Home / Marketing digital /

7 Lições de empreendedorismo que Cristiano Ronaldo nos deu

cristiano ronaldo

7 Lições de empreendedorismo que Cristiano Ronaldo nos deu

AdobeStock

Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa de futebol e jogador do Real Madrid, é hoje considerado o melhor jogador do mundo. Natural da Madeira, onde começou a jogar no Clube Desportivo Nacional, viu a sua carreira evoluir a uma velocidade estonteante a partir do momento em que se muda para Lisboa, para vestir a camisola verde do Sporting Clube de Portugal como pagamento a uma dívida que a sua equipa anterior tinha para com o clube que veio a integrar.

Daí, em plena capital de Portugal, inicia-se um caminho profissional que Cristiano Ronaldo – também conhecido como CR7 – tem procurado melhorar e superar de ano para ano. Com três Bolas de Ouro em casa, conseguiu no dia 10 de julho de 2016 o primeiro título para a seleção nacional no Euro 2016.

Neste artigo, decidimos olhar para Cristiano Ronaldo para perceber que lições nos pode dar o “melhor do mundo” para gerir os nossos próprios projetos.

7 lições de empreendedorismo que Cristiano Ronaldo nos deu

As origens não importam

Cristiano Ronaldo veio de uma família humilde, da ilha da Madeira, Portugal. Enquanto jovem, nunca teve muito dinheiro. Colegas da escola relembram o jovem Cristiano como um rapaz magro, que possivelmente não comia todas as noites. Chegou ao ponto de receber sopas por treinadores do Centro de Treino, que temiam que o Cristiano Ronaldo não fosse receber jantar em casa. Porém, hoje a situação é muito diferente e o CR7 conseguiu provar que as origens não ditam o futuro de uma pessoa.

O que podemos retirar daqui? Que não importa qual a sua situação neste momento, a falta de condições financeiras ou qualquer outra dificuldade que dificulte o crescimento do seu projeto, há sempre uma forma de dar a volta para melhorar a sua situação. Esforço e dedicação, acima de tudo, vão ajudar a superar obstáculos e a alcançar o sucesso.

Não tenhas medo de arriscar

Cristiano Ronaldo tinha apenas 11 anos quando deixou a ilha da Madeira para se mudar para o Continente, para aí começar a treinar no Sporting. Este risco que o jovem Cristiano e a sua família tomaram, fez com que o jogador passasse alguns anos longe de casa. Mesmo que a situação parecesse vulnerável e difícil (e não excluímos o facto de que não tenha sido!), serviu também para fortalecer as defesas de Cristiano Ronaldo e acelerar o seu amadurecimento. Enquanto empreendedores, esta é uma lição que nos diz que vale a pena arriscar e recolher os frutos desse risco, por muito difícil que o caminho possa parecer.

Há sempre espaço para melhorar

Um dos segredos que faz de Cristiano Ronaldo o melhor do mundo é que se procura sempre superar. Não importa que já seja o melhor do mundo… há sempre espaço para melhorar! Enquanto criança, não obstante as dificuldades em casa e o seu corpo franzino, Cristiano Ronaldo procurou melhorar a sua situação e exercitar com abdominais e flexões para, assim, ganhar massa muscular. É por isso mesmo que há sempre espaço para melhorar. Um bom empreendedor será capaz de reconhecer isto mesmo e de olhar para o seu negócio e detetar pontos que podem ser melhorados.

Templates

Defina objetivos

“Vou ser o melhor jogador de futebol do mundo”. Sabe quem disse isto? Cristiano Ronaldo… quando era ainda apenas uma criança! Este objetivo, definido desde tão pequeno, acabou por determinar toda a carreira do jogador que procurou sempre ser o melhor entre os melhores. O coaching diz-nos constantemente que é preciso definir objetivos se queremos alcançar o sucesso. É  ao delinearmos os objetivos que conseguimos definir exatamente que caminho temos de percorrer para chegar onde queremos estar e, assim, alcançar o sucesso profissional e pessoal.

Mantenha o foco

Mas porque tinha Cristiano Ronaldo este objetivo? O que o moveu durante todo este tempo na ânsia de se tornar o melhor do mundo? A resposta é simples: ter uma carreira de sucesso para conseguir ajudar a sua família que, apesar de todas as dificuldades, nunca deixou de investir nele. Movido por esta vontade, Cristiano Ronaldo está hoje onde está e orgulha-se de ter ajudado e melhorado a vida da sua família. Para todos os empreendedores, isto é uma excelente prova de que devemos manter o foco se queremos ter sucesso em concretizar os nossos objetivos. O que o move todos os dias quando vai trabalhar? É ao descobrir a resposta a esta pergunta que vai encontrar a força de que precisa para impulsionar o seu trabalho.

Torna o teu trabalho a tua paixão

Cristiano Ronaldo vive intensamente para aquilo que faz. Mais do que um trabalho que faz por mera obrigação, a carreira futebolística é construída naquilo que ama. Ao ter esta paixão genuína por aquilo que faz, Cristiano Ronaldo sente-se ainda mais inclinado para jogar e se tornar o melhor do mundo. É mais fácil fazer algo que gostamos. A lição que retiramos daqui é também muito simples: ame aquilo que faz. Não invista num projeto em que não acredita ou pelo qual não nutre especial interesse. Paixão por aquilo que fazemos torna tudo muito mais fácil.

Alimenta-te da pressão

Não é fácil ser o melhor. Encontramos obstáculos, temos de enfrentar rivais e, por vezes, até nos lesionamos. À medida que nos aproximamos do objetivo final, a pressão para alcançar o sucesso torna-se ainda maior. É exatamente isto que acontece com Cristiano Ronaldo, sempre que começa a ver a baliza ao fundo para fazer aquele último remate que lhe vai dar golo. Em vez de se deixar subjugar pela pressão, o melhor do mundo consegue habilidosamente dar a volta à situação e aguenta toda a pressão que lhe é feita para trabalhar mais, e mais e ainda mais.

Enquanto empreendedores, também nós vamos ter de lidar muitas vezes com situações de grande pressão. Vamos ficar desmotivados ao ouvir críticas ao nosso trabalho e ficar com medo de falhar. Porém, não se esqueça que isto significa também que estamos quase a alcançar o sucesso. Não perca o foco. Mantenha os olhos no seu objetivo. Dê o seu melhor para melhorar aquilo que faz e apresentar o melhor trabalho. E só assim, convertendo toda a pressão em esforço, conseguirá alcançar o sucesso.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]