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Descubra o processo por detrás do marketing na Internet

Descubra o processo por detrás do marketing na Internet

 

Raras são as empresas que se podem gabar de possuir um serviço único que não é prestado por mais nenhuma empresa do mercado. A cada dia que passa, a concorrência é mais feroz e, por isso, são mais as empresas que reconhecem a necessidade de apostar numa estratégia de marketing na Internet que seja capaz atrair público-alvo e aumentar as vendas.

Consideramos, no entanto, que a manifesta ausência de estratégia digital por parte da grande maioria dos empresários constitui uma grande vantagem da qual pode tirar partido. No fundo, basta aplicar a metodologia certa para que consiga concretizar seus objetivos. Tire partido da situação, dê o passo em frente e tome a dianteira do seu nicho de mercado. Mas como?

Se é cético quanto à eficácia do marketing na Internet e quanto à força novas tecnologias, então chegou ao sítio certo. Ao longo deste post, desmontamos o processo psicológico e o pensamento que qualquer empresa deve ter na altura de planear que ações estratégicas deve aplicar e quais as formas de as pôr em prática.

Antes de começarmos, importa salientar que o processo de compra e venda é muito psicológico. Se estudar o o comportamento do seu público-alvo, saberá quais são os seus desejos. O truque é encontrar os “pontos fracos” e trabalhá-los para tocar a mente das pessoas, ajudando-as a resolver os seus problemas. Trata-se apenas de um processo de comunicação.

Posto isto, independentemente dos métodos que vai por em prática, tenha sempre em mente o seguinte esquema.

marketing na internet - esquema

Marketing na Internet

Poder de Sedução

Ter poder de sedução é aquilo que falta a um grande número de empresas que não conseguem sequer tangibilizar o seu próprio valor. A primeira etapa é perceber aquilo que você tem a oferecer e que problemas se propõe a solucionar. Afinal, o que é que faz da sua empresa atrativa? Tome consciência do seu poder de sedução e utilize-o da melhor maneira. Como? Passe para a etapa seguinte.

Mensagem adaptada

Não vale a pena ser egocêntrico. Depois de saber aquilo que é capaz, é necessário trabalhar a mensagem e colocar o foco não em si, mas nos problemas que você se propõe a resolver. Escolha o tom e a linguagem certos, recolha os problemas do seu público e crie uma mensagem adaptada que seja capaz de tocar a mente e o coração do seu público.

Alargamento dos canais

Por esta altura já o poder de sedução foi trabalhado sob a forma de uma mensagem. Importa, agora, fazer com que a mensagem chegue a um universo alargado de todos os potenciais compradores do seu produto/serviço. Para isso, utilize os vários canais que tem à sua disposição, desde o tradicional blog da sua empresa até às redes sociais.

Poder de envolvimento

Através de uma comunicação continua e coesa acabará por construir uma base de clientes que acabam por se sentir envolvidos no ambiente que você mesmo criou. De forma natural, acabará por criar a perceção de que a sua empresa é uma entidade respeitada no seu nicho de mercado e de que está lá não só para vender, mas também para o ajudar assim que ele necessitar.

 

Relacionamento com o consumidor

O relacionamento com o consumidor quer-se a longo prazo. Como dissemos no tópico anterior, de nada serve tentar vender a todo o custo. O melhor é aconselhar a melhor alternativa, mesmo que esta nem sequer seja lucrativa. Resultado final: sempre que o cliente ou um amigo seu precisarem, nós seremos os primeiros contactados. Prime pelo bom relacionamento e utilize redes sociais e e-mail marketing para otimizar a sua comunicação.

Compra online em massa

Depois de completar todas as etapas anteriores, verá que começará a surgir um fluxo natural de compras. Salientamos, no entanto, que este não é um processo fechado, mas sim um processo cíclico. Comece, recomece e corrija aquilo que acha que está errado ou que pode ser melhorado. A perfeição não existe, mas é uma meta que devemos ter sempre em vista.

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