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Não perca estas 20 Dicas para Facebook

Não perca estas 20 Dicas para Facebook

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Imaginar um mundo sem Facebook já é quase impossível. Desde que Mark Zuckerberg lançou a plataforma em 2004, acreditando na altura que era uma boa partida a pregar aos colegas da Universidade de Harvard, o Facebook tem crescido e crescido. Dez anos depois, o Facebook não mostra intenções de abrandar o seu crescimento.De ano para ano aparecem novas funcionalidades, novos públicos e, acima de tudo, mais pessoas a ligarem-se à rede.

Uma das funcionalidades que o Facebook incluiu foi a Página de Fãs. A ideia era muito simples: que as marcas e negócios (pequenos, médios, grandes ou gigantes) abrissem páginas e também eles se juntassem à rede social. O propósito? Disporem de um canal de comunicação que fosse mais informal e acessível ao público. É sempre preferível receber informação institucional sobre a forma de um post do que através de um anúncio irritante que passa constantemente na televisão.

Infelizmente, nem sempre é fácil acertar no alvo. Apesar de algumas empresas contarem com elevadas taxas de conversão no Facebook, existem outras que, por muito que façam, têm dificuldades em encontrar os resultados pretendidos. Algumas acabam mesmo por desistir de aplicar uma estratégia no Facebook e fazem um log off permanente.

Neste post, vimos por isso apontar 20 dicas para Facebook, destinadas a quem gere Páginas de Fãs e não se encontra satisfeito com os resultados alcançados. Se é o seu caso, esperamos que estas dicas o ajudem realmente.

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1 – Preencha todos os formulários de dados

Ao registar a página da sua empresa, não preencha de forma leviana as informações básicas que o Facebook requer. Mesmo que por vezes pareça aborrecido e desnecessário indicar certos dados, a verdade é que está a dispor ao público todas as informações de que necessitam para o contactar e adquirir os seus serviços. Comece por dar atenção à Descrição e por explicitar de forma clara aquilo que tem para oferecer; de seguida, coloque todos os contactos disponíveis, como o e-mail, o número de telefone, o website e o link para outras redes sociais. Por último, não se esqueça de colocar a morada, mesmo que o seu negócio opere inteiramente a partir da Internet. O horário é também fundamental para que a audiência perceba quando o contactar.

2 – Escolher a imagem de capa correta

Mal entramos numa página de Facebook, não há como não reparar na imagem de capa. O que acontece muitas vezes é que a imagem colocada está completamente pixelizada ou então não possui as dimensões corretas para que seja corretamente vista. Sendo a imagem uma das componentes mais importantes das redes sociais, opte por usá-las da melhor maneira e garanta que são apelativas. A dimensão é de 851px de comprimento por 315px de altura e verfique também se funciona em sintonia com a fotografia de perfil.

3 – Optar por uma boa imagem de perfil

Um dos elementos mais marcantes para a audiência será sempre a imagem de perfil. Acima de tudo, a imagem deve identificar de forma fácil a empresa para que, no futuro, o utilizador do Facebook se lembre da página pela imagem que você estiver a usar. E como coesão visual é importante, recomendamos que articule a imagem principal com a imagem de capa. Isso vai garantir alguns pontos a seu favor.

4 – Responder a todas as mensagens

No Facebook é fácil responder à audiência, interagir e conversar. O que significa isto? Que responder a todos os comentários e mensagens do público poderá resultar numa maior conversão da audiência. Não basta um simples Gosto no comentário ou, pior do que isso, ignorar. Se as pessoas se dão ao trabalho de comentar algo, deve demonstrar-lhes a sua gratidão dando uma resposta. Isto provará que, mais do que uma mera página do Facebook, existem de facto pessoas por detrás das publicações, prontas a responder e a mostrar o lado mais humano da marca.

5 – Atrair

Não serve de muito ter milhares de likes na página se afinal ninguém interage consigo. Isto porque logicamente quem comunica com a empresa está mais propenso a comprar os produtos que tem para oferecer. No fundo, a equação é simples: quanto maior for o interesse, mais é provável que a compra se concretize. O truque é não só despertar esse interesse, mas também continuar a alimentá-lo através de publicações regulares e relevantes.  Apostar em estratégias inovadoras pode ser fundamental, portanto não fique de braços cruzados.

6 – Aposte em conteúdo visual

Empresas e marcas têm feito vários estudos à vasta rede de utilizadores do Facebook para detetar comportamentos e melhorar as suas estratégias. Os estudos têm revelado que as imagens estão entre os conteúdos favoritos da audiência. A nossa dica é por isso muito óbvia: partilhe imagens. A audiência vai de certeza fazer um like.

7 – Vá direto ao assunto

Muitas vezes há projetos interessantes que acabam por perder qualidade ao tornarem-se demasiado confusos. Uma comunicação dispersa, que se perde em pormenores ou que utiliza uma linguagem demasiado formal, pode repelir o usuário e fazer com que não se conecte com a empresa. Por esse motivo, dizemos-lhe que se deixe de rodeios e vá direto ao assunto. Acima de tudo, mostre que sabe do que fala e que é capaz de ajudar quem de si precisar.

8 – Não exagerar nas publicações diárias

Quantas publicações costuma fazer por dia? Mais de 10? Isso é um exagero. Pelo menos é o que apontam alguns estudos feitos ao mercado. Os especialistas de marketing digital são consensuais e dizem que, por dia, uma página deve publicar entre 2 a 4 publicações. Mais do que isso é um abuso para a audiência que, ao cansar-se do SPAM, facilmente faz unfollow à página.

9 – Seja interessante

Os utilizadores querem encontrar conteúdo interessante, que seja uma novidade e que reúna qualidade suficiente para que possa ser feita uma Partilha. Enquanto gestor do Facebook, cabe-lhe a si publicar conteúdo com interesse, desde que esteja relacionado com a área em que a empresa/marca atua. Não cometa o erro de partilhar conteúdo só porque está a ser partilhado por centenas de outros utilizadores.

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10 – Seja honesto

A honestidade é um ponto fulcral em qualquer negócio. Quando há algum erro ou quando comete uma falha que não costuma acontecer, o melhor é admitir e pedir desculpa. Não tente disfarçar o sucedido e verá que, na maioria dos casos, as pessoas acabam por compreender. Se quiser recompensar pelos danos causados, faça como a Amazon e restitua o dinheiro da compra.O importante nestes casos é não perder o cliente e garantir que ele saia satisfeito, mesmo quando há algum problema.

11 – Seja persistente

Seja consistente e persistente com a sua audiência. A partir do momento em que alguém faz like na sua página é porque está disposta a iniciar uma espécie de relação virtual com a Página. Querem saber mais sobre a empresa, receber conteúdos novos todos os dias, manter-se perto da marca. Porém, estará a desperdiçar este interesse da audiência se fizer publicações uma vez por semana e sem planeamento algum. Não cometa esse tipo de erro.

12 – Publique conteúdo diversificado

Há quem defenda que a timeline de uma empresa deve ser como a programação de um canal televisivo: tem de haver diversidade e conteúdos para todos. Além dos filmes, há informação nos noticiários, programas de entretenimento e até telenovelas. Pois, quando falamos em diversidade nas redes sociais, não nos referimos apenas ao assunto: o truque é diversificar também o tipo de conteúdo. Garanta que não partilha só links, nem só imagens ou vídeos. Vá alternando entre um e outro formato e construindo assim uma maior autoridade.

13 – Não apague comentários negativos

De SPAM ninguém gosta, e todos esses conteúdos merecem ser apagados quando não mostrarem pertinência. Porém, tenha cuidado com os comentários negativos. Mesmo que também não goste desse tipo de comentários, apagar um deles é como cortar a cabeça a um monstro para ver surgir duas novas cabeças. Tente solucionar a crítica que é apresentada no comentário, identifique a fonte do negativismo e responda ao utilizador insatisfeito. Nunca perca a educação ou paciência.

14 – Esteja atento às atualizações do Facebook

Na introdução deste post apontamos que o Facebook está sempre a evoluir e a incluir novas funcionalidades para melhor servir os utilizadores. Como tal, é importante que esteja atento a novas atualizações e que as estude de forma a perceber como as novas mudanças podem afetar a sua estratégia e a forma como comunica com a audiência.

15 – Não automatize a sua presença online

Sim, é verdade que num dos nossos posts anteriores recomendamos ferramentas de automatização de redes sociais. Então, o que queremos dizer com este tópico? Se por um lado pode usar ferramentas de agendamento ou até que façam gostos em páginas por si, por outro não é conveniente que torne as suas redes sociais completamente robóticas. Esteja sempre atento às mensagens, vá respondendo e acima de tudo participe na rede social como se de um utilizador normal se tratasse.

16 – Não se esqueça da gramática

Há pessoas que odeiam posts mal escritos e que fazem mais do que revirar os olhos: comentam negativamente, apontando o erro e envergonhando-o perante todos os outros seguidores. O nosso conselho é por isso simples: leia com atenção cada post e certifique-se de que não há erros. Ás vezes esta pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem produz inúmeros conteúdos por dia, mas o ideal é que esteja sempre atento às gralhas e as evite ao máximo.

17 – Conheça o Facebook Insights

À medida que vamos recebendo likes e shares, vamos sendo notificados . Isso dá-nos a perceção em tempo real de tudo o que se vai passando no dia-a-dia, mas não chega para tomar decisões de maior relevo. No final da semana ou no final do mês, é importante que vá ao Facebook Insights e verifique quais foram os posts com maior sucesso e aqueles que afinal não foram tão bem-sucedidos. Vai ver que encontrará surpresas, que permitirão afinar a comunicação nas redes sociais.

18 – Valorize cada Gosto que receber

Cada Like orgânico que recebe é de facto importante para a sua página. Os utilizadores que interagem com o conteúdo são aqueles que realmente interessam. Isto vai aumentar o seu Edge Rank – de que falamos anteriormente neste post – e a suas publicações vão começar a alcançar mais e mais pessoas.

19 – Use Facebook Ads

Recentemente o Facebook tem retirado visibilidade às páginas empresariais. Graças a esta medida, muitas têm optado por investir dinheiro na autopromoção, recorrendo ao Facebook Ads. Para segmentar a sua comunicação, recomendamos que utilize o Power Editor, uma ferramenta que permite criar campanhas personalizadas para uma determinada audiência.

20 – Promova os seus posts

Cada post publicado no Facebook é exibido no feed durante um determinado período de tempo. Uma vez terminado esse prazo, o post deixa de estar visível para os utilizadores. O que podemos fazer para dar especial enfoque a uma publicação? Recorrer ao Facebook Ads e iniciar uma campanha publicitária para um determinado post, para que chegue a um nicho específico da audiência.

 

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