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Estratégia Digital On The Road

Estratégia Digital On The Road

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Uma Estratégia Digital não precisa de ser algo complicado em que os empresários e os executantes não conseguem vislumbrar uma meta final, nem o Retorno sobre o Investimento.

Assim propomos esta metáfora dos nossos serviços, nomeadamente dos Projectos 8 Ps, utilizando o exemplo do sector automóvel e inspirando-nos na Beat Generation (mais concretamente no livro clássico norte-americano ‘On The Road’ da autoria de Jack Kerouac) para explicar como podemos todos olhar de outra maneira para uma verdadeira Estratégia Digital.

Metáfora de Estratégia Digital

Vamos supor então que a empresa On The Road precisa de um carro (Projecto de Estratégia Digital) para transportar o negócio para outras paragens, para ganhar novos clientes, para visitar os clientes antigos, para aumentar a velocidade da sua comunicação, para conhecer outros mercados, para gerar oportunidades, para se envolver e relacionar mais com o seu mercado-alvo.

A Beat Digital entra na concretização desse desejo: estuda as metas e objectivos desejados pela empresa, inicia a construção dos esboços do carro e interage com o cliente enquanto prepara toda a estrutura, que levará inúmeras peças, cada qual a fazer uma tarefa específica. Fica definido o carro a construir.

Após essa fase inicial, vamos falar com os engenheiros (programação) para criarem as peças todas. Depois, montamos o chassis (redes digitais), instalamos todas as pequenas peças (twitter, facebook, scribd, pinterest, etc), aplicamos o motor (website), aconselhamos o motorista (formação) a usar o veículo e fornecemos a gasolina (conteúdos multimédia) para milhares de quilómetros.

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Entregamos o carro, o cliente sai com ele para a rua, vigiamos os primeiros quilómetros (monitorização) e aconselhamos quais estradas convém percorrer. Quando os clientes/empresas precisam, vendemos também o combustível necessário (novos conteúdos) – e se quiserem vigiamos (manutenção/gestão de websites e redes sociais) todas as viagens pelas estradas da comunicação.

E a empresa On The Road viaja no seu carro e vai realmente conhecendo novas pessoas interessadas naquilo que vende, entretanto de modo inesperado dá boleia a conhecidos e desconhecidos (empresas), contacta novas realidades (oportunidades de negócio), alarga horizontes (novos consumidores).

Com esse relacionamento/envolvimento vende mais produtos e serviços, não só apenas porque se desloca mais rápida e facilmente por vários caminhos, mas também porque vai por auto-estradas em vez de becos, dirige-se a cidades onde o que vende é uma necessidade concreta, acelera em ruas que terminam com uma oportunidade.

Tudo porque o motorista do carro que transporta a mensagem da empresa tem pleno conhecimento para onde vai, tem um GPS que lhe dá indicações, enquanto os donos da empresa On The Road sabem em tempo real como está a correr a viagem e quais as expectativas e novidades geradas pela mesma.

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Depois, existem sempre revisões para fazer ao longo do tempo, pneus furados, válvulas para trocar, portagens a pagar, taxas ao Estado. 😉

O carro e as estradas são digitais (mundo online). As vendas e o dinheiro correspondente são elementos físicos como sempre foram nas trocas comerciais (mundo offline).

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