Home / Tecnologia /

E-learning: aprendizagem à distância e a qualquer hora

e-learning

E-learning: aprendizagem à distância e a qualquer hora

Templates

A Internet sempre esteve ligada ao universo do ensino. Numa fase inicial, esta invenção que revolucionou a história da humanidade era utilizada para partilhar conhecimento entre universidades ligadas entre si através de uma rede de computadores.

Com o tempo, essa rede massificou-se e hoje todos temos a chave que lhe dá acesso dentro dos nossos próprios bolsos. Há décadas atrás, quem diria que bastaria um telemóvel para que, em apenas alguns segundos, conseguíssemos descobrir a resposta para uma qualquer pergunta ou curiosidade?

Embora exista informação sobre tudo e mais alguma coisa, a verdade é que a Internet dificilmente é capaz de substituir um professor. No entanto, não há dúvidas de que pode servir como um veículo de aproximação ou uma ferramenta de estudo indispensável. Este potencial é reconhecido e tem sido aproveitado através de cursos online e cursos presenciais complementados com recursos disponibilizados pela Internet.

Qual a diferença entre e-learning e b-learning?

Mas o que é isso de e-learning? O termo é inglês e significa ensino eletrónico. De forma simples, este método de aprender e ensinar corresponde a um novo modelo de ensino onde nem o aluno, nem o professor precisam de estar no mesmo espaço físico. Através de uma plataforma, como o Moodle, o aprendizado terá acesso a vídeo aulas, apresentações, bibliografia entre outros recursos complementares.

E muito embora a expressão e-learning seja frequentemente usada para definir qualquer tipo de aprendizagem por computador, a verdade é que só a devemos usar quando esta se dá exclusivamente por este meio. Caso haja uma mistura de aulas presenciais e aulas através da Internet não falamos de e-learning, mas sim de blended learning ou b-learning (em português, algo como “ensino combinado”).

Learning Managment System

O Learning Managment System (LMS) é a plataforma usada para o ensino através do computador. Existem vários softwares no mercado que já são usados por universidades e institutos para agilizar o contacto entre alunos e professores. Por exemplo, em Portugal, o Moodle é bastante popular, mas existem outros LMS’s como o Atutor, o EdModo, ou o Blackboard.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

A tendência mais recente é para a utilização de métodos de b-learning, onde aulas são complementadas com materiais disponibilizados através dos LMS. O ensino é semipresencial, sendo que a plataforma é utilizada para fazer a ponte entre estudantes e entre o aluno e professor e vice-versa.

O e-learning pode ser síncrono ou assíncrono. No primeiro caso, tutor e aprendizado estão online ao mesmo tempo, conectados através de um chat ou videoconferência, por exemplo. Na segunda situação, os vídeos ou informações são deixadas na plataforma para que o aluno utilize ou responda.

Quais os benefícios do e-learning?

O e-learning tem vários benefícios tanto para o aluno como para o professor. Centrado no aluno, este novo modelo de ensino permite a atualização rápida dos conteúdos, assim como o contacto constante entre os vários usuários da plataforma que interagem através de comentários ou perguntas.

A possibilidade de partilhar informação é uma grande vantagem já que permite discutir assuntos da atualidade e estar a par de tudo o que vai acontecendo na área que está a estudar. Os conteúdos podem ser vistos e revistos até que a matéria esteja consolidada e o acompanhamento pode ser feito facilmente pelo professor que também poderá responder a partir de casa. É um conceito que pode revolucionar o ensino no futuro.

A juntar a tudo isto, há um fator que não podemos deixar de referir: o custo. Sem necessidades de deslocação nem indisponibilidades horárias, o e-learning permite que cada um defina o seu ritmo e não tenha de gastar dinheiro em deslocações. Flexível, cómodo e eficaz.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]