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Descubra qual o seu maior concorrente e como o vencer

Descubra qual o seu maior concorrente e como o vencer

Blog Mário Caetano

É de concorrência que Conrado Adolpho fala neste vídeo, nomeadamente sobre o papel fundamental de um concorrente para um negócio. O profissional de Marketing Digital e criador da metodologia 8Ps fala sobre a sua própria experiência e adverte sobre a necessidade para manter relações privilegiadas com os concorrentes.

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, concorrência não deve ser equiparada ao conceito de inimigo pessoal. Enquanto um inimigo é uma pessoa ou identidade que nos pretende atingir e prejudicar pessoalmente, o concorrente é o elemento saudável que torna o mercado possível. Não se esqueça que é graças à concorrência que o valor do produto/serviço é estipulado.

Se estiver num mercado sem concorrência, isso só pode significar duas coisas: ou está inserido num mercado mau onde não se regista procura ou é um pioneiro para um novo mercado em lançamento. Estude bem o mercado onde se vai inserir e com quem vai competir antes de criar o seu negócio.

Agora que entendemos a importância do concorrente no mercado é essencial perceber como é importante manter uma relação com ele. Procure dialogar com os concorrentes, saber o que andam a fazer e a manter uma relação amigável.

Mas porque razão é importante manter boas relações com os concorrentes?

Concorrentes podem tornar-se parceiros em casos de necessidade. Por vezes, podem até unir esforços para aniquilar outros concorrentes. Por isso, verifique ainda hoje quem são os seus competidores e mantenha uma posição ativa na relação com eles.

Após tudo o que Conrado nos conta sobre concorrência, é quase com surpresa que ouvimos que o maior concorrente de uma pessoa é ela mesma. Sim, é isso mesmo que acabou de ler. Pode ser muito importante manter um olho nos seus concorrentes mas é mais importante manter um olho em você mesmo.

Não se iluda quanto ao seguinte: é mais difícil manter-se no mercado do que entrar nele, uma vez que a sua presença só sobrevive se conseguir manter uma imagem coesa, forte e íntegra. Isso confere credibilidade à sua empresa e, por conseguinte, segurança e confiança ao consumidor que o vai procurar.

Avalie-se todos os dias. Sente-se num sofá, em frente à televisão desligada – tal e qual como Conrado Adolpho diz que faz diariamente – e dedique tempo de qualidade a refletir no que fez nesse dia, no que melhorou desde o dia anterior e no que pode aperfeiçoar no dia que se segue. Ao traçar metas para se melhorar como pessoa, vai espelhar a sua integridade na empresa por quem dá a cara.

E, assim, com uma identidade própria, forte e única vai ganhar a qualquer outro concorrente no mercado.

Relembramos que a metodologia de Conrado Adolpho se encontra disponível no livro “Os 8Ps do Marketing Digital. Editado no Brasil e em Portugal, o livro é considerado um dos mais importantes do universo do Marketing Digital, sendo responsável pelo sucesso alcançado por centenas de profissionais de marketing digital. Para o adquirir, basta clicar na edição do seu país:

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