Home / 2º P - Planeamento /

5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes

concorrentes

5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes

 

Muito recentemente, no blog Estratégia Digital, falamos de Benchmarking: uma técnica de Marketing que passa por acompanhar o trabalho da concorrência de forma a detetar as tendências e perceber se estamos a seguir um “bom caminho” no nosso próprio projeto.

Todavia, temos sido confrontados várias vezes com certas perguntas dos nossos clientes: como posso acompanhar o trabalho dos meus concorrentes? Infelizmente, acompanhar seguir o que está a ser feito nas Redes Sociais não chega, ou visitar diariamente o website oficial das empresas que competem consigo pelo mesmo mercado. Uma série de métricas devem ser tomadas em consideração neste processo de análise.

Não estamos a dizer que deve analisar extensivamente a concorrência, ao ponto de se dedicar mais a outros negócios que não são sequer o seu. Não, o que estamos a dizer é que deve saber exatamente e sem rodeios aquilo que os concorrentes estão a aplicar nos seus negócios e perceber como é que pode replicar tais estratégias ao seu próprio projeto.

Para tal, decidimos apontar algumas ferramentas que o vão ajudar a acompanhar o trabalho da concorrência. Abaixo segue-se uma lista das ferramentas que usamos e uma breve descrição das funcionalidades que conseguem executar.

5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes

1 – Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta muito simples e fácil de configurar. A funcionalidade básica passa por enviar relatórios diretamente para o seu email com links relacionados com uma determinada palavra-chave. Se quer saber tudo o que andam a dizer sobre a concorrência, basta configurar o Google Alerts com o nome da empresa para receber alertas constantes sobre o que anda a ser dito sobre o concorrente.

 

2 – SocialMention

A SocialMention conta com algumas funcionalidades interessantes que prestam mais atenção a blogs, vídeos e redes sociais. Basicamente, o utilizador procura por um termo – que pode ser uma palavra-chave ou uma empresa – e a ferramenta devolve-lhe tudo o que está a ser dito sobre essa palavra-chave. Entre as métricas apresentadas, poderá ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e pode ainda inscrever-se num feed de RSS para que não volte a perder nenhuma outra menção.

3 – InfiniGraph

Se quer encontrar as tendências estipuladas pelos seus círculos nas redes sociais, pode usar o InfiniGraph, focando-se depois nos filtros de indústria ou área de atuação. A ideia é perceber o poder da sua audiência para saber quais conteúdos e marcas que se destacam no nicho e fazem maior sucesso na audiência. Mais do que análise de concorrentes, esta é uma ferramenta excelente para melhorar os próprios resultados da sua empresa.

4 – Instapaper

O Instapaper permite que organize uma série de páginas da Internet e as leia quase como se fossem um jornal, numa sequência lógica e organizada. Após o registo no Instapaper pode adicionar ao seu browser uma extensão que lhe permite guardar todos os links que considerar oportunos. Mais tarde, pode então ver cada um dos links e analisar as várias páginas e blogs dos seus concorrentes.

5 – SEMRush

A SEMRush é uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing para analisar de concorrência. O processo é extremamente simples: basta colocar o URL do site de seu concorrente no motor de pesquisa para receber logo a seguir  informações sobre as palavras-chave usadas pelo concorrente, qual o seu PageRank, como se encontra a nível de tráfego orgânico, anúncios, entre outros.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]