivos a partir de qualquer lugar, os utilizadores recorrem a serviços de pré-compra como comparação de produtos, informações sobre os produtos e ler comentários de outros consumidores sobre os produtos, por vezes, de uma forma superior do que a própria fase de compra.

É importante notar 2 factores críticos:

A procura de informação é vista como sendo uma fase importante no processo de tomada de decisão de compra.

A Complementaridade de Canais tem um efeito positivo na intenção de utilização do m-commerce.

Vamos ver em baixo quais os outros fatores de consumo que levam os consumidores a utilizarem este meio de compras:

Crenças Normativas

Os consumidores tendem a recolher informações junto de grupos de referências (como familiares, amigos e colegas). As expetativas e opiniões dos grupos de referência podem influenciar a intenção comportamental dos consumidores.

Ou seja, as crenças normativas têm uma influência positiva sobre os consumidores, quando estes percebem o m-commerce como socialmente importante (Yang, 2007).

Motivações de Compra

A motivação desempenha um papel essencial na disposição do consumidor quanto ao tempo gasto na procura de produtos, na própria compra e na escolha de determinado canal para realizar as compras.

Experiências de Compra

A experiência de um consumidor com uma nova tecnologia afeta significativamente a utilização contínua da mesma tecnologia. A Experiência de Compra tem um efeito positivo na intenção de utilização do m-commerce.

Satisfação

A satisfação do consumidor tem impacto na escolha do meio online para realizarem as suas atividades de consumo, ou seja, a experiência de compra influencia positivamente a frequência de compra.

No m-commerce, a satisfação é vista não só como um fator de recomendação mas também de intenção de compra futura.

Benefício Percebido

O benefício percebido refere-se ao grau em que o m-commerce é percebido como sendo mais conveniente e eficaz do que os restantes serviços de compra online.

O Benefício Percebido tem impacto significativo na aceitação dos consumidores nos serviços que o m-commerce pode proporcionar.

Risco Percebido

O Risco Percebido representa uma das barreiras mais consideráveis relativamente à aceitação do consumidor de transações de e-commerce como, exemplo, compras online, internet baking e leilões eletrónicos.

O Risco Percebido influencia negativamente a intenção de utilização do m-commerce.

 

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