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Conrado Adolpho: A melhor propaganda é a não-propaganda

Conrado Adolpho: A melhor propaganda é a não-propaganda

 

“As pessoas adoram comprar, mas odeiam que lhe vendam qualquer coisa”. Este é o princípio que serve de ponto de partida para o vídeo onde Conrado Adolpho explica a importância de uma estratégia digital persuasiva para aumentar as suas vendas. O truque passa pela adoção de uma metodologia de “não venda” que, em vez de insistir na compra, aposta na valorização das características e da utilidade do produto ou serviço. Para que o sucesso seja garantido, é necessário identificar o problema e ir de encontro às necessidades do potencial comprador.

De acordo com o criador do Método 8Ps, Conrado Adolpho, esta é a melhor forma de contornar a imagem pejorativa do vendedor. O preconceito associado às vendas remonta aos séculos XVIII e XIX, numa altura em que o comércio começava a assumir um papel relevante no mundo. Vendedores tentavam empurrar aos consumidores, quase desesperadamente, um produto de qualidade inferior a um preço muito acima do valor. Os consumidores eram iludidos, compravam e percebiam mais tarde que o bem adquirido não correspondia ao que esperavam.

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Surge então uma ideia de que fazer uma venda é a mesma coisa do que fazer um golpe, é algo errado e nocivo. O vendedor não passa de um vigarista que enrola o consumidor.

Solução para vendedores de acordo com Conrado Adolpho

No Brasil e em todo o mundo, existem vendedores que odeiam abordar consumidores com o intuito de os persuadirem a comprar algo. Para solucionar este desconforto, Conrado Adolpho sublinha neste vídeo dois pontos muito importantes que vão mudar toda a forma como faz negócios.

Primeiro, esteja bem ciente daquilo que está a vender. Qual a qualidade do produto? O valor corresponde ao preço tabelado? Se não está, equilibre-o porque, como vendedor, tem o papel de encontrar o preço mais baixo para o produto que está a oferecer. É isto que vai estimular o mercado e a concorrência. Além disso, sentirá que está a fazer bem pela pessoa e convencido de que a vida do consumidor irá realmente mudar para melhor depois da aquisição do que etm para oferecer.

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Invista ainda numa política de “a melhor propaganda é a não-propaganda”. O caminho melhor nem sempre é insistir com o consumidor para que compre o produto. Por ser uma tática mais agressiva, os consumidores reagem mal e afastam-se como modo de defesa. Experimente falar de um tema associado ao produto, de referir os pontos positivos e de suscitar a curiosidade do consumidor. Por fim, diga-lhe que pode obter tudo isso com o produto/serviço que tem para oferecer. É uma forma mais efetiva e menos agressiva para conseguir fazer uma venda.

Por último, permita ao seu cliente a hipótese de devolver o produto/serviço que adquiriu. Com esta garantia, os clientes vão-se sentir mais tentados em fazer a compra porque, mesmo que acabem por não apreciar as potencialidades do produto, o podem devolver e reaver o dinheiro na totalidade.

 


Relembramos que a metodologia de Conrado Adolpho se encontra disponível no livro “Os 8Ps do Marketing Digital. Editado no Brasil e em Portugal, o livro é considerado um dos mais importantes do universo do Marketing Digital, sendo responsável pelo sucesso alcançado por centenas de profissionais de marketing digital. Para o adquirir, basta clicar na edição do seu país:

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