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Crise? O marketing digital pode ser a solução

Crise? O marketing digital pode ser a solução

 

As duas últimas décadas foram determinantes para o mundo dos negócios. A Internet impôs uma revolução digital de que ninguém estava à espera, impulsionou o comércio eletrónico, trouxe as redes sociais e começou a ditar o futuro de empresas que davam por garantido o seu lugar no mercado. Aqueles com espírito empreendedor, de olhos postos no futuro, arregaçaram as mangas e procuraram reinventar-se.

Infelizmente, nem todos conseguiram alcançar o sucesso. A crise económica abalou o mundo e trouxe uma onda de recessão à Europa, determinando o fim de inúmeros negócios. Foi também nessa altura que muitas empresas se viram obrigadas a expandir para novos mercados e aí a Internet tornou-se fundamental. Hoje, existem negócios exclusivamente online e, mesmo que não haja muito dinheiro, a verdade é que o marketing digital pode ser uma forma de lucrar com um investimento reduzido

Dito isto, de uma coisa temos a certeza: se tem uma empresa e quer que o seu negócio supere a crise, tem de aplicar uma estratégia inovadora. Por cá, achamos que não há nada mais inovador do que uma estratégia de marketing digital. Afinal de contas, continuamos a ver todos os dias notícias sobre novidades na Internet, o crescimento do mobile e a discussão acesa sobre a Internet das Coisas.

Neste post, falamos de marketing digital e apresentamos alguns argumentos que explicam o porquê de ser este o caminho para combater a crise.

Porque investir em marketing digital em tempos de crise?

Estar lá para o que der e vier

Uma das grandes vantagens de investir em marketing digital está em criar uma presença subtil que está online sempre que o utilizador precisar de si. No fundo, o truque está em investir em redes sociais, otimização de motor de busca e agir ativamente na Internet para que toda a gente saiba que existe. Desta forma, todos os que o conhecerem tornar-se-ão potenciais clientes a curto ou longo prazo. Sabendo que existe e tendo uma boa percepção do seu trabalho, o usuário comum lembrar-se-á de si sempre que precisar de adquirir um produto do seu nicho de mercado. A necessidade pode nem sequer surgir hoje nem amanhã, mas o investimento em marketing digital acaba por compensar.

 

A aposta em marketing de conteúdo

Em tempos de crise, todos tendemos a ser mais comedidos com os gastos e temos sempre muita atenção antes de gastarmos dinheiro. Como tal, mais do que nunca, é nesta altura que andamos mais desconfiados e pomos o pé atrás quando nos falam de uma promoção imperdível ou de uma oportunidade única. Como contornar esta perceção? Através de marketing de conteúdo, uma estratégia de marketing digital que consiste em fornecer informação relevante, capaz de construir autoridade ao mesmo tempo que nos aproxima do cliente. A ideia passa por tornar-se uma espécie de amigo, cheio de dicas e conselhos, em vez de assumir um papel puramente comercial.

Números precisos e exatos

Nada na Internet acontece por magia, nem tampouco existem truques ocultos. Tudo é mensurável e graças a uma série de métricas é possível tomar decisões que nos coloquem no caminho do sucesso. Avaliar o custo-benefício é fundamental para que possamos direcionar esforços para aquilo que merece o nosso tempo e promete ser mais proveitoso. A ferramenta mais comum para avaliar o nosso site é o Google Analytics, mas existem outras que também nos permitem tirar o raio-x ao website. Falamos, por exemplo, do AHrefs.

É mais acessível do que o marketing tradicional

Os anúncios publicitários de televisão e rádio produzem bons resultados mas referem-se a um marketing mais tradicional, antiquado e acima de tudo caro. O investimento necessário para a produção de um spot publicitário ultrapassa facilmente os 1000 euros, aos quais se acresce o investimento ao meio de comunicação que o vai passar. E o que nos garante que tais ações serão eficientes? Mas olhemos para a forma como se faz publicidade na Internet. Não é tudo mais simples? Sim, é. Além de mais fácil, a publicidade na Internet permite alcançar o público-alvo certo, de forma mais assertiva e sobretudo a um preço acessível.

O seu concorrente está investindo em marketing digital

Seja qual for o seu nicho de mercado garantimos-lhe que há pelo menos um dos seus concorrentes a fazer investimentos em marketing digital. Não acredita? Comprove você mesmo. Uma rápida pesquisa no Google deve ser suficiente para o deixar convencido. O pior é que, ao não investir em marketing digital, a página da sua empresa fica facilmente indexada na segunda ou terceira página de resultados do Google… páginas essas onde chega apenas uma fatia muito pequena dos utilizadores. Por isso, perguntamos: vai deixar que o seu concorrente surja nos primeiros lugares dos resultados do Google ou vai fazer de tudo para lhe  tirar essa posição? A decisão é sua.

 

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Comentários

  • 18 October, 2015

    Parabéns Tiago Leão por mais esse excelente artigo. Desde que conheci a internet e as oportunidades de se trabalhar online a mais ou menos uns quatro anos, essa tem sido a minha convicção. A internet e os trabalhos a partir de casa usando essa grande ferramenta pode ser a solução para esses tempos de crise.

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