Home / Entrevistas /

Entrevistas com Bloggers: Fernanda Sampaio do blog Falando em Literatura…

Entrevistas com Bloggers: Fernanda Sampaio do blog Falando em Literatura…

Blog Mário Caetano

Hoje continuamos as entrevistas a bloggers de referência com a Fernanda Sampaio, autora do blog Falando em Literatura… (assim mesmo com reticências), que foi o primeiro blog de livros a responder ao nosso desafio.

O Falando em Literatura… é um blog sobre literatura e artes que atingiu bastante sucesso, tendo já ultrapassado 1 milhão de visualizações, existindo boas razões para isso.

Fundado e gerido por Fernanda Sampaio desde 2008, este espaço literário respira através das palavras dos escritores e dos livros que povoam cada recanto. Sendo apaixonada por literatura desde a infância, Fernanda Sampaio decidiu trabalhar na sua área favorita: estudou Letras Vernáculas na Bahia (UEFS), tendo obtido a pós- graduação em Teoria e Prática do Ensino da Língua Portuguesa na mesma universidade e ainda o mestrado em Literatura Comparada: estudos literários e culturais, na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.

Todo este percurso foi fundamental para o nascimento do blog, conforme explica a autora na entrevista que pode ler em baixo.

Fernanda Sampaio tem ainda, como é comum em quem ama a Literatura, espírito de viajante: nasceu em São Paulo, tem nacionalidade portuguesa, herança paterna, morou em Salvador, mas foi em Feira de Santana que passou a maior parte da sua vida. Também morou em Barcelona e em Lisboa, residindo há 8 anos na capital de Espanha, Madrid, num total de 15 anos longe da sua pátria.

Fernanda Sampaio faz praticamente tudo sozinha e assim deseja continuar, conforme explica na entrevista que publicamos em baixo e que pode ler já a seguir. No seu conjunto de imensos textos, este blog destaca-se como uma obra que deriva sobretudo do amor que ela nutre pelos livros.

Mas antes de começar a ler, resta ainda agradecer a disponibilidade, simpatia e espírito de partilha da autora deste site sensacional, que recomendamos a todos os amantes dos livros e das palavras.

 

 

Entrevista completa com Fernanda Sampaio, autora do Falando em Literatura…

 

Mundo de Livros (MV): Qual foi o principal motivo para o nascimento do blog?

Fernanda Sampaio (FS): O blog nasceu há nove anos para que os meus alunos, aprendizes de língua portuguesa em Madri (sou luso- brasileira residente na Espanha), praticassem o nosso idioma. Eles tinham acesso livre ao blog e publicavam os seus textos. O curso terminou e comecei a postar artigos sobre língua e literatura. O nome do blog era outro, “A última flor do Lácio”, referência ao poema de Olavo Bilac que diz assim (primeira estrofe):

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…

(MV): Qual é a missão do projecto?

(FS): O Falando em Literatura… tem a principal missão de estimular a leitura de grandes obras da literatura mundial. Elas têm menos destaque e espaço, tanto na mídia, quanto nas livrarias, que a literatura comercial, os bestsellers. Há muitos blogs literários, mas poucos têm esse foco, o de privilegiar os clássicos (de qualquer época).

(MV): Qual a regularidade das publicações de novos posts?

(FS): Não há nada estipulado, depende dos acontecimentos. Eu publico notícias e novidades do mundo literário, ganhadores de prêmios, falecimentos, enfim, notícias literárias. E também publico resenhas de livros. Se o livro for extenso, demoram mais os posts, que podem ser diários, semanais, embora já esteja estudando uma forma de serem diários, uma frequência maior.

(MV): Existe uma equipa por detrás do projecto? Quantos são?

(FS): Não. O Falando em Literatura… é escrito só por mim, não há equipe por trás. Há colaborações esporádicas, o mais frequente dos colaboradores é Gerson de Almeida, crítico ácido, suas resenhas são bem apimentadas.

(MV): Fazes este trabalho de forma amadora ou profissional?

(FS): Começou sem nenhuma pretensão profissional, só era uma ferramento auxiliar às minhas aulas, além do meu diário de leituras, e foi assim por muitos anos. No entanto, agora já posso considerá- lo um trabalho a mais, já que começou a gerar lucros (modestos ainda) através do WordAds e surgiram outros trabalhos através dele. Embora não sinta que seja um trabalho.

(MV): A sobrevivência do projecto depende da monetização do blog (publicidade, programas de afiliados, posts patrocinados)?

(FS): Não, o blog sobreviveu e sobreviverá de todas as formas, já que o Falando em Literatura…, antes de tudo, é prazer. É uma forma modesta de devolver à sociedade os meus conhecimentos acumulados em muitos anos de estudos (sou formada em Letras, com pós- graduação e mestrado em literatura comparada).

(MV): Existe algum tipo de parceria com outros blogs ou marcas? Se sim, quais e qual o seu âmbito?

(FS): Não, o blog é bem livre e independente. Já tive parcerias com editoras, mas não gostei da experiência. Só leio o que quero e gosto.

Templates

(MV): O blog tem abertura para receber novos colaboradores ou é um projecto fechado nesse aspecto?

(FS): Não aceito muitas colaborações, porque temo que o blog perca “a minha cara”. No momento, só tenho um colaborador, já citado antes, Gerson de Almeida.

(MV): Qual a importância das redes sociais para o projecto?

(FS): O blog já é um organismo vivo, ele caminha só e bem, mesmo sem as redes sociais (tenho Facebook, Twitter e Instagram). A maioria dos meus leitores chega até o blog através de mecanismos de busca como o Google.

(MV): Gostavas ou tens intenção que este blog um dia evoluísse da Internet para se transformar num negócio, marca, serviço ou empresa?

(FS): Já tenho alguns projetos em mente. Pode ser que, em breve, o blog ofereça alguns serviços e tenha incorporado nele uma lojinha.

(MV): Qual é o balanço (face aos objectivos, resultados e feedback dos utilizadores) que é possível fazer hoje deste projecto?

(FS): O balanço é muito positivo. Já conheci autores incríveis, participei de eventos, ministrei oficinas literárias, tive textos publicados em jornais, livros, revistas e até em um livro didático no Brasil, recentemente. Ser blogger só me trouxe alegrias e satisfações. Mas, tudo isso fica pequeno diante da arte literária, essa sim é o objeto primeiro e estrela do meu blog. Acredito na literatura como salvação, a literatura faz bem ao corpo e alma. E sai mais barata que psicoterapeuta.

(MV): Sobre as mudanças ocorridas na indústria da Literatura nos últimos anos recaem muitas opiniões diversas. O que você acha? A Literatura no geral beneficiou com a Internet?

(FS): Beneficiou sim. Interligou leitores e autores do mundo todo, podemos entrar em contrato diretamente com eles, antes da Internet, isso era bem mais difícil, quase impossível. O acesso aos livros também ficou bem mais fácil e democrático através dos e- books. Sobre o lado negativo, prefiro não destacar, creio que os ganhos foram maiores que os prejuízos.

(MV): E já agora, para terminar, qual o conselho ou dicas que podes dar aos bloggers que estão a começar agora neste tipo de projectos online?

(FS): Que não tentem imitar ninguém, que procurem seu estilo próprio, que sejam honestos e verdadeiros, uma hora tudo vai começar a acontecer; e se não acontecer, também não vai importar, porque estarão fazendo o que gostam.

 

INFO E LINKS OFICIAIS FALANDO EM LITERATURA…

 

BLOG: https://falandoemliteratura.com/

ANO DE CRIAÇÃO: 2008

AUTORA: Fernanda Sampaio

FEED DO BLOG: https://falandoemliteratura.com/feed/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/falandoemliteratura

TWITTER: https://twitter.com/@falandoemlitera/

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/falandoemliteratura/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCrpI7q1iSSlyjMRx45rkmGw/

 

Nota: Esta entrevista foi publicada originalmente no Blog Mundo de Livros com o título Falando em Literatura… um blog que espelha amor pelos livros

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]