Home / Estratégia Digital /

7 dicas para vender mais em datas comemorativas

7 dicas para vender mais em datas comemorativas

Templates

Uma das formas de usar a Internet a favor do seu negócio é aproveitar datas comemorativas e acontecimentos (Parada do Orgulho Gay, manifestações de empoderamento feminino etc) para gerar novas oportunidades de vendas.

Gerar demanda em seus clientes atuais e atrair novos clientes, nessas ocasiões, pode ser mais fácil do que você imagina. Uma dica é fazer ações de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, combinando planejamento com a divulgação de conteúdos nos canais online de sua empresa, passando a vender mais por geração de interesse. Veja como:

1 – Fique de olho no calendário

Faça uma pesquisa na internet ou use um calendário anual como ferramenta de trabalho. O site calendário sazonal, por exemplo, pode  lhe ajudar nessa tarefa.

Identifique quais as datas que você pode relacionar aos seus produtos ou serviços. Por exemplo: se vende roupas fitness, quais datas você poderia aproveitar para divulgar sua marca e gerar engajamento em seus seguidores? Dia da Mulher, das Mães, dos Namorados, das Secretárias e Natal.

Com criatividade dá até para associar sua marca com o Carnaval, com sugestões de peças e combinações leves e confortáveis. O calendário vai lhe ajudar a identificar oportunidades para vender mais.

2 – Crie soluções

Explore sua vitrine (física e/ou virtual) nas datas que selecionou como oportunidades de negócio para sua empresa. Se vende roupas infantis, por exemplo,  aproveite o Dia das Mães para impulsionar a venda casada de peças “Mãe & filha” (roupa da mãe igual a da filha), que está super na moda.

Também é possível vender mais no Dia dos Pais e no Dia do Rock, com roupas que tenham frases como “Sou do Papai” e “Baby Rock in Roll”, por exemplo..

São ações assim que ajudarão sua empresa a vender mais quase que o ano todo.

3 – Identifique as personas

Antes de começar a divulgar nas redes sociais, site ou blog de seu negócio é preciso pensar em suas personas, ou seja, em seu público. Na maioria das vezes o erro já acontece aí: escrever para sí, não para seu público.

Com suas personas definidas fica mais fácil acertar o alvo. Coloque-se no lugar do seu cliente e reflita se de fato ele se interessaria por isso. Dedique um tempo pra isso e passe a vender mais com a ajuda de seus canais online.

4 – Explore redes sociais

Pense nos conteúdos que são interessantes para suas personas e crie posts periódicos e cativantes. Faça uso de chamadas para ação, como:

– Visite nossa loja

– Peça um orçamento grátis

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

– Consulte nosso site

Estimule previamente seu seguidor para a data comemorativa ou o acontecimento. Monte um calendário de posts e, semanas antes, comece a divulgar conteúdos variados relacionados ao tema.

Vale até premiar com vale desconto quem encomendar o produto ou sortear um brinde para quem curtiu e compartilhou seu post.

Tudo isso ajuda a chamar atenção para a necessidade de compra naquela ocasião e, conseqüentemente, você passa a vender mais.

5 – Considere anunciar

Anunciar também é uma boa estratégia para gerar vendas qualificadas com pouco investimento. Você pode anunciar, por exemplo, no:

Google Adwords: ideal para destacar sua marca enquanto as pessoas estiverem pesquisando por aquilo que você tem para oferecer.

Facebook Ads: ideal para gerar vendas online e aumentar as vendas locais. Selecione o público de seu interesse por: cargo, renda, escolaridade, localização, idade, interesses etc. O anúncio, que precisa de uma boa imagem e um texto curto e atrativo, pode ser veiculado no Facebook e no Instagram.

6 – Leve seguidores para o site

Você também pode ter uma loja virtual. Existem boas opções no mercado com preços acessíveis, como a Nuvem Shop, que permite criar uma aba do ecommerce em sua fan page no Facebook. Ideal para aproveitar compras por impulso e direcionar clientes para seu site.

Produza conteúdos nas redes sociais que estimulem seus seguidores a clicarem no site da sua empresa.

Outra dica é criar uma aba específica para datas comemorativas em seu site e fazer uso de pop up para captar mais vendas.

7 – Atendimento

Bom atendimento sempre agrega valor ao negócio. Não adianta caminhar até aqui e pisar na bola na hora da entrega ou de responder dúvidas e perguntas que chegaram nos canais online de sua empresa. Fique atento à imagem que você atribui ao seu negócio.

Ações como essas, de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo, são grandes aliadas do seu negócio para vender mais.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]