Home / Design /

Conheça agora 10 ferramentas para editar e gerir conteúdos visuais

Conheça agora 10 ferramentas para editar e gerir conteúdos visuais

Se trabalha no ramo da publicidade e do marketing digital, então é quase certo que eventualmente, no seu trabalho, precisará de lidar com conteúdos audiovisuais. O audiovisual – que corresponde a conteúdos como fotografias e vídeos – está a dominar o mercado de hoje de uma forma infalível e promete continuar na vanguarda da revolução tecnológica que a Internet lançou.

No entanto, muitos empreendedores ainda olham com algum temor para o audiovisual, acreditando que os custos de produção associados não podem ser enquadrados no orçamento da empresa ou do seu projeto. Ainda que por vezes tais custos sejam, de facto, implacáveis, em algumas ocasiões podemos dar os primeiros passos para os ajustar às nossas necessidades.

Por essa razão, hoje trago-lhe um artigo onde apresento algumas ferramentas que considero essenciais para gerir de forma eficiente conteúdos audiovisuais sem envolver designers ou produtores que façam o trabalho por si.

10 ferramentas para editar e gerir conteúdos visuais

Pixlr

O Pixlr é um aplicativo web – que também pode ser descarregado para o seu computador – gratuito e muito fácil de usar. Com as ferramentas do Pixlr, pode cortar e editar imagens, assim como aplicar uma variedade de efeitos.

PicMonkey

O PicMonkey é um editor online de fotografias que integra uma série de ferramentas criativas para cortar e corrigir imagens e para desenvolver designs. O PicMonkey permite passar toda a sua criatividade e estilo para as suas imagens

Powtoon

O Powtoon é uma ferramenta divertida para fazer vídeos. Com inúmeros recursos audiovisuais, pode criar um vídeo tipo cartoon quer seja para apresentar a sua empresa ou para promover outro conteúdo. O editor é gratuito: precisa apenas de pagar para exportar o vídeo.

YouTube

O YouTube é um dos maiores sites da Internet e o maior canal de vídeos do mundo. Se quer conquistar visitas para os seus vídeos, recomendamos que crie uma conta neste site e faça upload dos seus vídeos.

Vimeo

O Vimeo é uma plataforma de vídeos que está em crescimento. Trata-se de uma plataforma mais criativa que promove a publicação de todo o tipo de vídeos. Para uma boa estratégia de vídeo, esta é também uma arma poderosa.

E-Book para Bloggers

Adobe Color

Combinar cores é muito importante e não apenas no mundo da moda. Para saber que combinação de cores usar no seu website, recomendamos a ferramenta gratuita Adobe Color: basta selecionar uma cor para saber quais são as cores que melhor combinam com ela.

Colorate

O Colorate é um aplicativo que estipula quais as cores que melhor combinam entre si, permitindo assim determinar em que cores deve apostar quando publicar conteúdos ou definir o design do seu website.

PhotoDune

O PhotoDune é uma plataforma de venda e compra de imagens. Basicamente, pode encontrar neste mercado qualquer fotografia que esteja em falta na sua página pessoal ou profissional a um preço acessível.

Canva

Para quem não conhece, o Canva é uma ferramenta de design de conteúdos gráficos idealizada para qualquer tipo de pessoa, particularmente para quem não domina os softwares de edição como o Photoshop. Utilizada quer por designers amadores e profissionais, quer por agentes de áreas totalmente distintas, o Canva coloca no seu ecrã as ferramentas de que realmente necessita para produzir conteúdos atrativos e cativantes. À semelhança de outras ferramentas, o Canva funciona com um sistema de “arrastar e largar”: basta utilizar o seu rato para organizar as imagens no ecrã e os vários elementos que compõem o seu design. Entretanto, o facto de não cobrar qualquer tipo de preço pela utilização do serviço – exceto em certos templates cujos preços rondam 1 dólar – vem apenas reforçar o argumento de que não há razões para não usar esta plataforma. Todavia, uma das particularidades que tornam o Canva tão único e profissional é que podemos, assim que acedemos à sua interface, selecionar o tipo de conteúdo que queremos produzir e a partir desse momento em diante usar um template ajustado ao que idealizamos. E não importa de que tipo de conteúdo estamos a falar: pode ser para um material que quer colocar na Internet ou para algo que deseja imprimir.

Shutterstock

Procura imagens para o seu website ou blog? No Shutterstock pode encontrar fotografias, imagens vetoriais, ilustrações, ícones e até mesmo vídeos a um preço equilibrado. Garanta a qualidade do seu website.

 

Nota: André Ferreira é o autor do Blog Publicidade & Marketing, onde este artigo foi publicado originalmente com o título 10 sites que deve usar para gerir conteúdos audiovisuais

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]