Home / E-mail Marketing /

E-mail marketing: o que é um split test?

E-mail marketing: o que é um split test?

Blog Mário Caetano

Em e-mail marketing, escrevemos palavras para atingirmos um determinado público. A ideia é conseguirmos, através de mensagens que podem ser longas ou breves, comunicar uma novidade, despertar o interesse de quem lê o e-mail e, se possível, converter esse interesse em ação.

Nenhum comunicador escreve palavras apenas por escrever. Existe sempre alguma expectativa por parte do comunicador que espera, então, que o e-mail se traduza num qualquer tipo de ação: subscrever um serviço, interagir nas redes sociais ou fazer uma compra. O e-mail vai sempre ao encontro dos desejos e dores de alguma pessoa, esperando convencê-la de que existe uma opção para aquilo que procura.

Normalmente, é no final do e-mail que está o apelo a essa ação: o público encontra um link e decide ou não se vale a pena clicar. O que vai depender desse clique? A resposta é óbvia: aquilo que você mesmo escreveu nos parágrafos acima.

É por isso essencial que saiba que palavras usar. Mas que palavras são essas? Como é que as podemos descobrir? Das duas, uma: ou tenta adivinhar, baseando-se nas suas próprias preferências ou faz um split test.

“The Money Is In The List

AWeber proves it to thousands of businesses every day.

Learn how email marketing software
can get you more sales, too.

O que é um split test?

Os split test (teste de divisão) são aplicados a formulários de inscrição (newsletter, por exemplo) para ajudar a perceber que fatores resultam num melhor desempenho para as suas campanhas.

Após reunir esses dados, a pessoa responsável pela comunicação do website pode melhorar o design do formulário, por exemplo, de forma a conseguir aumentar a lista de sequência de e-mails.

Não percebeu? O serviço de e-mail marketing AWeber – conhecido pelos seus serviços vocacionados para a construção de listas e sequências de e-mail – apresentou recentemente o caso de uma empresa que fez um split test com resultados interessantes.

Começamos pela empresa de consultoria Cabot Heritage Corporation. O teste consistiu na apresentação de um formulário com dois botões de entrada. Idênticos em design e localização, os botões tinham uma única diferença: um dizia “Enviar o meu relatório grátis” e o segundo “Iniciar a minha inscrição gratuita”. As duas opções conduziam os utilizadores para a mesma lista de e-mail.

split tes

Apesar da pequena diferença, os resultados foram abismais entre ambas as opções. Em dois dias, o botão “inscrição” sofreu um decréscimo de 22,9% de conversões.

Melhor do que nada, este exemplo prova que palavras diferentes – apesar de colocadas no mesmo contexto – podem desencadear diferentes resultados e, por isso, induzir o público-alvo a outro tipo de comportamento.

Templates

No caso acima, o que aconteceu? Basicamente, o público encarou a hipótese “enviar o meu relatório grátis” como um único contato. Recebia o relatório e não havia nenhum outro comprometimento. Já a “inscrição” transmitia a ideia de que seria iniciada uma comunicação regular entre a empresa e o público.

Todavia, este caso não se aplica a todas as empresas. Você conhece o seu público e consegue prever minimamente os seus comportamentos. Adapte as suas estratégias a esse meio e faça os seus testes. A opção que não resultou para a Cabot Heritage pode ser um sucesso para o seu negócio.

Ao escolher as palavras que você deseja testar, tenha em consideração que é necessário definir expectativas corretas. No caso da Cabot Heritage, não sabemos como é que o público reagiu ao perceber que, afinal, se tinham inscrito numa lista para receber e-mails regulares. Cancelaram a subscrição? Marcaram como spam?

O primeiro passo a dar é escrever várias opções que definam essas expectativas e a voz da marca.

Sugestões de botões para formulários:

tabela split test

Depois de ter pensado e desenhado algumas opções, divide-as e teste-as umas contra as outras. Dentro de pouco tempo, saberá como melhor atingir o seu público.

Automate Your Email Marketing with AWeber

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE E-MAIL MARKETING:

3 Cursos sobre E-Mail Marketing

Como fazer e-mail marketing de sucesso

Exemplos de boas práticas de e-mail marketing

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]