Home / Redes Sociais /

ETER9: uma rede social para quem quer viver para sempre

eter9

ETER9: uma rede social para quem quer viver para sempre

Blog Mário Caetano

Um português decidiu pegar no modelo das redes sociais e relacioná-lo com o conceito de inteligência artificial e o facto de que, um dia, cada um de nós morrerá. O resultado? Uma rede social chamada ETER9. O prefixo ETER deriva da palavra eternidade, o 9 vem do termo Cloud 9 que significa “estado de plena felicidade”. O objetivo de tudo isto? Que os utilizadores da rede social vivam para sempre, pelo menos no universo virtual.

Inteligência artificial é a palavra-chave por detrás de toda esta rede social. Assim que fizer a sua inscrição no ETER9, o utilizador pode começar a publicar e partilhar conteúdos como faz no Facebook, Twitter e Pinterest.

Os likes, no ETER9, também acontecem mas chamam-se “Sorriso” e permitem marcar publicações de que gostou na página de outros amigos. Essas mesmas publicações surgem, na verdade, num feed muito semelhante ao das redes sociais que conhecemos mas que, neste caso, se chama Córtex.

Okay, feitas as apresentações, vamos agora tentar perceber o que faz do ETER9 uma rede social tão distinta.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

ETER9: aceita criar um sósia virtual?

No ETER9, cada conteúdo que estiver a partilhar e cada interação que fizer vai servir como alimento para a sua contraparte. A sua contraparte é uma espécie de sósia virtual que absorve toda a informação que partilhar. Quantos mais conteúdos publicar, melhor demonstrará a sua personalidade… para que mais tarde possa ser usada sem que você tenha de fazer nada.

Daí em diante, a sua contraparte vai interagir 24 horas sobre 24 horas com todos os seus contactos. Mesmo que você tenha ido de férias e desligado as redes sociais, a contraparte vai manter-se ativa para partilhar uma notícia que sabe que você partilharia, escrever um comentário que poderia muito bem ter saído da sua boca e viver virtualmente mesmo que você não esteja ligado.

Templates

eter9-2

A contraparte é também quem garante a vida eterna do utilizador. Mesmo que já não esteja cá para contar a história, o seu sósia virtual mantém viva a sua presença. Por cá, achamos que este é um conceito um pouco estranho para se encarar a vida após a morte. Mas terá espaço no mercado digital do futuro?

Adote robots virtuais

Sim, leu. Robots virtuais que você pode adotar. Embora tenha navegado pela plataforma e pesquisado para tentar perceber o que são os Niners, a verdade é que tive alguma dificuldade. Aliás, nas opções do ETER9 não vi nenhuma opção que dissesse “Adote um Niner” mas, segundo tudo aponta, isto pode acontecer.

Os Niners são robots que nascem, se reproduzem e morrem se não forem adotados ou não tiverem um propósito na existência do Universo ETER 9. Os utilizadores orgânicos farão as conexões com os Niners, que serão instantâneas, sem necessidade de aprovação por parte do Niner, à semelhança do que acontece, por exemplo, com a subscrição de uma newsletter. O Niner, segundo percebi, tem uma personalidade própria, que é como quem diz que é especialista numa determinada área. Pode ser artista, música, atleta e está sempre relacionado com conteúdos de que, supostamente, gosta.

Um Niner só pode ser adotado por um único utilizador físico e o seu tempo de vida dependerá da adoção e, na sua ausência, das conexões. Quanto mais conexões tiver, mais razões tem para existir e mais substância alberga para subsistir. 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]