Home / Entrevistas /

Entrevistas com Bloggers: Fernanda Sampaio do blog Falando em Literatura…

Entrevistas com Bloggers: Fernanda Sampaio do blog Falando em Literatura…

 

Hoje continuamos as entrevistas a bloggers de referência com a Fernanda Sampaio, autora do blog Falando em Literatura… (assim mesmo com reticências), que foi o primeiro blog de livros a responder ao nosso desafio.

O Falando em Literatura… é um blog sobre literatura e artes que atingiu bastante sucesso, tendo já ultrapassado 1 milhão de visualizações, existindo boas razões para isso.

Fundado e gerido por Fernanda Sampaio desde 2008, este espaço literário respira através das palavras dos escritores e dos livros que povoam cada recanto. Sendo apaixonada por literatura desde a infância, Fernanda Sampaio decidiu trabalhar na sua área favorita: estudou Letras Vernáculas na Bahia (UEFS), tendo obtido a pós- graduação em Teoria e Prática do Ensino da Língua Portuguesa na mesma universidade e ainda o mestrado em Literatura Comparada: estudos literários e culturais, na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.

Todo este percurso foi fundamental para o nascimento do blog, conforme explica a autora na entrevista que pode ler em baixo.

Fernanda Sampaio tem ainda, como é comum em quem ama a Literatura, espírito de viajante: nasceu em São Paulo, tem nacionalidade portuguesa, herança paterna, morou em Salvador, mas foi em Feira de Santana que passou a maior parte da sua vida. Também morou em Barcelona e em Lisboa, residindo há 8 anos na capital de Espanha, Madrid, num total de 15 anos longe da sua pátria.

Fernanda Sampaio faz praticamente tudo sozinha e assim deseja continuar, conforme explica na entrevista que publicamos em baixo e que pode ler já a seguir. No seu conjunto de imensos textos, este blog destaca-se como uma obra que deriva sobretudo do amor que ela nutre pelos livros.

Mas antes de começar a ler, resta ainda agradecer a disponibilidade, simpatia e espírito de partilha da autora deste site sensacional, que recomendamos a todos os amantes dos livros e das palavras.

 

 

Entrevista completa com Fernanda Sampaio, autora do Falando em Literatura…

 

Mundo de Livros (MV): Qual foi o principal motivo para o nascimento do blog?

Fernanda Sampaio (FS): O blog nasceu há nove anos para que os meus alunos, aprendizes de língua portuguesa em Madri (sou luso- brasileira residente na Espanha), praticassem o nosso idioma. Eles tinham acesso livre ao blog e publicavam os seus textos. O curso terminou e comecei a postar artigos sobre língua e literatura. O nome do blog era outro, “A última flor do Lácio”, referência ao poema de Olavo Bilac que diz assim (primeira estrofe):

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…

(MV): Qual é a missão do projecto?

(FS): O Falando em Literatura… tem a principal missão de estimular a leitura de grandes obras da literatura mundial. Elas têm menos destaque e espaço, tanto na mídia, quanto nas livrarias, que a literatura comercial, os bestsellers. Há muitos blogs literários, mas poucos têm esse foco, o de privilegiar os clássicos (de qualquer época).

(MV): Qual a regularidade das publicações de novos posts?

(FS): Não há nada estipulado, depende dos acontecimentos. Eu publico notícias e novidades do mundo literário, ganhadores de prêmios, falecimentos, enfim, notícias literárias. E também publico resenhas de livros. Se o livro for extenso, demoram mais os posts, que podem ser diários, semanais, embora já esteja estudando uma forma de serem diários, uma frequência maior.

(MV): Existe uma equipa por detrás do projecto? Quantos são?

(FS): Não. O Falando em Literatura… é escrito só por mim, não há equipe por trás. Há colaborações esporádicas, o mais frequente dos colaboradores é Gerson de Almeida, crítico ácido, suas resenhas são bem apimentadas.

(MV): Fazes este trabalho de forma amadora ou profissional?

(FS): Começou sem nenhuma pretensão profissional, só era uma ferramento auxiliar às minhas aulas, além do meu diário de leituras, e foi assim por muitos anos. No entanto, agora já posso considerá- lo um trabalho a mais, já que começou a gerar lucros (modestos ainda) através do WordAds e surgiram outros trabalhos através dele. Embora não sinta que seja um trabalho.

(MV): A sobrevivência do projecto depende da monetização do blog (publicidade, programas de afiliados, posts patrocinados)?

(FS): Não, o blog sobreviveu e sobreviverá de todas as formas, já que o Falando em Literatura…, antes de tudo, é prazer. É uma forma modesta de devolver à sociedade os meus conhecimentos acumulados em muitos anos de estudos (sou formada em Letras, com pós- graduação e mestrado em literatura comparada).

(MV): Existe algum tipo de parceria com outros blogs ou marcas? Se sim, quais e qual o seu âmbito?

(FS): Não, o blog é bem livre e independente. Já tive parcerias com editoras, mas não gostei da experiência. Só leio o que quero e gosto.

 

(MV): O blog tem abertura para receber novos colaboradores ou é um projecto fechado nesse aspecto?

(FS): Não aceito muitas colaborações, porque temo que o blog perca “a minha cara”. No momento, só tenho um colaborador, já citado antes, Gerson de Almeida.

(MV): Qual a importância das redes sociais para o projecto?

(FS): O blog já é um organismo vivo, ele caminha só e bem, mesmo sem as redes sociais (tenho Facebook, Twitter e Instagram). A maioria dos meus leitores chega até o blog através de mecanismos de busca como o Google.

(MV): Gostavas ou tens intenção que este blog um dia evoluísse da Internet para se transformar num negócio, marca, serviço ou empresa?

(FS): Já tenho alguns projetos em mente. Pode ser que, em breve, o blog ofereça alguns serviços e tenha incorporado nele uma lojinha.

(MV): Qual é o balanço (face aos objectivos, resultados e feedback dos utilizadores) que é possível fazer hoje deste projecto?

(FS): O balanço é muito positivo. Já conheci autores incríveis, participei de eventos, ministrei oficinas literárias, tive textos publicados em jornais, livros, revistas e até em um livro didático no Brasil, recentemente. Ser blogger só me trouxe alegrias e satisfações. Mas, tudo isso fica pequeno diante da arte literária, essa sim é o objeto primeiro e estrela do meu blog. Acredito na literatura como salvação, a literatura faz bem ao corpo e alma. E sai mais barata que psicoterapeuta.

(MV): Sobre as mudanças ocorridas na indústria da Literatura nos últimos anos recaem muitas opiniões diversas. O que você acha? A Literatura no geral beneficiou com a Internet?

(FS): Beneficiou sim. Interligou leitores e autores do mundo todo, podemos entrar em contrato diretamente com eles, antes da Internet, isso era bem mais difícil, quase impossível. O acesso aos livros também ficou bem mais fácil e democrático através dos e- books. Sobre o lado negativo, prefiro não destacar, creio que os ganhos foram maiores que os prejuízos.

(MV): E já agora, para terminar, qual o conselho ou dicas que podes dar aos bloggers que estão a começar agora neste tipo de projectos online?

(FS): Que não tentem imitar ninguém, que procurem seu estilo próprio, que sejam honestos e verdadeiros, uma hora tudo vai começar a acontecer; e se não acontecer, também não vai importar, porque estarão fazendo o que gostam.

 

INFO E LINKS OFICIAIS FALANDO EM LITERATURA…

 

BLOG: https://falandoemliteratura.com/

ANO DE CRIAÇÃO: 2008

AUTORA: Fernanda Sampaio

FEED DO BLOG: https://falandoemliteratura.com/feed/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/falandoemliteratura

TWITTER: https://twitter.com/@falandoemlitera/

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/falandoemliteratura/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCrpI7q1iSSlyjMRx45rkmGw/

 

Nota: Esta entrevista foi publicada originalmente no Blog Mundo de Livros com o título Falando em Literatura… um blog que espelha amor pelos livros

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]