Home / Comércio Eletrónico /

Como construir uma loja online? Tudo o que precisa de saber

Como construir uma loja online? Tudo o que precisa de saber

Uma loja online é um conjunto de páginas web que se encontram interligadas entre si e que têm como objetivo final induzir o consumidor à compra. Assim sendo, o último passo a dar deverá ser sempre o checkout e o pagamento.

Porém, ao contrário do que a maioria dos internautas pensa, criar uma loja na Internet não tem de ser um bicho de sete cabeças.  Uma vez que a loja é um website como qualquer outro na Internet, o processo envolve diferentes componentes: um servidor, um domínio e um sistema de gestão de conteúdos e de faturação. E, como é importante que os seus clientes se sintam seguros, recomendamos ainda a utilização de certificados SSL.

Neste post, analisamos cada um destes elementos chave do universo e-commerce, com o intuito de o ajudarmos a construir uma loja online.

O que é necessário para construir uma loja online?

Uma das vantagens de ter uma loja online é a possibilidade de a manter aberta durante 24 horas por dia. Isto acontece por dois motivos: primeiro, porque todas as transações no site são automáticas; segundo, porque os websites se mantêm sempre online desde que os servidores onde estão hospedados estejam ligados.

Portanto, uma das componentes necessárias é o servidor: um computador que esteja sempre ligado à rede e que abasteça todos os conteúdos que façam parte da loja online. A cada servidor corresponde a um endereço IP (Internet Protocol) como, por exemplo, 193.136.2.193. É este mesmo número identificativo que permite ao internauta chegar a um website.

Mas uma vez que é complicado decorar endereços IP, existe uma solução mais fácil para encontrar a loja online: o domínio. Um domínio é um nome fácil de memorizar que, após ser comprado, pode ser associado ao seu website e substitui o endereço IP. Basta chegar ao navegador e digitar o nome da marca, por exemplo, para chegar ao website.

E-Book para Bloggers

Para encontrar um servidor e registar o domínio, aconselhamos as seguintes plataformas:

Obviamente, o sistema de gerenciamento de conteúdos e de faturação é uma das estruturas chave da loja online. É a partir desta ferramenta que pode gerir os conteúdos da sua loja online, nomeadamente criar ou apagar produtos, acrescentar novas imagens, lançar campanhas promocionais, aplicar descontos, entre outros.

Porém, o sistema e-commerce organiza também os pedidos dos seus clientes e processa a faturação. O cliente pode escolher que portes usar para o envio da sua encomenda e selecionar a opção de pagamento que mais lhe convém. Ao seu dispor, tem opções como o WordPress e o Joomla, ambos com plugins próprios para e-commerce.

Embora não seja obrigatório, o certificado SSL é o último acrescento que pode fazer à sua loja online. Este certificado tem a função de certificar publicamente que o site que o internauta está a visitar é mesmo seguro e real. O certificado é recomendado especialmente quando as atividades do website envolvem o envio de informações como números de cartão de crédito, senhas e qualquer outra informação confidencial.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]