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F-Commerce aumenta comércio online

F-Commerce aumenta comércio online

 

Certamente já ouviu falar de e-commerce ou comércio online – modalidade que veio revolucionar a forma como os consumidores fazem as suas compras nos dias de hoje. Provavelmente, nunca ouviu falar de f-commercecomércio eletrónico dentro do Facebook. Pois bem, o f-commerce está aí em força e parece que veio para ficar.

A Hi-Mídia, empresa de media online especializada em segmentação e performance, e a M.Sense, especialista em estudos sobre o mercado digital, realizaram uma pesquisa intitulada «O estágio atual do F-commerce no Brasil», que faz um mapeamento do comportamento dos utilizadores da internet e avalia o potencial do comércio eletrónico no Facebook. E a principal conclusão do estudo é que 12% dos entrevistados afirmam já ter comprado pelo menos uma vez diretamente pelo Facebook – uma percentagem considerada elevada.

Estudo sobre comércio online

Este estudo, realizado com 570 pessoas das cinco regiões do país, entre outubro e novembro de 2012, mostra uma elevada penetração do Facebook no mercado brasileiro, com alta frequência de acesso (75% acedem à rede social pelo menos uma vez por dia) e grande interação com as marcas presentes.

Tendo em linha de conta o processo de compra, este estudo detecta a elevada confiança nos amigos e familiares em indicações de produtos: 72% discutem sobre produtos e marcas nas redes sociais e possuem familiaridade com o processo das compras online.

Segundo os entrevistados que já compraram no Facebook, o conteúdo partilhado pelas marcas na rede social faz toda a diferença e a categoria dos produtos adquiridos difere do ranking do comércio eletrónico tradicional, sugerindo que existem tipos de produtos ou segmentos mais propícios para a compra social.

Segundo Julien Turri, CEO da Hi-Midia, nas vendas pelo Facebook são privilegiados produtos personalizados, divertidos ou exclusivos: «É fundamental que os produtos tenham algo a dizer e não sejam comuns».

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Edição Portuguesa

Julien Turri indica o seguinte exemplo para percebermos melhor: «uma camisa branca tem baixa sociabilidade, pois as pessoas não têm muito que dizer sobre este produto, mas, ao invés, uma camisa branca com um desenho estampado já tem outro potencial. No F-commerce, o grau de sociabilidade dos produtos é o que leva a compra».

Outra questão apontada nesta pesquisa é a venda para determinados nichos. As ferramentas de publicidade do Facebook ou a dinâmica social permitem que os lojistas de nicho ou os pequenos lojistas (artesãos) alcancem o seu público através de um investimento relativamente baixo.

Outro dado importante apontado pelo estudo é que para os entrevistados que nunca compraram diretamente pelo Facebook, 35% não sabiam dessa possibilidade, o que demonstra que não há rejeição à compra pelo Facebook, apenas desconhecimento de facto. Esta percentagem pode ser reflexo da falta de iniciativas de social-commerce das empresas.

 
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Edição Brasileira

No entanto, 28% dos entrevistados preferem comprar em sites de comércio eletrónico, ao passo que 23% não sentem segurança ao realizar compras no Facebook. Para o responsável pela pesquisa na M.Sense, Bruno Maletta, «o problema da falta de segurança deve ser trabalhado pelas plataformas de lojas no Facebook, pois os sistemas de pagamento são os mesmos do e-commerce tradicional. Ou seja, é muito mais uma percepção do consumidor do que uma realidade técnica».

Esta pesquisa prova que o potencial do F-commerce no Brasil é muito grande, realidade que não deverá diferir muito no resto do mundo civilizado, sendo que Portugal tem acompanhado muito rapidamente as tendências verificadas nos países com mais utilizadores na web.

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